Navegue pelo site, ouça a palestra esclarecedora de Douglas Tufano e saiba mais sobre o Novo Acordo Ortográfico.
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Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
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domingo, 7 de fevereiro de 2010
FIQUE POR DENTRO DA NOVA ORTOGRAFIA
Acentuação Gráfica das palavras:
Antes: Depois do Acordo
alcatéia alcateia
andróide androide
asteróide asteroide
bóia boia
colméia colmeia
Coréia Coreia
2. Continuarão sendo acentuadas palavras oxítonas* e monossílabos* tônicos terminadas em ÉI, ÓI e ÉU (s).
Assim: papéis, herói, troféu, chapéu, anéis, céu, ilhéu, léu, dói, etc.
Antes Depois do Acordo
baiúca baiuca
bocaiúva bocaiuva
feiúra feiura
4. Continuam a ser acentuadas o I e U tônicos das palavras oxítonas. Confira:
tuiuiú, Piauí.
5.Não se usa mais o acento circunflexo nas palavras terminadas em EE e OO (s). Exemplos:
Antes Depois do Acordo
abençôo abençoo
crêem creem
dêem deem
enjôo enjoo
lêem leem
6. Não se emprega mais o acento diferencial de algumas palavras homógrafas* como:
Antes
pára (verbo, ação de parar) para (preposição)
pêlo (substantivo) pelo (verbo)
péla (substantivo e verbo) pela (substantivo e verbo)
pólo (substantivo) polo (substantivo)
pôde ((3ª pessoa do Pretérito Perfeito) e pode (3ª pessoa do Presente)
pôr (verbo) e por (preposição)
Nas palavras forma e fôrma o uso do acento diferencial sera facultativo.
1. Não se acentua mais, os ditongos* abertos ÉI e ÓI das palavras paroxítonas*. Veja:
Antes: Depois do Acordo
alcatéia alcateia
andróide androide
asteróide asteroide
bóia boia
colméia colmeia
Coréia Coreia
2. Continuarão sendo acentuadas palavras oxítonas* e monossílabos* tônicos terminadas em ÉI, ÓI e ÉU (s).
Assim: papéis, herói, troféu, chapéu, anéis, céu, ilhéu, léu, dói, etc.
3.Não serão acentuados o I e U tônicos das palavras paroxítonas, quando vierem depois de um ditongo. Veja:
Antes Depois do Acordo
baiúca baiuca
bocaiúva bocaiuva
feiúra feiura
4. Continuam a ser acentuadas o I e U tônicos das palavras oxítonas. Confira:
tuiuiú, Piauí.
5.Não se usa mais o acento circunflexo nas palavras terminadas em EE e OO (s). Exemplos:
Antes Depois do Acordo
abençôo abençoo
crêem creem
dêem deem
enjôo enjoo
lêem leem
6. Não se emprega mais o acento diferencial de algumas palavras homógrafas* como:
Antes
pára (verbo, ação de parar) para (preposição)
pêlo (substantivo) pelo (verbo)
péla (substantivo e verbo) pela (substantivo e verbo)
pólo (substantivo) polo (substantivo)
Depois do Novo Acordo Ortográfico, a orientação é para nos casos acima eliminar o acento. Permaneceu o acento diferencial para os verbos poder e pôr. Assim:
pôde ((3ª pessoa do Pretérito Perfeito) e pode (3ª pessoa do Presente)
pôr (verbo) e por (preposição)
Nas palavras forma e fôrma o uso do acento diferencial sera facultativo.
sábado, 14 de novembro de 2009
MOSTRA CULTURAL 2009
Os alunos Vitor e Taiane, 7ºAno B, brilharam na Mostra Cultural com a apresentação do teatro de Fantoches Maria, Pedro e Cia, na Campanha Contra o Vírus Influenza A.
Parabéns pelo excelente desempenho de vocês!
Parabéns pelo excelente desempenho de vocês!
Aluno João Paulo, monitor da mostra, apresentou à profª Vânia, sala de leitura o trabalho com jornal falado desenvolvido pela profª Francisca, português, durante a Mostra Cultural.
Coletânea de textos produzidos pelos alunos das turmas
7ºA e B, 8ºs A, B e C durante as nossas aulas de Português.
Maria Carolina, aluna sorridente, colaborou entregando folder da Campanha Contra o Vírus Influenza A aos visitantes da Mostra.
Parabéns a todos os alunos que colaboraram comigo na organização dessa Mostra Cultural e a todos os professores dos anos iniciais e finais, estagiários e funcionários, que trabalharam nesse evento. Aos alunos que realizaram seus trabalhos durante o ano letivo e participaram de mais essa Mostra Cultural. Parabéns a todos!
Professoras dos anos iniciais, Nídia e Genilda.
JORNAL EM SALA DE AULA - CONFIRA AS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES
JORNAL FUTURO ADOLESCENTE
Parabéns pelo desempenho!
JORNAL TEEN
Mayara e Jéssica, 8ºA durante a apresentação do Jornal TEEN - Quadro Entrevista
Amanda e Dágila, âncoras do Jornal TEEN
Parabéns para equipe pela elaboração e apresentação do jornal. Valeu!
MAIS GRAMÁTICA - ADJUNTO ADVERBIAL
Adjunto Adverbial: é o termo da oração que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal.
Em análise sintática, classificamos como adjunto adverbial, os advérbios e as locuções adverbiais. Assim:
Ex.: O garoto sempre achava uma maneira de fugir.
Análise Morfológica:
Sempre = Advérbio de tempo.
Análise Sintática:
Sempre = Adjunto Adverbial de tempo.
Os advérbios e as locuções adverbiais podem ser classificados de acordo com a circunstância que expressam. Segue essa mesma classificação, o adjunto adverbial.
CIRCUNSTÂNCIAS EXPRESSAS POR ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS
1. Afirmação: sim, certamente, deveras, realmente, incontestavelmente, efetivamente etc;
com certeza, por certo, sem dúvida, de fato, etc.
2. Dúvida: talvez, acaso, porventura, provavelmente, decerto, possivelmente etc.
3. Intensidade: bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, assaz, quase, quanto, tanto, tão,
demasiado, meio, todo, completamente, demasiadamente, excessivamente, apenas;
de muito, de pouco, de todo, em demasia, em excesso, por completo etc.
4. Lugar: abaixo, acima, adiante, aí, aqui, além, ali, aquém, cá, acolá, atrás, através, dentro, fora, perto,
longe, junto, onde, defronte, detrás, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar) etc;
à direita, à esquerda, à distância, ao lado, de longe, de perto, para dentro, por aqui, em cima, por
fora, para onde, por ali, por dentro etc.
5. Modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, pior, melhor, como, alerta, suavemente, lentamente,
tristemente, e quase todos os advérbios terminados em –mente;
às cegas, às claras, à toa, à vontade, às pressas, a pé, ao léu, às escondidas, em geral, em vão,
passo a passo, de cor, frente a frente, lado a lado etc.
6. Negação: não, absolutamente, tampouco de forma alguma, de jeito nenhum, de modo algum, de jeito
nenhum etc.
7. Tempo: hoje, ontem, amanhã, agora, antes, já, anteontem, sempre, nunca, tarde, jamais, outrora,
raramente, sucessivamente, presentemente, breve, logo, cedo, ainda, antigamente, novamente,
brevemente, entrementes, imediatamente etc.
à noite, à tarde, às vezes, de repente, de manhã, de vez em quando, de súbito, de quando em
quando, em breve, de tempos em tempos, vez por outra, hoje em dia etc.
Observação: Os adjuntos adverbiais de intensidade, além de acompanhar verbos, podem acompanhar substantivos, adjetivos e advérbios. Veja:
Ex.: Ele é muito homem. (substantivo)
Ex.: Estou muito contente. (adjetivo)
Ex.: Ela mora muito longe. (advérbio)
Para que servem os adjuntos adverbiais?
As ações humanas acontecem por algum motivo, em algum tempo e lugar, de um determinado modo, com uma intensidade maior ou menor, etc. Cabe ao adjunto adverbial, o papel de expressar essa complexidade de circunstâncias em que se dá a ação humana sobre o mundo.
LEIA COM ATENÇÃO O POEMA DE LEO CUNHA:
CASTIGO
Podem me prender no quarto,
eu saio pela janela.
Podem trancar a janela,
eu fujo pelo telefone.
Podem cortar o telefone,
eu pulo dentro de um livro.
(Cantigamente, 4ªed. Rio de Janeiro:Ediouro, 2002)
Para indicar os lugares por onde sai, por onde foge e para onde pula o eu lírico, o autor do poema Castigo empregou as expressões pela janela, pelo telefone e dentro de um livro, respectivamente. Essas expressões desempenham a função sintática de adjuntos adverbiais, porque expressam idéia de lugar.
No caso das expressões pelo telefone e dentro de um livro, sabemos também que a idéia de lugar se dá no sentido figurativo, por se tratar de uma poesia.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
A GRAMÁTICA DE TODO DIA
FIQUE ALERTA! TEM PESQUISA PARA FAZER.
NESTA SEMANA,CONTINUANDO NOSSOS ESTUDOS EM SALA DE AULA, OS ALUNOS DOS 8ºs ANOS DEVERÃO PESQUISAR AS PRINCIPAIS PREPOSIÇÕES E AS RELAÇÕES DE SENTIDO QUE ESTABELECEM NO TEXTO.
Para facilitar essa pesquisa, que tem como objetivo a revisão do assunto para dar suporte aos estudos em sala, exponho abaixo o conteúdo da pesquisa que todos poderão consultar e utilizar:
NESTA SEMANA,CONTINUANDO NOSSOS ESTUDOS EM SALA DE AULA, OS ALUNOS DOS 8ºs ANOS DEVERÃO PESQUISAR AS PRINCIPAIS PREPOSIÇÕES E AS RELAÇÕES DE SENTIDO QUE ESTABELECEM NO TEXTO.
Para facilitar essa pesquisa, que tem como objetivo a revisão do assunto para dar suporte aos estudos em sala, exponho abaixo o conteúdo da pesquisa que todos poderão consultar e utilizar:
Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.
Exemplos:
Exemplos:
1.Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir.
amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição
de: preposição
2.Ela esperou com entusiasmo aquele breve passeio.
esperou com entusiasmo: elementos ligados por preposição
com: preposição
Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos(preposições) cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.
Tipos de preposição
As preposições são classificadas em dois tipos: essenciais e acidentais.
- As essenciais sempre atuam como preposições. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre, trás.Observe os exemplos:
-As acidentais podem pertencer ou ter pertencido a outras classes gramaticais, mas funcionam como preposições em certos enunciados(contextos).São exemplos de preposições acidentais: conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc. Observe os exemplos:
-As acidentais podem pertencer ou ter pertencido a outras classes gramaticais, mas funcionam como preposições em certos enunciados(contextos).São exemplos de preposições acidentais: conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto, etc. Observe os exemplos:
Os assaltantes, segundo o relato da testemunha, atiraram primeiro.
Todos os candidatos, exceto o da situação, compareceram ao debate.
Os convidados só poderão entrar mediante a apresentação do convite.
Combinações e contrações de preposições
Quando a preposição a se junta ao artigo masculino singular ou plural e origina as formas ao ou aos, ocorre uma combinação.Quando a preposição combina-se com outra palavra e sofre alguma modificação em sua constituição fonológica, ocorre uma contração. Temos a contração das preposições de e em com as formas singular e plural dos artigos e de alguns pronomes, originando as formas do, da, dos, das, no,na, nos, nas, nele, nela, neles, nelas, num, numa, nuns, numas, disto, disso, daquilo, deste, desta, destes, destas, desse, dessa, desses, dessas, daquele, daquela, daqueles, daquelas, etc.
Da contração da preposição per (forma arcaica da preposição por) com as formas do singular e do plural do artigo definido, temos as contrações pelo, pela, pelos, pelas.Conectam os termos dos sintagmas.
Principais Relações estabelecidas no texto pelas Preposições
Autoria - Esta música é de Roberto Carlos.
Lugar - Estou em casa.
Tempo -Eu viajei durante as férias.
Modo ou conformidade - Vamos escolher por sorteio.
Causa - Estou tremendo de frio.
Assunto - Não gosto de falar sobre política.
Fim ou finalidade - Eu vim para ficar.
Instrumento - Paulo feriu- se com a faca.
Companhia - Hoje vou sair com meus amigos.
Meio - Voltarei a andar a cavalo.
Matéria - Devolva-me meu anel de prata.
Posse - Este é o carro de João.
Oposição - O Flamengo jogou contra Fluminense.
Conteúdo - Tomei um copo de (com) vinho.
Preço - Vendemos o filhote de nosso cachorro a (por) R$ 300, 00.
Origem - Você descende de família humilde.
Especialidade - João formou-se em Medicina.
Destino ou direção - Olhe para frente!
O termo que antecede a preposição chama-se regente, o termo que vem depois da preposição chama-se regido.
O termo regente, aquele que pede preposição, pode ser um verbo ou um nome; por isso para completar nosso estudo deveremos conhecer as regras de regência verbal e de regência nominal.
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