Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 30 de maio de 2009

NOTÍCIAS




A SEMANA DE
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

Alunos e pais participaram da Semana de Astronomia e Astrofísica organizada, de 11 a 14 de maio, pelos professores da escola EMEF Profª Lúcia Pereira Rodrigues, bairro Santa Fé, em São José dos Campos, São Paulo, em parceria com os institutos IAE(Instituto de Aeronáutica e Espaço) e IEAv (Instituto de Estudos Avançados).
Durante o evento, os alunos interagiram com diferentes experimentos como o Looping, que demonstrava as Três Leis de Newton, o Transformador de energia mecânica em elétrica e o Van de Graaff, gerador de eletricidade estática, que animou a garotada. Assistiram lançamentos de foguetes à compressão e à combustão no pátio e na área externa da escola e participaram ainda de oficinas de relógio estelar e de caleidoscópio.
O objetivo era despertar a curiosidade, incentivar a pesquisa e comemorar o ano Internacional da Astronomia.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

JUSTIFICATIVA:

Sugerido pelos próprios alunos o projeto com o tema ADOLESCÊNCIA vem ao encontro dos interesses dos alunos das turmas 7ºano A e B e 8º ano A e B, que através de um processo democrático de escolha sugeriram o tema para estudo e propuseram um roteiro de questões que refletem suas dúvidas e curiosidades acerca do tema.

OBJETIVOS:

O projeto tem como proposta criar na escola um espaço para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas, buscar conhecimento sobre o assunto, contribuir para o alívio de suas ansiedades, para a construção da sua identidade e para a prevenção de problemas graves como a gravidez na adolescência e o uso de drogas.

METODOLOGIA:

Cada turma elaborou o seu roteiro de pesquisa com questões que revelavam suas dúvidas e curiosidades sobre a fase da adolescência.
O projeto será desenvolvido em duas fases distintas: pesquisa e intervenção pedagógica. Na primeira etapa, a professora toma nota das mais variadas perguntas elaboradas pelas turmas, posteriormente fazem uma seleção dessas questões e nesse primeiro momento, a professora não responde a nenhuma delas.
No decorrer do projeto, com o auxílio da professora a turma se divide em equipes e com a orientação da professora darão início às pesquisas. As perguntas que ficarem sem respostas ou outras dúvidas que surgirem durante o projeto serão encaminhas para um especialista, que atuará como parceiro do projeto auxiliando na solução das dúvidas e no processo de orientação dos adolescentes. Para se alcançar os objetivos serão utilizadas como estratégias:
Fase 1 – Pesquisa
Leitura dos livros paradidáticos: Um sonho dentro de mim, Pássaro contra Vidraça e Uma Luz no Fim do Túnel;
Exibição de filmes e documentários;
Pesquisas na Sala de Informática e de Leitura;
Leitura de textos jornalísticos, científicos e informativos;
Audição de músicas;
Entrevistas;
Produção de diferentes tipos de textos;
Utilização de recursos da informática para criação de uma revista eletrônica;
Seminários;
Audição de músicas.

Fase 2 – Intervenção Pedagógica

Palestra;
Roda de Conversa;
Dinâmicas de Grupo e Vivências.
Profª Francisca P.Martins

PROJETO - LER É UM PRAZER

Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propus um trabalho com estratégias de leitura e criação de um espaço em sala de aula para facilitar o acesso do aluno aos diferentes tipos de textos.


Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:


Despertar e incentivar o interesse pela leitura.

Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
Enriquecer o vocabulário.
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios. Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
Contribuir para formação de leitores autônomos.
Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...

Profª Francisca P.Martins

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI