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quinta-feira, 4 de agosto de 2011
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Emprego dos Pronomes Demonstrativos
Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de uma certa palavra em relação a outras ou ao contexto. Essa relação pode-se dar em termos de espaço, tempo ou discurso. Vamos abordar aqui as situações em que o uso de demonstrativos é produtivo ou problemático para o falante, recomendando o uso dominante entre os falantes cultos.
1. Este, esse, aquele e suas flexões
Utilizamos estas pró-formas para localizar os nomes no tempo, no espaço e no próprio texto:
Exemplos:
Este documento que eu estou entregando apresenta a síntese do projeto.
Se tu não estás utilizando essa régua, podes me emprestar por alguns minutos?
Vês aquele relatório sobre a mesa do Dr. Silva? É o documento a que me referi.
Em situações de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondência, que é uma modalidade escrita de fala), são particularmente importantes o este e o esse - o primeiro localiza os seres em relação ao emissor; o segundo, em relação ao destinatário. Trocá-los pode causar ambigüidade.
Exemplos:
Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar informações sobre o concurso vestibular. (trata-se da universidade destinatária).
Reafirmamos a disposição desta universidade em participar no próximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que envia a mensagem).
Exemplos:
Nestas próximas semanas, estarão ocorrendo as inscrições para o concurso vestibular.
No final desta semana, o Diretor de nossa Unidade irá a São Paulo.
Este ano de 2002 está sendo marcado pela violência no Oriente Médio.
Exemplo:
Ninguém esquecerá os acontecimentos desse trágico 21 de setembro.
Exemplo:
Falávamos daquele período em que as mulheres obtiveram o direito ao voto.
Evidentemente, não há limites precisos para o uso de esse e aquele, sendo a última palavra sempre determinada pela adequação ao contexto.
- No discurso:
Exemplos:
Nosso povo sofre com mutos problemas, dentre os quais estes: miséria, fome e ignorância.
Admiração, respeito, amizade? Talvez, pensava ela, este (último) seja o mais importante e perene dos sentimentos.
Outra situação importante ocorre quando queremos retomar por demonstrativos mais de um elemento já mencionado.
Exemplo:
O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão.
Quando se quer retomar apenas dois elementos, elimina-se a forma intermediária esse.
Exemplo:
As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque àquelas se dão oportunidades que se negam a estes.
Veja a ilustração para esses dois últimos casos:
1. Emprego de este, esse e aquele em relação a três termos
Este: indica o que se referiu por último.
Esse: se refere ao penúltimo.
Aquele: indica o que se mencionou em primeiro lugar.
2. Emprego de este e aquele em relação a dois termos citados anteriormente
Este: indica o que se referiu por último.
Aquele: indica o que se referiu em primeiro lugar.
2. Mesmo, próprio e suas flexões
Observe as frases:
(a) Ele mesmo digitará o texto final.
(b) Eles mesmos digitarão o texto final.
(c) Ele vai mesmo digitar o texto final?
(d) Eles vão mesmo digitar o texto final?
Por que será que na frase (b) a palavra mesmo é flexionada no plural e na frase (d) não? A resposta é lógica, e encontra-se na relação que esses termos estabelecem com outros elementos da frase. No caso de (a) e (b), mesmo/s se refere a ele/s, podendo ser substituído por próprio/s; no caso de (c) e (d), mesmo se refere a vai digitar , podendo ser substituído por realmente. Se quiser ir adiante, saiba que mesmo e próprio, no primeiro caso, são pronomes e, como tal, acompanham a flexão do nome; no segundo caso, mesmo é advérbio, e como todos os advérbios são invariáveis.
Fonte:http://www.pucrs.br/manualred/pronomes.php
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - SOBRE PRONOMES
Abaixo segue uma lista de exercícios para você praticar.
exercícios
1- cOMPLETE AS FRASES COM OS PRONOMES EU (pessoal do caso reto) OU MIM (pessoal do caso oblÍquo).
A) O advogado deixou o documento para .............................levar ao cartório?
B) O advogado deixou o documento para ...................?
C) Para ......................aceitar essa proposta, precisaria estar louco!
D) Para .............................., aceitar isso seria uma estupidez.
E) Já aconteceram muitas brigas entre..................e ela.
F) Entre ..........................e...............................nunca houve desconfiança.
G) Sem ................................ajudar, eles não conseguiriam terminar o trabalho.
H) Sem ..............................., eles não conseguiriam terminar o trabalho.
2- Leia este trecho de uma crônica sobre as desventuras de um mágico fracassado.
“Depois de passar alguns dias na cadeia – onde se tornou popular entre os presos pelo seu hábito de tirar cigarros acesos detrás de suas orelhas – o mágico foi posto em liberdade por falta de provas.”
(Luis Fernando Verissimo. In. O Nariz e outras crônicas)
a) O pronome possessivo SEU está substituindo que nome(substantivo) no texto?
........................................................................................................................
b) Uma leitura baseada unicamente nas informações da frase levaria a uma ambiguidade gerada pelo emprego do possessivo suas. Explique essa informação.
3- Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
a)( ) você não pode ir sem eu.
b)( ) meu amigo, o diretor quer falar consigo.
c)( ) entre eu e tu não pode haver romance.
d)( ) era para mim encontrar a solução do problema.
e)( ) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
a)( ) você não pode ir sem eu.
b)( ) meu amigo, o diretor quer falar consigo.
c)( ) entre eu e tu não pode haver romance.
d)( ) era para mim encontrar a solução do problema.
e)( ) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
4- Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
5- Complete as lacunas com o pronome adequado:
“_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
“A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
“Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
“Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
“_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
“A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
“Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
“Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
a)( ) esse – essa – esta – estes;
b)( ) este – esta – esta – estes;
c)( ) este – esta – essa – esses;
b)( ) este – esta – esta – estes;
c)( ) este – esta – essa – esses;
d)( ) esse – essa – essa – esses;
e)( ) este – esta – essa – estes.
e)( ) este – esta – essa – estes.
CASOS DE AMBIGUIDADE
Assim:
O professor comentou com os alunos suas deficiências.
O leitor mais atento perguntaria: De quem são as deficiências? Do professor ou dos alunos?
O que causou ambiguidade à frase foi o emprego do pronome possessivo SUAS. A frase ficaria mais, portanto, sem ambiguidade se escrevêssemos assim:
O professor comentou com os alunos sobre as deficiências deles.
O professor comentou com os alunos as deficiências dele, professor.
6- Leia as frases abaixo. Todas elas trazem problemas de ambiguidade, procure identificar o que causa essa ambiguidade e reescreva essas frases tornando-as mais claras.
A) O pai pediu a filha seus livros. .....................................................................................
B) A advogada encontrou seu pai na sala. ..........................................................................
C) Carlos fez as pazes com Ana e seus sobrinhos. ...............................................................
7- Leia a piada abaixo e identifique o que causa humor ao texto. Explique.
“O rapaz chega para o pai da namorada e, meio sem jeito, diz:
- Seu Francisco, eu amo muito a Soninha e...
- Eu sei – diz, sorrindo, o pai da moça. – Ela me disse...
- Então, seu Francisco... eu vim pedir a sua mão em casamento.
- Ué – diz o homem, em tom de brincadeira –, você ama a Soninha e quer se casar comigo?!”
8- Produção de Texto para avaliação: Em dupla, crie uma piada que se utilize do recurso de ambiguidade provocado pelo possessivo “seu” ou suas flexões para provocar humor. Em seguida, analisem os sentidos possíveis de entendimento da piada e destaquem os referentes textuais dos pronomes possessivos utilizados em seu texto.
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