Para reflexão ...



"Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo."

Malala Yousafzai
Prêmio Nobel da Paz

sábado, 28 de maio de 2011

PROJETO LER É UM PRAZER


Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho  um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.


Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir  os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

·         Despertar e incentivar o interesse pela leitura. 
·         Facilitar  o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
·     Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
·         Enriquecer o vocabulário.
·         Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
·        Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
·         Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
·     Trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
·         Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.
·     Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar  opiniões, confrontar...

Duração: fevereiro a dezembro/2011

Estratégias:

·       Definição dos direitos e deveres do leitor;
·      Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
·      Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
·      Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
·     Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
·     Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
·     Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
·   Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
·     Exibição de filmes;
·     Visita à Biblioteca Pública;
  • Assistir a peças de teatro;
  • Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
  • Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
  • Roda de Leituras;
  • Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
  • Teatro de fantoches;
  •  Leitura Dramatizada;
  • Jornal Falado;
  • Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
  • Formação de alunos leitores;
  • Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
  • Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
  • Semana do Conto;
  • Jogos de leitura;
  • Monitoramento da leitura bimestral;
  • Contato ou visita de um autor à escola para um bate-papo com os alunos;
  • Divulgação dos principais momentos do projeto no blog da professora.

Empreendimentos:
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos;
Coletânea de causos de assombração;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.

Avaliação:

Será realizada a avaliação da leitura  do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de  produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.




Nenhum comentário: