Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha" 

Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo                                                                   
Robô-brinquedo
Contra os rigores da vida.                                                                           
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem de respeitar.

Direito de perguntar... ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direitos a livros e a pão
Direitos de ter brinquedos.

Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.

Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.

Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola bola!

Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas, e uma corda de pular.

Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa... contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.

Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura..
Alguém para querer bem...

Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo de chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.

Pisar descalça no barro,                                                         
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar... de preferência com colinho.

Uma caminha macia,                                                                               
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!

Letra da Música:  Deveres e  Direitos   

Composição: Toquinho e  Elifas Andreatto

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. 
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar, 
Vamos todos juntos brincar. 
Meninos e meninas, 
Não olhem cor, nem religião nem raça. 
Chamem os que não tem mamãe, 
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.                           
Meninos e meninas, 
Não olhem raça, religião nem cor. 
Chamem os filhos do bombeiro, 
Os dois gêmeos do padeiro 
E o caçula do doutor. 
Meninos e meninas, 
O futuro ninguém adivinha.                                      
Chamem os que não tem ninguém, 
Pois criança é também 
O menino trombadinha.
Meninos e meninas, 
Não olhem cor nem raça ou religião. 
Bons amigos valem ouro, 
A amizade é um tesouro 
Guardado no coração.





Música de Mara Maravilha - Direitos da Criança



Letra da Música de Mara Maravilha - Direitos da Criança

Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar

Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer

Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração

refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar

Refrão...


Link: http://www.vagalume.com.br/mara-maravilha/direito-da-crianca.html#ixzz3jD7gZDuJ

Dos Direitos da Criança e do Adolescente - O DIREITO DE BRINCAR



Toda criança tem direito a brincar. Esse direito e tão fundamental que foi incluído na Declaração das Nações Unidas dos Direitos da Criança em 1959 e reiterado em 1990, quando a ONU adotou a Convenção dos Direitos da Criança. Quando as crianças brincam, conhecem a si mesmas a aos outros. Descobrem o mundo e exercitam novas habilidades. Criam vínculo. Elaboram saídas para as situações de conflito, aumentando assim, a auto-estima. Tornam-se mais avançadas em desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Compartilham mais, são menos agressivas e tem relacionamentos mais seguros com suas famílias. Infelizmente, na vida moderna, a brincadeira esta virando artigo escasso. Não faz o menor sentido a gente encher os filhos de cursos de inglês, francês, alemão, japonês, computação... querendo que eles sejam bem sucedidos no futuro se eles não tiverem tempo para brincar. Brincar e sinônimo de infância! Nunca conseguiremos criar homens sensatos se antes não criarmos moleques! Quem brinca agora aprende a encontrar soluções criativas no trabalho, nos relacionamentos, na vida... Mais do que matricular os filhos em cursos disso ou daquilo, deixe-os brincar!

Fonte:http://vivaglebaviva.blogspot.com.br/2013/07/toda-crianca-tem-o-direito-de-brincar.html













EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS!


















Direito à Educação


O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.
No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as resposabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Constituição Federal de 1988, artigo 205.



Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga.


É direito da criança e do adolescente:
1- ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
2- ser respeitado por seus educadores;
3- ter igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
4- direito de contestar os critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

São deveres dos pais:
 1- matricular seus filhos (ou pupilos) na escola;
 2- acompanhar a frequência e aproveitamento de suas crianças e adolescentes na escola.

  O descumprimento destes deveres pode ser identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é matriculada na escola), ou infração administrativa (quando os pais não acompanham o desenvolvimento no aluno na escola).

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
  
1- ensino fundamental (da 1ª à 8 série), obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

2- ampliar gradativamente a oferta do ensino médio (colegial);

3- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (de preferência na rede regular de ensino);
 4- atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
5- acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística;
6- oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
7- atendimento no ensino fundamental, através de programas que garantam material didático-escolar,    transporte, alimentação e assistência à saúde.

Caso a garantia do ensino público obrigatório e oferecido de maneira regular seja descumprida, o Poder Público pode ser responsabilizado (artigo 209, §2º da Constituição Federal), e o chefe do executivo (prefeito, governador) pode até mesmo ser deposto.

Fonte: http://www.guiadedireitos.org

Convido a todos a assistirem o vídeo abaixo do discurso de Malala Yousafzai, a garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã:




No Brasil, a jornalista Adriana Carranca escreveu o livro Malala, a menina que queria ir para a escola. Confira a essa sugestão de leitura e o vídeo de entrevista com a autora:

  





    Adriana Carranca, jornalista e escritora.
  



Clique no link abaixo e conheça os Direitos das Crianças e dos Adolescentes

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uso das conjunções E e MAS


Clique no link abaixo e conheça a importância de se aprender adequadamente as regras de uso das conjunções aditivas e adversativas para a manutenção da coerência textual.





segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Atividade para trabalhar Valores Humanos na Escola

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS NA ESCOLA

1ª Etapa: Leitura da sinopse do filme Mãos Talentosas e exposição dos objetivos da atividade.

2ª Etapa: Assistir ao filme.





3ª Etapa - Roda de Conversa - questões para refletir sobre a trajetória da personagem e os valores humanos presentes em sua vida e nas atitudes das pessoas com quem convivia.

4ª Etapa - Proposta de produção de texto: 

EXERCÍCIO PARA PENSAR, ANTECIPAR O FUTURO E ESCREVER ...

OBJETIVO: PRODUÇÃO DE UM LIVRO

Inspirado (a) no filme, imagine como será a sua trajetória de vida até a realização de seu sonho profissional.
Conte os motivos que o levaram a escolher esse sonho, fale um pouco sobre sua infância e adolescência, fale da família, amigos, professores e escolas onde estudou. Depois, imagine onde você estará daqui a alguns anos, quando já tiver concluído o Ensino Médio? O que estará fazendo pelo seu sonho? Que desafios e dificuldades enfrentará?

Escreva o livro de sua vida. Nele, você escreverá uma narrativa contando a sua história de sucesso e os desafios que imagina que enfrentará para conseguir estudar e fazer o curso que escolheu. 
Para criar a sua história e escrever o seu livro, siga as instruções abaixo:

1.    Escreva a sua história em 1ª pessoa (você é o personagem principal).
2.    O número mínimo é 30  linhas e o máximo de 40 linhas.
3.    O objetivo do texto é contar quais são os seus talentos e como foi sua trajetória para alcançar a realização de seu sonho profissional.
4-    Descreva ambientes por onde passou e situações que enfrentou para alcançar seu objetivo.
5- Crie outros personagens para participar da história e de diálogos imaginários: pessoas da família, amigos, professores, falsos amigos e outras pessoas que julgar importantes para participar de sua história.
6- Crie conflitos (são os desafios) e conte como enfrentará cada um deles.
7-    Você pode dividir sua história em capítulos.
8-    Coloque em seu texto o mesmo título do filme Mãos Talentosas, a história de ......... (complete a frase com o seu nome).
9-    Crie ilustrações para as partes mais significativas da história.
10-Crie uma capa para seu livro. Coloque na capa todas as informações importantes:  nome do autor, nome do livro, ilustração, nome do ilustrador, edição e nome da editora.
11-    Faça uma revisão do texto, antes de entregá-lo. Utilize-se da ficha de avaliação que está em seu caderno.
12-    Entregue a 1ª versão, somente a sua história, em folha de almaço, ou digitada, dia 14/08/15, sexta-feira.
13-    Entregue a 1ª versão do livro em 28/08/15.


 “Sabe, a nossa historia é a gente que vai escrevendo
Cada linha é definida pelas escolhas que estamos fazendo
Em muitos livros, só se pode encontrar tristeza e solidão
Em outros só há relatos de dor a aflição”

l
Seja dedicado e procure escrever uma boa história. Lembre-se, essa é a história da sua vida.

Escolha que tipo de história escreverá para sua vida. Sinceramente? Espero que seja uma história de sucesso!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ATIVIDADES PARA TRABALHAR VALORES NA ESCOLA - PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA - Sugestões de mensagens e animações para o trabalho com valores como: Honestidade, Cooperação e Humildade.


Roteiro de Aula

Tema: Valores Humanos - Honestidade, Cooperação e Humildade 

 1ª Etapa: Atividade de sensibilização: Exibição do vídeo com a história do Norte da China: A flor da Honestidade

Antecipação da Leitura: 

1- Uma história com esse título tratará de qual valor humano?
Exibição do vídeo:

2ª Etapa - Estratégias de Leitura:

Inferências durante a Leitura:
2- Que critérios de escolha o príncipe utilizará para a escolha de sua noiva? Comente.
3- Qual das moças o príncipe escolherá após o teste? Explique.

Verificação:

4- Os acontecimentos na história aconteceram, de acordo com a sua previsão?
5- O que aconteceu de forma diferente?

3ª Etapa - Conclusões:
5- Qual a moral dessa história?
6- É possível colocar em prática o ensinamento transmitido pela história A flor da Honestidade?

4ª Etapa - Roda de Conversa - Reflexão e comentários:
7- Leia, reflita e comente as frases abaixo que tratam do tema da história:


Nesta etapa, os alunos sentados em círculo poderão retirar as frases aleatoriamente de uma caixinha. O aluno fará a leitura da frase para os demais colegas e seu comentário. Outros colegas também poderão fazer comentário sobre a mesma frase.


Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.
                     Willian Shakespeare

Ser honesto significa escolher não mentir, roubar, enganar, ou trapacear de modo algum. Aquele que perde sua honestidade. Já não tem mais nada a perder.

Honestidade é o primeiro passo para mudanças verdadeiras.

A Honestidade nunca sai de moda!

A Honestidade é uma das virtudes mais importantes: na família, no trabalho e na sociedade.

A Honestidade é a Honra, uma qualidade da pessoa.



O indivíduo que é honesto descarta a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.


Você, professor, ainda pode encerrar a aula exibindo a comovente história: A Honestidade não tem Preço:



Boas reflexões!

Prof.ª Francisca




Para esclarecer a diferença entre a humildade e a Arrogância, assista a animação: Medo, timidez e arrogância.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI