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sábado, 20 de novembro de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS

Para a máquina implantar, é preciso primeiro educar!

            Somos contra o projeto do governo que pretende implantar máquina para distribuição de camisinhas nas escolas públicas de Ensino Médio, pois só a distribuição não adianta, o governo tem que educar os jovens sobre a importância do preservativo. Só a máquina não vai impedir os jovens de terem relações sexuais sem o preservativo correndo o risco das meninas ficarem grávidas precocemente e de pegar alguma DST. Além disso, a distribuição pode incentivar os jovens a iniciar a vida sexual precoce.

           Só a distribuição da camisinha não vai garantir que  os jovens se protegerão, portanto, para que o projeto do governo funcione é preciso educá-los antes da implantação das máquinas. Palestras nas escolas é uma boa idéia para ensinar aos adolescentes a importância do preservativo e para mostrar que para iniciar uma vida sexual tem que estar preparado psicologicamente.

          Concluímos que para o projeto do governo funcionar é preciso educar, só assim o governo poderá diminuir os índices de gravidez na adolescência, no Brasil.



Autores: Vitor e Lucas

8ºB

Uso consciente da Camisinha

Sou à favor do projeto do governo que pretende implantar máquinas para a distribuição de camisinhas, pois além de prevenir a gravidez das adolescentes, vai acabar com a discriminação que alguns jovens sofrem quando vão buscar o preservativo nos postos de saúde.

A estudante Tatiane dos Santos, 20 anos, que engravidou aos 15, afirma que “se tivesse a máquina naquela época, quem sabe não engravidaria”, mas o projeto não é bem idealizado, ele precisa de ajustes como as senhas utilizadas na distribuição. Alunos de 1º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, estudam na mesma escola, qualquer um pode ter acesso a camisinha. Os menores de 15 anos tem amigos de outras séries, terão acesso à senha e poderão usar a senha para pegar o preservativo.

Conclui que, o projeto é importante , mas se for aplicado com aulas, palestras e profissionais que possam falar com seriedade sobre o assunto sexualidade do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio, se não, não adiantará de nada o projeto. Cabe ao governo e escolas, utilizarem todos os recursos possíveis para que o projeto seja algo positivo, o que diminuirá casos como o de Tatiane.

Autora: Julia, 8ºB

Segurança na adolescência

Sou à favor do projeto do governo que pretende implantar máquina para distribuição de camisinhas nas escolas públicas de Ensino Médio, pois muitos adolescentes tem vergonha de comprar camisinha ou pegar nos postos de saúde , o índice de gravidez na adolescência no Vale é muito alto e os adolescentes do Ensino Médio muitas vezes já iniciaram a relação sexual,então, têm que se prevenir.

Os adolescentes muitas vezes têm medo de serem criticados por não terem idade para começar uma vida sexual ativa, por isso não pegam o preservativo nos postos de saúde e não compram nas farmácias.

Conclui, portanto, que o projeto é importante, mas que não adianta ter máquina de camisinha nas escolas, se não tiver aulas e palestras que expliquem o porquê do uso da camisinha.

Autora: Maria, 8ºB


Camisinhas nas escolas



     Somos contra o projeto do governo que pretende implantar máquinas para a distribuição de preservativos em escolas públicas de Ensino Médio, porque não achamos correto o uso de senhas na distribuição. Achamos também que nessa idade, 15 a 19 anos, os adolescentes ainda não estão preparados psicologicamente para manter uma vida sexual ativa, e esse projeto pode forçar os adolescentes a iniciar precocemente sua vida sexual.

     O uso da senha na distribuição da camisinha, por exemplo, poderá prejudicar o projeto, pois pode acontecer de um irmão menor de um adolescente do Ensino Médio pegar a senha e retirar o preservativo.

   Concluímos que, o uso da máquina de distribuição de preservativos nas escolas públicas de Ensino Médio não será conveniente, pois os adolescentes não tem total responsabilidade para manter uma vida sexual.

Joyce, Patrick, Gabriel Leví e Raquel - 8ºA











SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Produção de Artigo de Opinião
Tema:  Lei Antifumo
Posição: Em defesa da lei



A partir da introdução proposta pela professora, dê continuidade ao artigo de opinião. Abaixo estão relacionadas as principais informações a respeito do tema sobre o qual deverá escrever um Artigo de Opinião em defesa da Lei Antifumo. Para isso siga as instruções:

1- Organize as informações numa sequência lógica e elabore os parágrafos.

2- Cada tipo de argumento (1, 2 e 3) deverá ser desenvolvido em um parágrafo de seu texto.

3- Você deverá elaborar 3 parágrafos para argumentar à favor da Lei

4- O 5º e último parágrafo é a conclusão de seu artigo.

5- Na conclusão, procure reafirmar o que falou e defendeu na introdução e acrescentar sugestões de como a sociedade e as autoridades podem contribuir para que essa lei seja acatada e respeitada por todos os cidadãos (fumantes, não-fumantes, proprietários de estabelecimentos comerciais, etc).

6- Seu texto terá, no total, 5 parágrafos e no máximo 25 linhas.

7- Faça letra legível.

8- Não se esqueça de no final da atividade criar um título para o seu artigo. Faça uma leitura, corrija as falhas de ortografia, pontuação e concordância. Em seguida, entregue seu texto para ser avaliado.
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Argumentos para comprovar as suas afirmações em defesa da Lei Antifumo:

1- A epidemia do tabaco:

- A OMS apontou o Brasil como sétimo país com maior número de fumantes no mundo. A lista é liderada pela China, que tem cerca de 30% de todos os fumantes do planeta.

-. No Brasil, 17,2% dos jovens fumam diariamente, percentual superior ao de adultos – 16,2%.

- A diretora geral da OMS, Margaret Chan, lembra que o tabagismo está relacionado a 6 das 8 principais causas de morte no mundo.

 
2- Consequências do tabagismo:

- Quem convive com fumantes fuma o equivalente a 10 cigarros por dia.

- O fumante passivo pode desenvolver doenças como se fosse um fumante ativo, mesmo sem ter acendido um único cigarro na vida, afirmou o pneumologista Sérgio Ricardo dos Santos, coordenador da Comissão de Tabagismo da SPPT.

- O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Além disso, pode causar impotência sexual.

- O cigarro mata atualmente, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) 5,4 milhões de pessoas no planeta e, por volta de 2030, esse número alcançará a casa dos 8 milhões.

 
3-Benefícios da nova lei:

- É direito de qualquer cidadão estar em um ambiente que não lhe traga riscos à saúde.

- A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo economizará cerca de 90 milhões de reais por ano com a redução das internações dos fumantes passivos com doenças relacionadas ao tabaco.

- Protege o fumante passivo.

- A lei estimula o abandono do fumo, pelo fumante ativo.

 
Introdução:

A epidemia do tabaco vem sendo combatida no mundo inteiro. A proibição ao fumo em ambientes fechados inclusive a criação de fumódromos, faz parte de um tratado internacional da OMS (Organização Mundial de Saúde), assinado em 57 países. No Brasil, muitos estados aprovaram a lei Antifumo que independente de suas variações regionais, proibi o consumo de cigarro, cigarrilhas, cachimbos, charutos ou qualquer outro produto fumígeno derivado ou não do tabaco em ambientes fechados. No estado de São Paulo, a lei Antifumo entrou em vigor no início de agosto de 2009 e é uma medida que visa proteger, principalmente, o fumante passivo e a diminuição do número de fumantes no país.

A lei Antifumo é uma importante medida do governo e deve ser acatada e respeitada por todos. Somos favoráveis a essa lei, porque ...................................................

ARTIGO DE OPINÃO - TEMA: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
AFETA A QUALIDADE DO ENSINO

A violência nas escolas públicas brasileiras atualmente está descontrolada. São casos e mais casos que vemos na mídia, que são de dar medo. Isso tudo é um horror, por isso, sou totalmente contra a qualquer tipo de violência, pois ela afeta, principalmente, a qualidade de ensino, devido a perda de tempo para resolver conflitos nas salas.

Em todas as escolas quem sofre bastante com a violência são os professores. De acordo com uma pesquisa da Internacional Stress Management (ISMA), realizada em São Paulo e Porto Alegre, 47% dos professores já sofreram agressões verbais e 11% chegaram a ser agredidos fisicamente, isso é realmente um absurdo, assim, fica impossível propiciar um ensino de qualidade.

Com tanta violência nas escolas, acaba afetando a qualidade do ensino dos alunos. Muitos professores cansados de tudo isso, acabam deixando de lecionar, é o que mostra uma pesquisa coordenada por uma pesquisadora; ela aponta que 29% dos professores entrevistados pensam em deixar de lecionar, devido à violência, mas sem professor não existe aluno!

O papel da família, em minha opinião, é realmente muito importante para a diminuição dos casos de violência nas escolas. Apesar de alguns alunos serem violentos, esses vêm de casa com esse tipo de atitude, sofrem violência doméstica e veem os pais alcoolizados. No entanto, os principais afetados pela violência são, tristemente, os poucos alunos que vão para a escola, em busca de um futuro.

Tendo em vista todos os fatos, concluo que, todos precisam se unir para mudar esse atual cenário. Precisamos investir na prevenção, porque assim, se previne problemas futuros, ou seja, levar esse tema para as séries iniciais, com palestras e debates. Para  isso acontecer, é essencial a cooperação de todos e o desenvolvimento de projetos e outras medidas para sanar o problema.

Alana Cristina da Silva, 9ºA


QUALIDADE DO ENSINO CAI POR CULPA DA VIOLÊNCIA

   A violência nas escolas públicas brasileiras é um problema que interfere na aprendizagem do aluno e, infelizmente, essa violência vem se agravando em nosso país.
   A escola é um lugar para aprender, brincar, fazer novos amigos e não para ser saco de pancadas. O grande problema dessa violência, é o fato do aluno não conseguir se concentrar nas aulas, consequentemente suas notas caem, isso é culpa da violência, porque os alunos ficam com medo e faltam nas aulas. No caso dos agressores, jogam papeizinhos nos outros, conversam muito e não param sentados.
   Obviamente, não podemos pensar em violência apenas como agressões físicas cometidas contra uma pessoa, já que outros conflitos e instabilidades geram, às vezes, traumas mais danosos às pessoas e ao ambiente. Um bom aluno quando começa a andar com pessoas “encrenqueiras”, começa a xingar ou bater nos outros e isso o faz desviar dos estudos, porque, segundo os alunos, os que fazem tarefas e trabalhos são chamados de “nerdes” ou “CDF’S”M coisa que ninguém quer ser chamado.
     É impossível os alunos terem um bom desempenho, sendo que há um clima horrível de violência ao redor deles, para o aluno aprender bem, ele tem que ter prazer de ir à escola e não ter medo de ir e ser roubado, agredido e ainda, por cima, correr o risco de ser baleado.
   Algumas medidas poderiam ser tomadas pelos diretores para acabar com a violência. Proporcionar palestras para os alunos se conscientizarem daquilo que estão fazendo, colocar psicólogos nas escolas para orientar os alunos e seus pais e evitar trocas de salas para que não haja contato entre os alunos. Tomando algumas dessas medidas, portanto, as escolas poderiam ter maior rendimento e os alunos seriam menos violentos.

LUIZ HENRIQUE FARIA MARINS, 9ºA






A AUTORIZAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA

O assunto dos últimos tempos, em todos os contos do Brasil, é a maneira como vem crescendo o número de ocorrências de violência nas escolas que, de formas diversas tem atingido a vida de milhares de crianças e jovens. Defendo a idéia de que a violência começa em casa, e é levada de forma drástica às salas de aula.

Acredito que, a grande maioria das ocorrências registrados por violência nas escolas, o agressor não é o principal culpado por atitudes tão violentas. De alguma forma, ele também vivencia a violência, seja ela física ou psicológica. Um adulto ao violentar uma criança está dando a ela uma autorização para praticar o mesmo com um colega na escola, pois, a criança tende a copiar as atitudes de seu responsável, segundo opiniões de psicólogos.

Uma criança que, em casa, tem exemplos de amor e carinho, sem dúvida, transmitirá amor e carinho para os seu próximo. Em alguns casos, a reação de uma criança que sofre violência em casa e de não repetir a violência com outras crianças, mas, infelizmente, são casos raros.

Crianças que hoje são violentadas têm chances enormes de praticarem violência contra outras crianças, quando forem adultos, assim como, estupradores que um dia já foram estuprados.

Os únicos e exclusivos responsáveis pelos casos de violência nas escolas são os pais dos inocentes agressores que, na maioria das vezes, foram violentados pelos avós dos agressores e estes pelos bisavós e isso numa sucessão sem fim. Com suas atitudes agressivas e sem reflexão, os pais ajudam a aumentar as ocorrências de violência nas escolas.

LANA ALINE FARIA, 9ºA


A QUALIDADE DO ENSINO É AFETADA PELA VIOLÊNCIA

A violência nas escolas públicas brasileiras aumenta dia após dia, isso prejudica até mesmo a qualidade do ensino, porque alguns alunos, ao invés de ir à escola para aprender, vão pensando em arrumar confusão, prejudicando assim, a aula do professor e a qualidade do ensino.

Segundo Elton de Aquino Arruda, que publicou sua opinião no Jornal O Dia, diz que o assunto não é  novo e que mesmo havendo algumas iniciativas de enfrentamento à questão, essas iniciativas não vem tendo resultado. Por exemplo, o poder público tenta recompensar com premiações em dinheiro para quem enfrenta o desafio de trabalhar em escolas situadas em regiões consideradas violentas.

O cientista político João Trajano de Lima Sinto-Sé fala que o profissional de ensino se sente muito desamparado, desprotegido e muito pouco equipado para lidar com a questão concreta da violência. A professora Patrícia Pereira da Silva disse que as brigas e as ameaças são comuns no colégio estadual onde trabalha, diz também que os professores precisam precisam saber até onde podem ir, porque, hoje em dia, os alunos acham que podem tudo e que não têm limites.

Diante dos fatos descritos acima, proponho que as escolas públicas brasileiras levem esse assunto para ser tema de atividades escolares, debates em sala de aula e palestras para alunos, pais e comunidade, desde as séries iniciais, assim, evitando futuros casos de violência nas escolas.

ALINE MIRANDA RAMOS, 9ºA
Textos em processo de revisão e re-escrita.








































RESENHA DE LIVRO

Resenha do livro:         E-mãe a internet me aprontou uma




Tânia Alexandre Martinelli, além de lecionar Português na rede municipal da sua cidade de origem, é escritora e já escreveu livros infanto-juvenis como Violeta e o livro E-mãe a internet me aprontou uma.

O livro E-mãe a internet me aprontou uma, aborda o tema o divórcio entre casais , esse é um tema importante, já que muitos filhos não aceitam essa situação e a separação está se tornando cada vez mais comum. A linguagem do livro é fácil de entender e objetiva. O livro é narrado por Ana, a personagem principal da história, que faz a história se tornar mais interessante para o leitor.

João é o pai de Ana que estava separado da mãe dela e havia conhecido pela internet Marina. Desde então, começou a desordem, já que Ana não aceitava Marina. E agora? Como ficará o relacionamento entre pai e filha?

Há um momento no livro em que Ana, a personagem central da história, não aceita o fato de seu pai ter uma nova mulher. Ana é tida como egoísta pelo seu pai ,avó e sua mãe.

Ana e seu pai vão passar um fim de semana em São Paulo, na casa de Marina. É nesse momento,que Ana percebe que está sendo um pouco egoísta mesmo e começa a aceitar Marina.

É incrível! Quando você lê um capítulo, quer ler outro para saber o que vai acontecer, o livro tem 94 páginas de pura emoção, reflexão e no final , muita amizade e amor.

Realmente esse livro me surpreendeu, pois quando peguei para ler não dava nada para ele, depois que eu li, achei muito bem escrito, porque o enredo é fácil de entender, portanto, recomendo a leitura a todos os jovens que passaram por essa situação e os que ainda não passaram.

Vitor, 8ºB

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PARABÉNS!

Os ALUNOS VITOR FERNANDO DE BARROS SANT'ANA, JINNY KELLY CENTENO RAMOS E LUCAS MATHEUS BORGES participaram do processo seletivo para o CASDINHO e foram aprovados.
Parabéns a vocês e sucesso na caminhada!

Profª Francisca

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SENAI São José dos Campos inscrição cursos gratuitos

A escola SENAI de São José dos Campos SP oferece 117 vagas em cursos técnicos gratuitos em 2010, cursos de Redes de computadores,Eletroeletrônica e eletromecânica, as inscrições terão início dia 26 de outubro e terminam dia 06 de novembro.
A inscrição para os cursos grátis do SENAI 2010 custam R$35 e deverão ser realizadas somente no endereço abaixo. A prova do processo seletivo será aplicada dia dia 29 de novembro e conterá 60 questões de múltipla escolha.
A escola SENAI da cidade de São José dos Campos é a SENAI “Santos Dumont” que fica no endereço:
Rua Pedro Rachid, 304 Santana São José dos Campos CEP:12211180
Telefone: 12 3921-0299
Site : http://www.sp.senai.br/saojosedoscampos
Email : senaisaojose@sp.senai.br

Relação de cursos oferecidos:

Curso Técnico de Redes de Computadores
Curso Técnico de Eletromecânica
Curso Técnico de Eletroeletrônica

Aproveite esta oportunidade para estudar em uma das instituições de ensino de melhor qualidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho, cursos que depois de concluídos podem abrir várias portas de empregos, ou ainda melhorar a carreira em seu trabalho atual.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011 estarão abertas entre 1º e 22 de outubro. O exame será no dia 21de novembro.

Vestibulinho ETEC - CENTRO PAULA SOUZA


O processo seletivo vai oferecer 65.919 vagas para o Ensino Técnico, um crescimento de 4.991 vagas em relação ao 1º semestre de 2010 (60.928). Desse total, 56.308 são destinadas às 191 Etecs e às 34 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec) – esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.

As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Serão 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

O próximo Vestibulinho vai oferecer também 19.193 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No processo seletivo anterior foram 18.253 vagas.

* Cursos novos

Entre os 88 cursos técnicos que serão oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2011, 7 são inéditos:

Administração Integrado ao Ensino Médio - Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), 35 vagas, Etec Prof. Camargo Aranha (Capital), 80 vagas, e Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira (Santana de Parnaíba), 40 vagas;

Celulose e Papel - Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas), com 40 vagas à noite;

Dança Esportiva – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, 40 vagas, no período da noite;

Informática Integrado ao Ensino Médio - Etec Elias Nechar (Catanduva), 40 vagas, Etec João Baptista de Lima Figueiredo (Mococa), 36 vagas, Etec Jorge Street (São Caetano do Sul), 40 vagas, e Etec Polivalente de Americana, 40 vagas;

Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio - Etec Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal) e Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), ambas com 40 vagas;

Química Integrado ao Ensino Médio – Etec Júlio de Mesquita (Santo André), 40 vagas; e

Serviço de Restaurante e Bar – Etec de São Roque, 40 vagas à noite.

* O curso técnico em Agente Comunitário de Saúde passa a ser oferecido no processo seletivo em 3 Etecs (Amim Jundi, de Osvaldo Cruz; Praia Grande; Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital) e em uma classe descentralizada, extensão da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul. Todas com 40 vagas, à noite.


Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 1º a 22 de outubro – no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.

Maiores informações no site: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Vestibulinho/

NA PERCAM A OPORTUNIDADE, FAÇAM SUAS INSCRIÇÕES!!!

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