Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Regulamento do II Concurso de Fotografia da EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues

 Olá, queridos alunos dos 7º anos A, B e C!


Para finalizarmos nosso trabalho sobre o gênero regulamento, convido a todos para fazerem a leitura do regulamento do nosso  II Concurso de Fotografia da EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues e a participarem deste concurso de fotografia com o foco nos impactos dos seres humanos no bairro em que moramos.


Leia com atenção o texto do regulamento abaixo:

1. OBJETIVO 
Estimular reflexões sobre a relação entre os seres humanos e a sociedade e entre os seres humanos e o meio ambiente por meio da linguagem fotográfica. 

2. TEMA
Impactos humanos no bairro em que moramos. 

3. DISPOSIÇÕES GERAIS 
3.1 Poderão inscrever-se no concurso os alunos dos 7º anos regularmente matriculados na EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues.
3.2 As imagens devem necessariamente estar relacionadas com o tema e enquadrarem-se em uma das categorias previstas no concurso. 
3.3 Serão admitidas fotografias feitas apenas com câmeras de celular. 

4. DA INSCRIÇÃO 
4.1 O período de inscrição e envio das fotos será de 25 de novembro a 04 de dezembro de 2022. 
4.2 A submissão do arquivo com a foto e os dados do aluno (Anexo I) deverão ser encaminhados pelo e-mail francisca.martins@edusjc.sp.gov.br com o assunto “Inscrição para o I Concurso de Fotografia”. 
4.3 As imagens devem ser inéditas e não premiadas em outro concurso de fotografia. 
4.4 As fotografias não poderão apresentar efeitos digitais, edição, borda, distorções ou serem modificadas pelo uso de aplicativo para melhoramento da qualidade da imagem. 
4.5 Cada participante poderá inscrever-se em uma categoria, podendo submeter apenas uma única imagem. 

5. DAS CATEGORIAS
5.1 Os participantes podem se inscrever destacando em uma fotografia aspectos ligados a uma das quatro categorias abaixo, que retratem os impactos dos seres humanos no bairro no qual o aluno mora:
a) A relação entre os seres humanos e outros animais; 
b) A relação entre os seres humanos e o meio ambiente; 
c) Os seres humanos e os patrimônios públicos e culturais; 
d) A empatia e a solidariedade dos seres humanos com outros seres humanos. 

6. SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA 
6.1 As fotografias serão avaliadas pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues e pela equipe gestora. 
6.2 Serão selecionadas as três melhores fotografias.
6.3 Todas as fotografias ficarão no acervo da escola e serão expostas no mural da EMEFI Prof.ª Lúcia Pereira Rodrigues, divulgadas nas redes sociais da escola e no site do projeto Ler é um Prazer. Podendo ser utilizadas, em formato digital ou impresso, em qualquer tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores. A escola se compromete a publicar sempre o nome do autor dos trabalhos.

7. DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO
7.1 As fotografias selecionadas serão anunciadas publicamente, divulgadas nas redes sociais da escola e no site do Projeto Ler é um Prazer no dia 7 de dezembro de 2022. 
7.2 O local da premiação será o pátio da escola. 
7.3 Os autores das fotografias receberão um certificado. 
7.4 O primeiro colocado como premiação receberá: dois ingressos para o cinema, um para o aluno (meia entrada) e outro para um acompanhante, um voucher de um lanche + batata frita + coca-cola da Zappin Burger e uma medalha de ouro. 
O segundo colocado como premiação receberá: um ingresso para o cinema para o aluno (meia entrada) e uma medalha de prata. 
O terceiro colocado como premiação receberá: um ingresso para o cinema para o aluno (meia entrada) e uma medalha de bronze.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS 
8.1 A Comissão Julgadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso. 
8.2 O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da fotografia inscrita e, consequentemente, do respectivo participante. 
8.3 O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento. 

ANEXO I - DADOS A SEREM ENCAMINHADOS JUNTAMENTE COM A FOTOGRAFIA PELO E-MAIL INDICADO 

(Este texto deverá ser digitado no corpo do e-mail.)


Nome completo do autor/participante: 
Título da fotografia: 
Categoria a concorrer: 
“Declaro que estou ciente das normas apresentadas no regulamento, e concedo os direitos autorais da imagem à Instituição promotora do concurso. Declaro ainda que nesta fotografia não é divulgada a imagem de qualquer pessoa sem a sua autorização."

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Sugestão de roteiro de atividade - PROPAGANDA DA LEITURA

 

Trabalho: Língua Portuguesa/Sala de Leitura

Orientações:


Data para o envio do vídeo produzido pelo aluno:

3º Bimestre

4º Bimestre




Forma de envio do trabalho: O aluno deverá encaminhar o link do vídeo para o e-mail da professora.


O objetivo deste trabalho é incentivar a leitura de livros paradidáticos indicados pela professora Francisca durante o 3º e 4º bimestres.

Tipo de trabalho: Produção de um vídeo:

O aluno deverá ler um dos livros indicados no bimestre acessando a Árvore de Livros ou emprestá-lo na Sala de Leitura. É importante ler o livro na íntegra (inteiro)!

Estratégia: Os alunos poderão se organizar em duplas para planejar e apresentar um trabalho oral  sobre o livro que leu e gravá-lo em vídeo.


Conteúdo do vídeo: Explore no roteiro de seu vídeo  aspectos como: nome da obra, do autor (pesquise uma breve biografia), ilustrador e editora; faça um breve resumo de alguns capítulos ou partes da história (mas não revele o final da história, se concentra em contar partes que achou interessantes dessa história); conte e descreva um pouco quem são os personagens principais e os conflitos, que vivem na narrativa. 


Como convencer alguém a ler o livro?

Seja convincente, procure falar com animação, conte as partes selecionadas da história de modo envolvente, chame a atenção, faça comentários procurando apresentar vários motivos que convençam outros adolescentes a se interessarem pela obra (livro); enfim desperte a curiosidade.


Antes de  encerrar o vídeo, você deverá dizer se recomenda a leitura do livro que você leu ou não, sempre apresentando sua opinião sobre a obra.


Preparação: Elabore um roteiro para organizar o seu pensamento, a sua fala. Faça ensaios, faça essa apresentação oral para familiares e amigos. Peça a opinião deles sobre sua apresentação, antes de gravar o vídeo.

ATENÇÃO!!! Antes de escolher o editor de vídeo que utilizará,  recorra à página do blogue que trata dos recursos digitais (editores de vídeo). É importante procurar saber se o editor escolhido gera um link para o compartilhamento do vídeo.


Prof.ª Fran - 17.08.2022


domingo, 24 de julho de 2022

Dica de vídeos para o retorno às aulas - 2º semestre de 2022

 



Não tenha medo de ir em busca de seus sonhos. Assista ao vídeo abaixo e acredite um pouco mais em seu potencial e na força de seus sonhos:




Olhe mais para dentro de você mesmo e acredito em seu potencial, lute pelos seus sonhos:




quarta-feira, 18 de maio de 2022

Pesquisa dos sétimos anos 18.05.2022

 Pesquisa dos sétimo anos   - 18.05.2022

Os alunos do 7º ano A, B e C deram início à pesquisa do tema do interesse deles para posterior produção de um infográfico.

Abaixo segue o link do Google Doc para que cada turma possa inserir os links de infográficos pesquisados. 
Cada aluno deve enviar o seu link de pesquisa.

1) Os alunos devem pesquisar escolher um tema para sobre ele elaborar um infográfico. 
  1. Durante as pesquisas no Google devem buscar da seguinte forma:
  • uma reportagem ou notícia que trate do assunto;
  • uma reportagem ou notícia com infográfico que trate do assunto;
  • um texto de divulgação científica que trata do assunto.
Exemplo de busca no Google:

Na barra de pesquisa coloque:
  • reportagem ou notícia que fale sobre depressão na adolescência;
  • reportagem com infográfico que fale sobre depressão na adolescência;
  • texto de divulgação científica que fale sobre depressão na adolescência;

O aluno deverá ler a pesquisa que escolher na lista de sugestões de material de leitura, um texto, 
abre o material lê o texto, verifica se o texto traz as informações que você gostaria de colocar 
em seu infográfico. Na tela, aparecerá assim para você:


ATENÇÃO!!! Para pesquisar é preciso ter paciência, para clicar em várias páginas indicadas pelo Google, fazer a leitura do conteúdo da página até encontrar o que você precisa. Quando encontrar, copie o endereço da página do texto selecionado (ctrl+c) e cole na página criada pela professora (a tabela está no blog) usando as teclas ctrl+v.

Você só acessará a página a seguir, usando o seu e-mail institucional. 


Turma 7º ano B:  https://docs.google.com/document/d/1Ihn3VV9erwWzsiEBB-LvXgr_LBVrftC-kQ3l7oj5Shs/edit?usp=sharing   (página onde irá colar o link do endereço da página de sua pesquisa)


Boa pesquisa!!!

domingo, 8 de maio de 2022

Advérbios e locuções advérbiais

      Os advérbios e locuções adverbiais são muito importantes nas produções textuais, pois são eles que ajudam o leitor até noção de quando, onde e como as ações narradas em uma história acontecem, por exemplo.  Nestes casos, expressam ideia  de TEMPO, LUGAR e MODO.

         Além das narrativss, podemos encontrar e empregar advérbios e locuções adverbiais na produção de relatos e de notícias, por exemplo. Vamos conhecer alguns exemplos de advérbios e locuções adverbiais que expressam essas ideias:


  • Tempo: afinal, agora, amanhã, amiúde (frequentemente), antes, ontem, cedo, depois, enfim, entrementes (enquanto isso), hoje, jamais, nunca, sempre, outrora (em tempos passados), tarde, já, mais, doravante (de agora em diante), logo, embora, quando, anteontem, breve, então.
  • Locuções adverbiais de tempo: ao vivo, à noite, à tarde, de dia, de manhã, pela madrugada, em breve, de tempos em tempos, de vez em quando, um dia, certa vez, esta semana, no entretanto.
Dica (Terminados em -mente): atualmente, constantemente, imediatamente, provisoriamente, sucessivamente, eventualmente, concomitantemente, esporadicamente, oportunamente, terminantemente (= de vez), normalmente/geralmente (frequência), temporariamente, provisoriamente, transitoriamente, semestralmente, bimestralmente, semanalmente, finalmente.


  • Lugar: aqui, cá, ali, aí, lá, acolá, abaixo, acima, adentro, adiante, avante, afora, além, aquém, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), atrás, fora, dentro, embaixo, longe, perto, detrás, defronte.

  • Locuções Adverbiais de lugar: em domicílio (com verbos ou nomes estáticos), a domicílio (com verbos ou nomes dinâmicos), de longe, de perto, por detrás, por perto, à direita, à esquerda, ao lado, de dentro, à distância.
Dica (Terminados em -mente): externamente, internamente, interiormente, proximamente, lateralmente.

  • Modo: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar

  • Locuções adverbiais de modo:  às pressas, passo a passo, de cor, em vão, em geral, frente a frente, às escondidas, aos poucos, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão etc.

Dica (Terminados em -mente): calmamente, tristemente, propositadamente, escandalosamente, bondosamente, pacientemente, amorosamente, docemente,  generosamente.

Obervações:
Existe Flexão dos Advérbios?

Você já aprendeu a definição de advérbio, agora precisa aprender a utilizá-los.

Dizemos que eles são invariáveis porque não flexionam conforme gênero e número. Isso significa que não existem advérbios para o plural ou singular, feminino ou masculino.

domingo, 6 de março de 2022

ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO - GÊNERO CONTO DE ENIGMA

LEIA COM MUITA ATENÇÃO O CONTO ABAIXO: 


O INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO.


ISSO ACONTECEU NUMA ÉPOCA EM QUE O GRANDE DETETIVE SHERLOCK HOLMES ESTAVA APOSENTADO E UM TANTO ESQUECIDO. EM LONDRES, ONDE MORAVA, NINGUÉM MAIS O CHAMAVA PARA ELUCIDAR MISTÉRIOS. CONFORMAVA-SE,DIZENDO: NÃO SE FAZEM MAIS BANDIDOS COMO ANTIGAMENTE. MEU TIO CLARIMUNDO, LEITOR DAS AVENTURAS DE SHERLOCK, FOI QUEM DECIDIU CONTRATÁ-LO. MAS QUE NÃO TROUXESSE SEU SECRETÁRIO DR. WATSON, QUE SÓ SERVIA PARA OUVIR NO FINAL DE CADA CASO A MESMA FRASE: “ELEMENTAR, WATSON”.

– MAS SE TRATA DE UM CASO TÃO INSIGNIFICANTE – PROTESTOU MAMÃE.

– INSIGNIFICANTE? ESSE ENIGMA ESTÁ NOS PONDO MALUCOS.


  1. VOCÊ ACREDITA QUE SEJA O ENIGMA DESTA HISTÓRIA? 

______________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________


ALGUÉM ANDAVA ASSALTANDO NOSSO GALINHEIRO. A CADA DIA SUMIA UMA GALINHA. QUEM FARIA ISSO, ESTANDO A CASA CERCADA POR PAREDES DE IMENSOS EDIFÍCIOS? NÃO HAVIA MURO PARA SALTAR. NEM GRADES PARA PULAR. E NA CASA SÓ MORÁVAMOS EU, MEUS PAIS, TIO CLARIMUNDO E NOCA, A VELHA EMPREGADA. UM ENIGMA MUITO ENIGMÁTICO, SIM.


  1. AGORA VOCÊ SABE QUAL É O ENIGMA DA HISTÓRIA? EXPLIQUE.

______________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________


  1. CIRCULE NO TEXTO QUEM MORAVA NA CASA.


SHERLOCK HOLMES CHEGOU E HOSPEDOU-SE NO QUARTO DOS FUNDOS. ELE, SEU BONÉ XADREZ, SEU CACHIMBO, LÓGICO, E MAIS LOGICAMENTE SUA LUPA, QUE AUMENTAVA TUDO. CHEGOU ANUNCIANDO:

– CHAMAREI ESTA AVENTURA “O CASO DAS GALINHAS DESAPARECIDAS”. OU FICARIA MELHOR “O INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO”?


  1. QUEM FOI CHAMADO PARA DESVENDAR O ENIGMA DA HISTÓRIA? _________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________

– AMBOS SÃO BONS, MAS…

– NA MAIOR PARTE DAS VEZES O CULPADO É O MORDOMO – INFORMOU SHERLOCK.    

– ONDE ESTÁ O SUSPEITO?

– NÃO TEMOS MORDOMO – LAMENTOU TIO CLARIMUNDO.


– ENTÃO ME LEVEM À CENA DO CRIME.

LEVAMOS SHERLOCK AO QUINTAL, PEQUENO E ESPREMIDO ENTRE OS PRÉDIOS. ELE TIROU A LUPA DO BOLSO. UM PALITO OU FOLHA DE ÁRVORE, EXAMINAVA CONCENTRADAMENTE. DEPOIS, TOMAVA NOTAS NUM CADERNO. MAS, COMO A VIAGEM O CANSARA, FOI DORMIR CEDO. 


  1. ASSINALE O QUE PERTENCIA A SHERLOCK HOLMES:


(   ) (   ) (   ) (   )(   )


NA MANHÃ SEGUINTE MINHA MÃE ACORDOU-O COM UMA INFORMAÇÃO:

– SUMIU OUTRA GALINHA.

– ESTA NOITE DORMIREI NO GALINHEIRO.

E DORMIU MESMO, SENTADO NUMA POLTRONA. DESTA VEZ EU QUE O ACORDEI.

– MISTER HOLMES, ROUBARAM MAIS UMA GALINHA.

A NOTÍCIA FEZ COM QUE SE DECIDISSE:

– A HISTÓRIA SE CHAMARÁ MESMO “O INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO”.

– NÃO ESTAMOS PREOCUPADOS COM TÍTULOS – REBATEU MEU TIO.

– MAS MEU EDITOR ESTÁ.

NESTE DIA CONSEGUI LER O CADERNO DE ANOTAÇÕES DO DETETIVE. LI: NADA, NADA, NADA. UM NADA EM CADA PÁGINA. ORGANIZADO, NÃO? TAMBÉM NESSE DIA SHERLOCK TELEFONOU A LONDRES PARA TROCAR IMPRESSÕES COM O FIEL DR. WATSON. UMA FORTUNINHA EM CHAMADOS INTERNACIONAIS.


  1. PARA QUEM SHERLOCK HOLMES TELEFONOU? CIRCULE O NOME DESTE PERSONAGEM NO PARÁGRAFO ACIMA.


  1. QUAL A RELAÇÃO DESSE PERSONAGEM COM O DETETIVE. RELEIA O PRIMEIRO PARÁGRAFO, IDENTIFIQUE A PALAVRA QUE EXPLICA ESSA RELAÇÃO E CIRCULE.


E AS GALINHAS CONTINUAVAM DESAPARECENDO, APESAR DE SHERLOCK HOLMES DORMIR NO GALINHEIRO. ELE JÁ ANDAVA FALANDO SOZINHO.

– NEM SINAL DE GATO, CACHORRO, RAPOSA, GAMBÁ. TODO O MEU PRESTÍGIO ESTÁ EM JOGO.


  1. NESTA PARTE DA HISTÓRIA O NARRADOR MENCIONA O NOME DE ALGUNS ANIMAIS CONSIDERADOS SUSPEITOS PELO SUMIÇO DAS GALINHAS. LISTE O NOME DESSES ANIMAIS ABAIXO:

_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________



POR FIM, RESTOU APENAS UMA GALINHA.

À HORA DO ALMOÇO O FAMOSO DETETIVE, SENTINDO-SE VELHO E FRACASSADO, SOFREU UMA CRISE, CHORANDO NA FRENTE DE TODOS. NÓS NOS COMOVEMOS MUITO COM A SITUAÇÃO. UM HOMEM DAQUELES DERRAMAR LÁGRIMAS... NOCA, ENTÃO, DEU UM PASSO À FRENTE E CONFESSOU:

– EU QUE ROUBAVA AS GALINHAS. DAVA ÀS FAMÍLIAS POBRES DUMA FAVELA.

SHERLOCK ENXUGOU IMEDIATAMENTE AS LÁGRIMAS NA MANGA DO PALETÓ.

– JÁ SABIA. FINGI CHORAR PARA QUE ELA CONFESSASSE.

– ENTÃO DESCONFIAVA DE NOCA? – PERGUNTOU TIO CLARIMUNDO.

– ENCONTREI PENAS DE GALINHA NO QUARTO DELA. ELEMENTAR, CLARIMUNDO. E O QUE DIZEM DE COMERMOS A PENOSA QUE RESTA NO GALINHEIRO?


I- QUAL A PISTA ENCONTRADA POR SHERLOCK INDICAVA  QUE NOCA ERA A CULPADA PELOS CRIMES?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


NÃO SEI SE FOI ESCRITO “O INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO”. SE FOI, POBRES LEITORES, NA VERDADE EU QUE ROUBAVA AS GALINHAS PARA DAR AOS FAVELADOS. INCLUSIVE QUANDO O DETETIVE DORMIA NO GALINHEIRO. NOCA SABIA DISSO E ASSUMIU A CULPA EM MEU LUGAR.

ELEMENTAR, MISTER SHERLOCK HOLMES.


(Marcos Rey, Em Vice-Versa ao Contrário. Org. Heloísa Prieto. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1993.)


1- O TEXTO DE MARCOS REY, O INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO, TEM A FINALIDADE DE:

  1. (   ) DAR UMA INFORMAÇÃO.

  2. (   ) FAZER UMA PROPAGANDA.

  3. (   ) REGISTRAR UM ACONTECIMENTO.

  4. (   ) CONTAR UMA HISTÓRIA FICTÍCIA.


2- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS VOGAIS ADEQUADAS E DESCUBRA  QUEM É O  NARRADOR DA HISTÓRIA: 


S

O

B

R


N

H



D



T




C

L


R


M


N

D



3- RELEIA ESTE TRECHO DO TEXTO: "– MAS SE TRATA DE UM CASO TÃO INSIGNIFICANTE – PROTESTOU MAMÃE.– INSIGNIFICANTE? ESSE ENIGMA ESTÁ NOS PONDO MALUCOS."    SOBRE QUAL CASO OS PERSONAGENS CONVERSAVAM? 


  1. (  ) À APOSENTADORIA  DE SHERLOCK HOLMES.

  2. (  ) AO SUMIÇO DAS GALINHAS DO GALINHEIRO.

  3. (  ) AO DESAPARECIMENTO DO MORDOMO DA FAMÍLIA.

  4. (  ) AO SUMIÇO DO CADERNO DE ANOTAÇÕES DO DETETIVE.


4- A QUE SE REFERE A PALAVRA DESTACADA NA FRASE UTILIZADA POR SHERLOCK:  "E O QUE DIZEM DE COMERMOS A PENOSA QUE RESTA NO GALINHEIRO?" 

___________________________________________________________________________


5- ENUMERE OS ACONTECIMENTOS, DE ACORDO COM O TEXTO:


(  ) SHERLOCK HOLMES COMEÇA A SUA INVESTIGAÇÃO PELO QUINTAL DA CASA, EXAMINANDO CONCENTRADAMENTE TODAS AS PISTAS QUE ENCONTRAVA.

(  ) MESMO COM SHERLOCK NA CASA, E FAZENDO QUESTÃO DE DORMIR NA “CENA DO CRIME”, AS GALINHAS CONTINUAVAM A DESAPARECER DO GALINHEIRO.

(   ) O TIO CLARIMUNDO CONTRATA SHERLOCK HOLMES PARA SOLUCIONAR O ENIGMA DO GALINHEIRO.

(   ) NOCA SE DECLARA CULPADA PELO DESAPARECIMENTO DAS GALINHAS.

(   ) O SOBRINHO DO TIO CLARIMUNDO CONFESSA QUE ROUBAVA AS GALINHAS PARA DOÁ-LAS PARA FAMÍLIAS POBRES.


6- ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE APRESENTAM PALAVRAS USADAS PARA DAR CARACTERÍSTICAS PARA  SHERLOCK HOLMES:

  1. APOSENTADO, ESQUECIDO, FAMOSO (   )

  2. PEQUENO E ESPREMIDO.  (   )

  3. DESCONHECIDO, VELHO E FRACASSADO  (    )

  4. JOVEM, CONCENTRADO E ESPERTO (    )


7- QUAL ERA O ENIGMA DESTA HISTÓRIA? COMPLETE AS PALAVRAS COM AS CONSOANTES ADEQUADAS



O          

S

U

M

I


O


D

A

S



A

L

I



A



8 - QUEM ERA A VÍTIMA DO CRIME? 

(   )  NOCA

(   )  O TIO CLARIMUNDO

(   )  O SOBRINHO DO TIO CLARIMUNDO

(   )  SHERLOCK HOLMES


9- QUAL A PISTA ENCONTRADA POR SHERLOCK INDICAVA  QUE NOCA ERA A CULPADA PELOS CRIMES?


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 - QUEM ERA O LADRÃO?

(   )  NOCA

(   )  O TIO CLARIMUNDO

(   )  O SOBRINHO DO TIO CLARIMUNDO

(   )  SHERLOCK HOLMES

(   )  O MORDOMO


11 - ESTA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU É:


(   ) UM CONTO DE ASSOMBRAÇÃO.

(   ) UMA FÁBULA.

(   ) UM CONTO DE AVENTURA.

(   ) UM CONTO DE ENIGMA.


12 - DECIFRE O ENIGMA, DESCUBRA O NOME DO DETETIVE DA HISTÓRIA E ESCREVA-O ABAIXO:


👨- S

🔎- H

↻-E 

⇊- R 

⍈- L

😀-

 O

💡- 

C

🔻-

 K

🔎

-H

😀-

 O

⍈-

 L

=  - 

M

& - 

E

👨- 

S


___________________________________________________________________________

SEU NOME ESTÁ ESCRITO NA LÍNGUA:

___________________________________________


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI