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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Emprego dos Pronomes Demonstrativos

      Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de uma certa palavra em relação a outras ou ao contexto. Essa relação pode-se dar em termos de espaço, tempo ou discurso. Vamos abordar aqui as situações em que o uso de demonstrativos é produtivo ou problemático para o falante, recomendando o uso dominante entre os falantes cultos.

1. Este, esse, aquele e suas flexões

     Utilizamos estas pró-formas para localizar os nomes no tempo, no espaço e no próprio texto:


  • No espaço:



  •      Vale para o uso dos demonstrativos a relação com as pessoas do discurso: este para próximo de quem fala (eu)esse para próximo de quem ouve(tu)aquele para distante dos dois (ele).




    Exemplos:

    Este documento que eu estou entregando apresenta a síntese do projeto.

    Se tu não estás utilizando essa régua, podes me emprestar por alguns minutos?

    Vês aquele relatório sobre a mesa do Dr. Silva? É o documento a que me referi.


         Em situações de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondência, que é uma modalidade escrita de fala), são particularmente importantes o este e o esse - o primeiro localiza os seres em relação ao emissor; o segundo, em relação ao destinatário. Trocá-los pode causar ambigüidade.

    Exemplos:

    Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar informações sobre o concurso vestibular. (trata-se da universidade destinatária).

    Reafirmamos a disposição desta universidade em participar no próximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que envia a mensagem).




  • No tempo:





  • Este e suas flexões referem-se ao tempo presente ou futuro.

    Exemplos:

    Nestas próximas semanas, estarão ocorrendo as inscrições para o concurso vestibular.

    No final desta semana, o Diretor de nossa Unidade irá a São Paulo.

    Este ano de 2002 está sendo marcado pela violência no Oriente Médio.



  • Esse e suas flexões referem-se a tempo recentemente decorrido.

    Exemplo:

    Ninguém esquecerá os acontecimentos desse trágico 21 de setembro.
      




  • Aquele e suas flexões referem-se a um passado mais distante.



  • Exemplo:

    Falávamos daquele período em que as mulheres obtiveram o direito ao voto.

         Evidentemente, não há limites precisos para o uso de esse e aquele, sendo a última palavra sempre determinada pela adequação ao contexto.
    • No discurso:
         Quando bem utilizados, os demonstrativos são eficientes elementos de coesão entre o que se está falando e o que já se disse ou irá dizer adiante. Deve-se utilizar este e suas flexões em dois casos: para adiantar o que se vai dizer ou para remeter a algo recém dito, quando esse já-dito comportar mais de uma retomada.
    Exemplos:
    Nosso povo sofre com mutos problemas, dentre os quais estes: miséria, fome e ignorância.
    Admiração, respeito, amizade? Talvez, pensava ela, este (último) seja o mais importante e perene dos sentimentos.

         Outra situação importante ocorre quando queremos retomar por demonstrativos mais de um elemento já mencionado.
    Exemplo:
    O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão.

         Quando se quer retomar apenas dois elementos, elimina-se a forma intermediária esse.
    Exemplo:
    As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque àquelas se dão oportunidades que se negam a estes.
         Veja a ilustração para esses dois últimos casos:

    1. Emprego de esteesse e aquele em relação a três termos




    Este: indica o que se referiu por último.
    Esse: se refere ao penúltimo.
    Aquele: indica o que se mencionou em primeiro lugar.

    2. Emprego de este e aquele em relação a dois termos citados anteriormente



    Este: indica o que se referiu por último.
    Aquele: indica o que se referiu em primeiro lugar.

    2. Mesmo, próprio e suas flexões

        Observe as frases:

    (a) Ele mesmo digitará o texto final.

    (b) Eles mesmos digitarão o texto final.

    (c) Ele vai mesmo digitar o texto final?

    (d) Eles vão mesmo digitar o texto final?


         Por que será que na frase (b) a palavra mesmo é flexionada no plural e na frase (d) não? A resposta é lógica, e encontra-se na relação que esses termos estabelecem com outros elementos da frase. No caso de (a) e (b), mesmo/s se refere a ele/s, podendo ser substituído por próprio/s; no caso de (c) e (d), mesmo se refere a vai digitar , podendo ser substituído por realmente. Se quiser ir adiante, saiba que mesmo e próprio, no primeiro caso, são pronomes e, como tal, acompanham a flexão do nome; no segundo caso, mesmo é advérbio, e como todos os advérbios são invariáveis.


    Fonte:http://www.pucrs.br/manualred/pronomes.php

    EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - SOBRE PRONOMES


    Abaixo segue uma lista de exercícios para você praticar.

    exercícios

    1-    cOMPLETE AS FRASES COM OS PRONOMES EU (pessoal do caso reto) OU MIM (pessoal do caso oblÍquo).
    A)   O advogado deixou o documento para .............................levar ao cartório?
    B)   O advogado deixou o documento para ...................?
    C)   Para  ......................aceitar essa proposta, precisaria estar louco!
    D)   Para .............................., aceitar isso seria uma estupidez.
    E)    Já aconteceram muitas brigas entre..................e ela.
    F)    Entre ..........................e...............................nunca houve desconfiança.
    G)   Sem ................................ajudar, eles não conseguiriam terminar o trabalho.
    H)   Sem ..............................., eles não conseguiriam terminar o trabalho.
    2-    Leia este trecho de uma crônica sobre as desventuras de um mágico fracassado.
    “Depois de passar alguns dias na cadeia – onde se tornou popular entre os presos pelo seu hábito de tirar cigarros acesos detrás de suas orelhas – o mágico foi posto em liberdade por falta de provas.”
    (Luis Fernando Verissimo. In. O Nariz e outras crônicas)
    a)   O pronome possessivo SEU está substituindo que nome(substantivo) no texto?
    ........................................................................................................................
    b)   Uma leitura baseada unicamente nas informações da frase levaria a uma ambiguidade gerada pelo emprego do possessivo suas. Explique essa informação.
    3-    Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
    a)(  ) você não pode ir sem eu.
    b)(  ) meu amigo, o diretor quer falar consigo.
    c)(  ) entre eu e tu não pode haver romance.
    d)(  ) era para mim encontrar a solução do problema.
    e)(  )  para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
    4-    Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
    a) mim – consigo – o;
    b) eu – com ele – lhe;
    c) mim – consigo – lhe;
    d) mim – contigo – te
    e) eu – com ele – o .
    5-    Complete as lacunas com o pronome adequado:
     “_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
     “A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
     “Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
    “Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”


    a)(  ) esse – essa – esta – estes;
    b)(  ) este – esta – esta – estes;
    c)(  ) este – esta – essa – esses;
    d)(  ) esse – essa – essa – esses;
    e)(   ) este – esta – essa – estes.


    CASOS DE AMBIGUIDADE

    Assim:
    O professor comentou com os alunos suas deficiências.
    O leitor mais atento perguntaria: De quem são as deficiências? Do professor ou dos alunos?
    O que causou ambiguidade à frase foi o emprego do pronome possessivo SUAS. A frase ficaria mais, portanto, sem ambiguidade se escrevêssemos assim:
                                O professor comentou com os alunos sobre as deficiências deles.
                                  O professor comentou com os alunos as deficiências dele, professor.

    6-    Leia as frases abaixo. Todas elas trazem problemas de ambiguidade, procure identificar o que causa essa ambiguidade e reescreva essas frases tornando-as mais claras.
    A)   O pai pediu a filha  seus livros. .....................................................................................
    B)   A advogada encontrou seu pai na sala. ..........................................................................
    C)   Carlos fez as pazes com Ana e seus sobrinhos. ...............................................................

    7-    Leia a piada abaixo e identifique o que causa humor ao texto. Explique.

     “O rapaz chega para o pai da namorada e, meio sem jeito, diz:
    - Seu Francisco, eu amo muito a Soninha e...
    - Eu sei – diz, sorrindo, o pai da moça. – Ela me disse...
    - Então, seu Francisco... eu vim pedir a sua mão em casamento.
    - Ué – diz o homem, em tom de brincadeira –, você ama a Soninha e quer se casar comigo?!”

    8-    Produção de Texto para avaliação: Em dupla, crie uma piada que se utilize do recurso de ambiguidade provocado pelo possessivo “seu” ou suas flexões para provocar humor. Em seguida, analisem os sentidos possíveis de entendimento da piada e destaquem os referentes textuais dos pronomes possessivos utilizados em seu texto.

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