Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

domingo, 21 de março de 2010

VENCEDORES DO 39º CONCURSO DE REDAÇÃO DE CARTAS DOS CORREIOS

2ºLugar: Alana Cristina da Silva:

São José dos Campos, 12 de março de 2010

À Juliana Nogueira de Souza
Rua dos Mendingos, nº 190
São Judas Tadeu, São José dos Campos, SP.

Querida Juliana:

Olá querida amiga, como vai? Espero que bem. E a família? Você continua na mesma escola? Nossa, há quanto tempo não nos vemos, hein? Tenho muitas saudades de você!
Eu e minha família estamos todos bem, continuo na mesma escola, mesmo endereço e praticando esportes que tanto gosto.
Bom, amiga, sei que, infelizmente, você tem preconceito contra os aidéticos, mas como somos muito amigas, gostaria de pode lhe ajudar, escrevendo esta carta para informa-lhe da importância de saber um pouco mais sobre a AIDS, porque as pessoas hoje em dia tem muito preconceito contra os aidéticos e isso tem que mudar.
Na verdade, amiga, as pessoas desconhecem os sintomas, as formas de prevenção e de transmissão do vírus HIV; por isso lhe passarei algumas informações que não só podem como devem ser repassadas para conhecidos e vizinhos.
Eu tenho uma amiga, a Débora, que é aidética, sempre estamos juntas. Há algum tempo ocorreu um fato curioso, estávamos na rua e chegou um homem correndo dizendo que tinha AIDS e que precisava de ajuda. Débora foi conversar com ele, dizendo que ela contraíra a doença desde que nasceu, e que controlou a doença tomando o remédio correto e que assim, os aidéticos podem viver normalmente. O homem depois de longa conversa mudou completamente o seu modo de vida, Débora foi ajudando-o e depois de um tempo, ele fundou uma ONG que ajuda as pessoas contaminadas pelo vírus e que não têm recursos para comprar os remédios.
Bom, Juliana, aprendi que a AIDS é provocada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) e AIDS é o nome dado ao estágio mais grave da doença. Os sintomas iniciais da AIDS são: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, do pescoço ou na virilha, mas esses sintomas variam muito de pessoa pra pessoa.
Para se prevenir da AIDS, é preciso cuidado, tais como: use a camisinha masculina ou feminina no ato sexual, em todas as relações sexuais; não compartilhe seringas e agulhas com outras pessoas, atenção redobrada para quem faz acunpuntura ou coisa do tipo e prefira sempre as descartáveis.
A AIDS pode ser transmitida através de relação sexual; de contato com sangue contaminado ou pela mãe durante a gravidez, parto ou amamentação.
As pessoas que convivem com a doença, amiga, não devem ser tratadas com indiferença, não podemos ter preconceito, devemos sim é nos unir e dar apoio, atenção e cuidado a estas pessoas.
Ju, pessoas contaminadas pelo vírus HIV podem e devem levar uma vida normal, inclusive, estudar e trabalhar. Mas para evitar a transmissão do vírus, é importante que cada um tenha seus objetos de uso pessoal como: talheres, escova de dente, toalha, alicates de unha e outros utensílios e o importante é que não compartilhem esses objetos com outras pessoas. O que não se deve evitar é apertar a mão, abraçar ou dar um beijo no rosto, porque isso não contamina ninguém, é um gesto de carinho e afeto. Eles se sentem bem melhores quando têm algum ombro amigo com quem possa dividir suas emoções, sentimentos e necessidades.
Interessei-me tanto pelo assunto que li o livro: Um sonho dentro de mim, de Júlio Emílio Braz , que conta sobre o drama de uma adolescente de 17 anos que descobre que tem AIDS. Este livro é muito interessante para nós adolescentes, procure ler, com certeza, irá gostar.
Bom, querida Juliana, espero que você tenha compreendido e mudado seu ponto de vista sobre as pessoas que tem a doença, contei-lhe um pouco sobre essa doença, a AIDS, que hoje em dia está controlada, e até é considerada uma doença crônica, mas que continua fazendo muitas vítimas pelo mundo. Espero que busque mais informações sobre essa doença e divulgue-as e não se esqueça de que as pessoas que convivem com a doença são normais, são feitas de carne e osso como você, são seres humanos! Dê apoio, tenha mais contato com os aidéticos que são tão menosprezados pela sociedade.
Juliana é com enorme saudade que encerro esta carta, previna-se viu! Mande lembranças a todos e vê se aparece aqui em casa. Espero sua resposta.


Com carinho,
Alana Cristina da Silva.

Um comentário:

AlanaPaiva. disse...

Oii , ameii esta carta , ficou muito bonita . Parabéns para a vencedora .

(estou fazendo a minha )


Bjoos '

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI