Meu cantinho de leitura e estudos

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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Entrevista com José Manuel Moran



Olá, pessoal!

Minha dica desta semana é o vídeo da entrevista com professor José Manuel Moran.
Nesta entrevista, o professor Moran aborda sobre o uso da Internet na escola. É muuuito interessante!
Boa Páscoa a todos!

Prof.ª Francisca

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

SER EMPREENDEDOR É...


SER O AUTOR DA PRÓPRIA VIDA


PEDAGOGIA EMPREENDEDORA VISA:

1- Desenvolver a capacidade empreendedora.
2- Estimular e preparar o aluno para sonhar e buscar a realização de seu sonho.
3-Desenvolver a autoestima e valorizar atitudes empreendedoras.

Para conhecer um pouco mais sobre o tema acesse o link abaixo:
http://www.slideshare.net/FranciscaMartins1

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LER É UM PRAZER

Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

 Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
 Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
 Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
 Enriquecer o vocabulário.
 Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
 Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
 Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
 Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
 Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
 Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...

Duração: fevereiro a dezembro/2011

Estratégias:
 Definição dos direitos e deveres do leitor;
 Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
 Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
 Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
 Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
 Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
 Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
 Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
 Exibição de filmes;
 Visita à Biblioteca Pública;
 Assistir a peças de teatro;
 Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
 Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
 Roda de Leituras;
 Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
 Teatro de fantoches;
 Leitura Dramatizada;
 Jornal Falado;
 Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
 Formação de alunos leitores;
 Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
 Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
 Semana do Conto;
 Jogos de leitura;
 Monitoramento da leitura bimestral;
 Contato ou visita de um autor à escola para um bate-papo com os alunos;
 Divulgação dos principais momentos do projeto no blog:
www.francisprofessora.blogspot.com

Temas transversais:
Pluralidade Cultural;
Cidadania;
Ética;
Consumo;
Sexualidade;
Saúde;
Meio Ambiente.

Recursos:
Obras literárias;
Internet;
Rádio;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos.
Empreendimentos:
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos;
Coletânea de causos de assombração;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.

Parceria:
Sala de Leitura

Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Conheça alguns programas gratuitos para pessoas com deficiência

Softwares ajudam na execução de tarefas, das mais simples às mais complexas

A tecnologia tem se mostrado capaz de auxiliar os portadores de deficiência a realizar tarefas que poderiam ser muito difíceis. Na internet, encontramos alguns programas gratuitos desse tipo. Confira:

DosVox: desenvolvido em 1993 pela UFRJ, esse software tem como objetivo criar um ambiente operacional completo para deficientes visuais, traz inclusive, um leitor de tela simples. Atualmente tem cerca de 20 mil usuários no Brasil.
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/

Motrix: criado em 2002 na UFRJ, visa ajudar pessoas com deficiências motoras graves, como tetraplegia e distrofia muscular. Funciona por meio de comando de voz e possibilita inclusive a redação de textos.
http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/

MicroFênix: software voltado para usuários com deficiência motora grave e com fala comprometida. Disponível para download gratuito no endereço: http://intervox.nce.ufrj.br.
Surdo Bilíngüe: no site www.surdobilingue.org é possível baixar software livre voltado para educadores usarem na alfabetização de surdos em português.

Acesso Brasil: específico para deficientes auditivos, o www.acessobrasil.org.br/libras oferece dicionário da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

CameraMouse e HeadDev: ambos são voltados para pessoas com dificuldades motoras. Os dois softwares permitem que seus usuários movam o cursor do mouse com movimentos da cabeça. (www.cameramouse.org) e HeadDev (http://tinyurl.com/5nb3y9).

Eugénio: disponível na Rede Saci em COPRETO>http://tinyurl.com/58dnel esse software sugere palavras com o objetivo de acelerar o processo de escrita de pessoas com limitações motoras.

Por Larissa Januário, do Portal AcessaSP

Fonte:http://www.acessasp.sp.gov.br/modules/news/article.php?storyid=579

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