Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oração do estudante

LEIA E REFLITA:



Fonte: http://luciane.hagemeyer.zip.net/images/Calvin4.jpg


Fonte: http://blogdacora.zip.net/images/voo_gansos.jpg

MENSAGEM DE BOAS VINDAS AOS ALUNOS DA EMEF.PROF.ª LÚCIA PEREIRA RODRIGUES

SER ESTUDANTE
Marina da Silva



Se quiseres ser um verdadeiro estudante
Não aprenda só o superficial,
Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
Procura na escola o que deseja para tua vida,
Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
Se não tens teto, cobre-te de saber,
De vontade, de garra.
Se tens frio, se tens fome,
Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
Se te faltar coragem,
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Sê leal, fraterno, amigo, forte!
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
Pois tu, jovem estudante,
tens que assumir o comando do teu país.
Respeita para ser respeito.
Valoriza para ser valorizado.
Espalha amor para seres amado.
Não tenhas medo de fazer perguntas:
toda a resposta terá sentido.
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção,
a falta de limites, o abuso de poder,
Pensa na existência de tudo o que te cerca.
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir.
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.

Fonte:http://www.brasilcultura.com.br/menu-de-navegacao/almanaque-brasil-cultura/dia-do-estudante/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PRODUÇÃO DE CAUSOS DE ASSOMBRAÇÃO


1- Leitura de contos pelos alunos - atividade oral, no início da aula.
Durante uma semana, os alunos fizeram a leitura de vários contos de diferentes autores brasileiros no início da aula. Para essa leitura, poderiam usar o recurso do teatro de fantoches e outros recursos para fazer a leitura dos contos.

2- Empréstimo de livros de contos da sala de leitura.

3- Ficha de leitura dos contos lidos.

4- Contação de história - Aluna Mayara, 7ºC, fantasiada de bruxa contou A mulata de Córdoba.

5- Leitura do conto O Defunto Vivo pela professora aos alunos e audição do conto Medo, de Cora Coralina, com proposta de criação de outra versão para os contos.

6- Leitura de parte do livro de Gladys Rocha,Uma Noite Mal-assombrada aos alunos e proposta de produção de um final criado pelos alunos.

7- Leitura pela professora do final da história do livro de Gladys Rocha.

8- Leitura pelos alunos do final que cada um criou para a história Uma Noite Mal-assombrada.

9- Leitura do conto Maria Angula, do livro Contos de Assombração, pela professora.

10-Produção de um conto de assombração de autoria do aluno.

11-Troca de texto entre os alunos para apreciação do outro.

12-Revisão e reescrita do texto pelo aluno, a partir da apreciação feita pelo colega.

13-Correção pela professora dos textos produzidos.

14-Revisão e reescrita pelo aluno e ilustração da história.

15-Exposição dos textos produzidos pelos alunos.

16-Publicação no blog das melhores produções.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI