Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
MENU
Seguidores
PÁGINAS DO BLOG
- 7ºanos 2024
- 8º ano A - 2024
- Grupo de Estudos - 7ºAnos
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Ler é um Prazer
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
quarta-feira, 27 de julho de 2011
MENSAGEM DE BOAS VINDAS AOS ALUNOS DA EMEF.PROF.ª LÚCIA PEREIRA RODRIGUES
SER ESTUDANTE
Marina da Silva
Se quiseres ser um verdadeiro estudante
Não aprenda só o superficial,
Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber,
De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome,
Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem,
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante,
tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeito.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas:
toda a resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção,
a falta de limites, o abuso de poder,
Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.
Fonte:http://www.brasilcultura.com.br/menu-de-navegacao/almanaque-brasil-cultura/dia-do-estudante/
Marina da Silva
Se quiseres ser um verdadeiro estudante
Não aprenda só o superficial,
Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber,
De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome,
Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem,
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante,
tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeito.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas:
toda a resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção,
a falta de limites, o abuso de poder,
Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.
Fonte:http://www.brasilcultura.com.br/menu-de-navegacao/almanaque-brasil-cultura/dia-do-estudante/
quarta-feira, 20 de julho de 2011
quinta-feira, 7 de julho de 2011
sexta-feira, 1 de julho de 2011
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PRODUÇÃO DE CAUSOS DE ASSOMBRAÇÃO
1- Leitura de contos pelos alunos - atividade oral, no início da aula.
Durante uma semana, os alunos fizeram a leitura de vários contos de diferentes autores brasileiros no início da aula. Para essa leitura, poderiam usar o recurso do teatro de fantoches e outros recursos para fazer a leitura dos contos.
2- Empréstimo de livros de contos da sala de leitura.
3- Ficha de leitura dos contos lidos.
4- Contação de história - Aluna Mayara, 7ºC, fantasiada de bruxa contou A mulata de Córdoba.
5- Leitura do conto O Defunto Vivo pela professora aos alunos e audição do conto Medo, de Cora Coralina, com proposta de criação de outra versão para os contos.
6- Leitura de parte do livro de Gladys Rocha,Uma Noite Mal-assombrada aos alunos e proposta de produção de um final criado pelos alunos.
7- Leitura pela professora do final da história do livro de Gladys Rocha.
8- Leitura pelos alunos do final que cada um criou para a história Uma Noite Mal-assombrada.
9- Leitura do conto Maria Angula, do livro Contos de Assombração, pela professora.
10-Produção de um conto de assombração de autoria do aluno.
11-Troca de texto entre os alunos para apreciação do outro.
12-Revisão e reescrita do texto pelo aluno, a partir da apreciação feita pelo colega.
13-Correção pela professora dos textos produzidos.
14-Revisão e reescrita pelo aluno e ilustração da história.
15-Exposição dos textos produzidos pelos alunos.
16-Publicação no blog das melhores produções.
Assinar:
Postagens (Atom)