Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 19 de setembro de 2015

Sugestões de filmes sobre o tema: A situação das crianças no Brasil


Olá, pessoal!

Segue abaixo, uma seleção de filmes sobre a temática que estamos trabalhando na escola.

Cada filme, revelará a vocês a história de crianças que não têm acesso à muitos dos Direitos que estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

São histórias chocantes, que retratam de forma muito realista a situação de muitas crianças brasileiras. É momento de refletir e de se emocionar com as histórias de vida dessas crianças. Para viver a emoção de cada cena, procure se colocar no lugar dessas crianças e sentir o que elas sentem ao vivenciar cada cena representada. Esse, certamente, será um excelente exercício de sensibilização para cada um de nós.

Assista com atenção, faça anotações em seus cadernos, porque o enredo dessas histórias te ajudarão a escrever, posteriormente, as suas próprias histórias sobre a temática: Exploração do Trabalho Infantil no Brasil.

Bom filme!

Abraços,

Prof.ª Francisca


Crianças Invisíveis: Bilú e João

Meninos de Rua

Conto da Pequena Vendedora de Fósforos

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Roteiro para inscrição no curso Básico de Pontuação Expressiva

Olá, alunos do 7º ano B!

Você poderá fazer sua inscrição no Curso Básico de Pontuação Expressiva. Para isso, siga as instruções abaixo e, em caso de dúvida,  me procure na escola:

1- Cole o link abaixo na barra de endereço:




2- Assim, você acessará a página da professora no site Pauta Online, clique no ícone:

 Matricule-se Já!

3- Faça o seu cadastro, colocando todos os seus dados e e-mail. Você também terá de criar uma senha. Procure criar uma senha fácil e de anotá-la no caderno para não se esquecer.
O formulário deverá estar todo preenchido e você deverá assinalar que Aceita os termos de uso do Pauta Online, antes de clicar em Cadastrar.

4- Acesse o seu e-mail para ativar o seu cadastro. Clique no link que foi enviado, coloque a senha para a matrícula: digite as letras iniciais maiúsculas e coloque os espaços também (lembre-se esta senha está registrada em seu caderno).

5- Clique no link Sala de Aula e acesse o curso.


Orientações:
Para se matricular no curso, antes você terá de fazer um G-mail, conforme combinamos em sala.

Abraços,

Prof.ª Francisca



sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Regras básicas para o emprego dos sinais de pontuação




INTERROGAÇÃO

O sinal de interrogação é usado quando se trata de uma frase interrogativa. A intenção de quem escreveu é fazer uma pergunta, solicitar uma informação, indicar uma dúvida. É uma pontuação de final de frase.
A frase que recebe esse sinal de pontuação é chamada de Frase Interrogativa.


Atenção!
O sinal de ? indica também outros sentimentos como surpresa, indignação ou revelando uma expectativa do narrador, do personagem; enfim do redator.

Exemplos:

Haverá aula amanhã? 
Como ajudar os meninos que estão morando nas ruas das grandes cidades brasileiras? 

O quê? Não trouxe a encomenda que lhe pedi?
Por que não compareceu à festa de aniversário?

Fonte: http://www.portugues.com.br/gramatica/particularidades-alguns-sinais-pontuacao.html


EXCLAMAÇÃO

O sinal de exclamação é  usado nas seguintes circunstâncias: 

* Depois de frases que retratem ordem, indiquem espanto, admiração, surpresa, dentre outros sentimentos. Exemplos:

Nossa! Não esperava vê-lo aqui.
Tenha confiança! Obterás um ótimo resultado.

* Após interjeições, locuções interjeitivas e vocativos. Exemplos:
Ah! Não me venha com este discurso fútil.
Já sei! Foi você, garotinho esperto!

* Diante de frases que exprimam desejo. 
Exemplos:

Guarda-me Senhor!
Que Deus o abençoe!

Observações importantes:

- Quando o sentido proferido pelo discurso prescindir ao mesmo tempo de interrogação e exclamação, poderão ser utilizados ambos os sinais.
Ex: Eu falar com ele?! Nem pensar. 

- Quando se quer enfatizar ainda mais o sentimento ora caracterizado, haverá a possibilidade de repetir o ponto de exclamação.

Ex: Não!!! Já disse que não irei. 





Fonte:http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/sinais-de-pontuacao-regras-da-gramatica.html

PONTO FINAL

* Indicar o fim de uma frase declarativa. Exemplos:
Os convidados demonstravam-se contentes durante todo o evento. 

* Representar as abreviaturas. Exemplos: 
bibl. = bibliografia

                                             C.C. = Código Civil 

                                              a.C. = antes de Cristo

                                              obs. = observação
                                              Me. = mestre
                                              Rev.mo = Reverendíssimo

Dica importante: 
Os símbolos referentes às unidades do sistema métrico decimal e aos elementos químicos não são acompanhados do ponto-final.Exemplos:  Kg, m, cm, Hg, Au, K, Pb, dentre outros. 



Fonte:http://www.portugues.com.br/gramatica/particularidades-alguns-sinais-pontuacao.html
http://www.cjtmidia.com/etecbrasil/apostilas_cancela/portugues_instrumental_seguranca_no_trabalho/Aula_11.pdf
http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/sinais-de-pontuacao-regras-da-gramatica.html

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sugestão de perguntas para uma Roda de Leitura


A ideia é organizar os alunos em círculo para que, a partir das questões sugeridas, os alunos possam falar sobre os livros que leram e  incentivar outros colegas a praticarem mais a leitura.

Para esse Círculo de Leitura, os alunos foram desafiados a ler livros que abordassem a temática da Criança e do Adolescente no Brasil ou no Mundo. Por isso, nosso círculo foi intitulado Círculo de Leitura da Malala, em homenagem a menina paquistanesa que luta pelo Direito à Educação das meninas no Paquistão:





1. qual o nome da personagem principal? na sua opinião,  por quE ela é apresentada dessa forma na histOria?



2. como era a vida da personagem principal? reconte.


3. qual a parte da historia que você mais gostou ou a que você menos gostou?


4. Dos direitos da criança e do adolescente, quais você percebeu   que a personagem principal tem acesso?


5. Dos direitos da criança e do adolescente, quais você percebeu   que a personagem principal Não tem acesso?

6. O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA HISToRIA ?


7. Você indicaria a leitura deste livro/conto para um amigo (a)? Por quê?


8. A HISToRIA QUE VOCÊ LEU, TEVE UM FINAL FELIZ? RECONTE E EXPLIQUE.


9. QUAL DIREITO SUA PERSONAGEM NÃO TEM ACESSO E VOCÊ ACHA IMPORTANTE QUE UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE TENHA? EXPLIQUE.


10. VOCÊ ACHA QUE EXISTAM CRIANÇAS NO BRASIL OU NO MUNDO QUE TENHAM UMA SITUAÇÃO DE VIDA PARECIDA COM A DA  PERSONAGEM DO LIVRO QUE VOCÊ LEU?


11. VOCÊ ACREDITA QUE A INTENÇÃO DO AUTOR AO ESCREVER ESSA HISTORIA TENHA SIDO A DE DENUNCIAR ALGUM PROBLEMA SOCIAL QUE AFETA AS CRIANÇAS OU ADOLESCENTES? EXPLIQUE.

12. A HISTORIA QUE VOCÊ LEU FALA SOBRE QUAL ASSUNTO? COMENTE.


13. RECONTE A HISTORIA DO LIVRO QUE VOCÊ LEU.


14. SE VOCÊ FOSSE O AUTOR DO LIVRO, QUE TÍTULO ESCOLHERIA PARA A HISTORIA QUE VOCÊ LEU?

15. ESCOLHA A PARTE DO LIVRO QUE ACHOU MAIS COMOVENTE E LEIA PARA A TURMA.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI