Teoria | Métodos | Aprendizagem | Papel do professor | Papel do aluno |
Behaviorista Abordagem Comportamentalista COMPORTAMENTO = ESTÍMULO + RESPOSTA Teóricos: Ivan Pavlov John B. Watson Burrhus F. Skinner Final dos anos 50 | Métodos de ensino programado, experimental, instrução direcionada. Abordagem instrucional, clara para cada unidade. Não considera o que ocorre dentro da mente do aprendiz. | - Aprendizagem por condicionamento. - Estudo focado em comportamentos manifestos e mensuráveis. - Aprendizagem ocorre quando há mudança no comportamento. - Instrução direcionada. - Associação de ideias captadas no meio externo pelos sentidos. - Ambiente proporciona e controla aprendizagem. | Instrutor: decide o quê, como e quando ensinar. Conduz o aluno ao aprendizado. Determina a velocidade e a forma de construção do conhecimento. | Ø É receptor passivo; Ø Passivo: não busca informações para construção de conhecimentos; Ø Comportamento é moldado pelas forças do ambiente; Ø Responde a estímulos. |
ConstrutivistaAbordagem Cognitivista Téoricos: Jean Piaget, Lev Vygotsky Centrada no aluno Teoria do “conhecer”, do “vir a conhecer” Meados dos anos 50 |
- Experiências, pesquisas e métodos de solução de problemas.- Boas perguntas e situações-problemas.-Permite que o aluno desenvolva o raciocínio, organize o pensamento e exerça sua criatividade.O conhecimento é construído, a partir das próprias percepções do aluno oriundas das interações com o objeto. | Acontece por etapas que está diretamente ligada ao desenvolvimen-to mental da cada aluno. Aprendizagem experiencial e experimental. Baseada em problemas e pesquisas. É o resultado da interação entre ambiente e indivíduo. Atribuição de significados à realidade. Informação é processada pelos esquemas mentais. Interpretação pessoal do aluno é a base para novos conhecimentos. |
É questionador: faz perguntas inteligentes que desafiem os alunos a construírem, formularem suas hi-póteses. Não apresenta o conhecimento como algo pronto e acabado. | Ø Aprendiz ativo; Ø engajado na construção de seu próprio conhecimento; Ø elabora e testa as interpretações das experiências; Ø constrói repre sentações por meio de sua interação com a realidade; Ø o aluno contro la a sua aprendizagem; Ø forma o seu banco de informações. . |
Socio- Interacionista Teóricos: Lev Vygotsky Foco: interação entre os indivíduos com o meio | Interação social mediada por instrumentos e signos. Ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico/reflexivo. Interatividade e colaboração. | O conhecimento é uma construção social colaborativa. Desencadeada por conflitos. Aprendizagem é um experiência social. Participação em grupo e compartilhamento dos saberes. | Ø Professor-tutor;Ø mediador;Ø parceiro;Ø facilitador;Ø criador situações favorecedoras de aprendizagem;Ø evita a rotina;Ø cria conflitos;Ø libera o aluno para que tire suas próprias conclusões. | ü Autônomo; ü Pesquisador; ü Proativo; ü Colaborador; ü Ativo; ü Pertence a uma comunidade de prática; ü Responsável pelo gerenciamento do tempo; ü Responsável pela realização das atividades; ü Responsável pela sua aprendizagem. |
Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
MENU
Seguidores
PÁGINAS DO BLOG
- 7ºanos 2024
- 8º ano A - 2024
- Grupo de Estudos - 7ºAnos
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Ler é um Prazer
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
domingo, 23 de outubro de 2011
TEORIAS PEDAGÓGICAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário