Meu cantinho de leitura e estudos

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segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Dos Direitos da Criança e do Adolescente - O DIREITO DE BRINCAR



Toda criança tem direito a brincar. Esse direito e tão fundamental que foi incluído na Declaração das Nações Unidas dos Direitos da Criança em 1959 e reiterado em 1990, quando a ONU adotou a Convenção dos Direitos da Criança. Quando as crianças brincam, conhecem a si mesmas a aos outros. Descobrem o mundo e exercitam novas habilidades. Criam vínculo. Elaboram saídas para as situações de conflito, aumentando assim, a auto-estima. Tornam-se mais avançadas em desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Compartilham mais, são menos agressivas e tem relacionamentos mais seguros com suas famílias. Infelizmente, na vida moderna, a brincadeira esta virando artigo escasso. Não faz o menor sentido a gente encher os filhos de cursos de inglês, francês, alemão, japonês, computação... querendo que eles sejam bem sucedidos no futuro se eles não tiverem tempo para brincar. Brincar e sinônimo de infância! Nunca conseguiremos criar homens sensatos se antes não criarmos moleques! Quem brinca agora aprende a encontrar soluções criativas no trabalho, nos relacionamentos, na vida... Mais do que matricular os filhos em cursos disso ou daquilo, deixe-os brincar!

Fonte:http://vivaglebaviva.blogspot.com.br/2013/07/toda-crianca-tem-o-direito-de-brincar.html













EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS!


















Direito à Educação


O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas.
No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as resposabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Constituição Federal de 1988, artigo 205.



Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Juntos, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de estudar por falta de vaga.


É direito da criança e do adolescente:
1- ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
2- ser respeitado por seus educadores;
3- ter igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
4- direito de contestar os critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

São deveres dos pais:
 1- matricular seus filhos (ou pupilos) na escola;
 2- acompanhar a frequência e aproveitamento de suas crianças e adolescentes na escola.

  O descumprimento destes deveres pode ser identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é matriculada na escola), ou infração administrativa (quando os pais não acompanham o desenvolvimento no aluno na escola).

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
  
1- ensino fundamental (da 1ª à 8 série), obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

2- ampliar gradativamente a oferta do ensino médio (colegial);

3- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (de preferência na rede regular de ensino);
 4- atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
5- acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística;
6- oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
7- atendimento no ensino fundamental, através de programas que garantam material didático-escolar,    transporte, alimentação e assistência à saúde.

Caso a garantia do ensino público obrigatório e oferecido de maneira regular seja descumprida, o Poder Público pode ser responsabilizado (artigo 209, §2º da Constituição Federal), e o chefe do executivo (prefeito, governador) pode até mesmo ser deposto.

Fonte: http://www.guiadedireitos.org

Convido a todos a assistirem o vídeo abaixo do discurso de Malala Yousafzai, a garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã:




No Brasil, a jornalista Adriana Carranca escreveu o livro Malala, a menina que queria ir para a escola. Confira a essa sugestão de leitura e o vídeo de entrevista com a autora:

  





    Adriana Carranca, jornalista e escritora.
  



Clique no link abaixo e conheça os Direitos das Crianças e dos Adolescentes

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uso das conjunções E e MAS


Clique no link abaixo e conheça a importância de se aprender adequadamente as regras de uso das conjunções aditivas e adversativas para a manutenção da coerência textual.





segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Atividade para trabalhar Valores Humanos na Escola

ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS NA ESCOLA

1ª Etapa: Leitura da sinopse do filme Mãos Talentosas e exposição dos objetivos da atividade.

2ª Etapa: Assistir ao filme.





3ª Etapa - Roda de Conversa - questões para refletir sobre a trajetória da personagem e os valores humanos presentes em sua vida e nas atitudes das pessoas com quem convivia.

4ª Etapa - Proposta de produção de texto: 

EXERCÍCIO PARA PENSAR, ANTECIPAR O FUTURO E ESCREVER ...

OBJETIVO: PRODUÇÃO DE UM LIVRO

Inspirado (a) no filme, imagine como será a sua trajetória de vida até a realização de seu sonho profissional.
Conte os motivos que o levaram a escolher esse sonho, fale um pouco sobre sua infância e adolescência, fale da família, amigos, professores e escolas onde estudou. Depois, imagine onde você estará daqui a alguns anos, quando já tiver concluído o Ensino Médio? O que estará fazendo pelo seu sonho? Que desafios e dificuldades enfrentará?

Escreva o livro de sua vida. Nele, você escreverá uma narrativa contando a sua história de sucesso e os desafios que imagina que enfrentará para conseguir estudar e fazer o curso que escolheu. 
Para criar a sua história e escrever o seu livro, siga as instruções abaixo:

1.    Escreva a sua história em 1ª pessoa (você é o personagem principal).
2.    O número mínimo é 30  linhas e o máximo de 40 linhas.
3.    O objetivo do texto é contar quais são os seus talentos e como foi sua trajetória para alcançar a realização de seu sonho profissional.
4-    Descreva ambientes por onde passou e situações que enfrentou para alcançar seu objetivo.
5- Crie outros personagens para participar da história e de diálogos imaginários: pessoas da família, amigos, professores, falsos amigos e outras pessoas que julgar importantes para participar de sua história.
6- Crie conflitos (são os desafios) e conte como enfrentará cada um deles.
7-    Você pode dividir sua história em capítulos.
8-    Coloque em seu texto o mesmo título do filme Mãos Talentosas, a história de ......... (complete a frase com o seu nome).
9-    Crie ilustrações para as partes mais significativas da história.
10-Crie uma capa para seu livro. Coloque na capa todas as informações importantes:  nome do autor, nome do livro, ilustração, nome do ilustrador, edição e nome da editora.
11-    Faça uma revisão do texto, antes de entregá-lo. Utilize-se da ficha de avaliação que está em seu caderno.
12-    Entregue a 1ª versão, somente a sua história, em folha de almaço, ou digitada, dia 14/08/15, sexta-feira.
13-    Entregue a 1ª versão do livro em 28/08/15.


 “Sabe, a nossa historia é a gente que vai escrevendo
Cada linha é definida pelas escolhas que estamos fazendo
Em muitos livros, só se pode encontrar tristeza e solidão
Em outros só há relatos de dor a aflição”

l
Seja dedicado e procure escrever uma boa história. Lembre-se, essa é a história da sua vida.

Escolha que tipo de história escreverá para sua vida. Sinceramente? Espero que seja uma história de sucesso!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ATIVIDADES PARA TRABALHAR VALORES NA ESCOLA - PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA - Sugestões de mensagens e animações para o trabalho com valores como: Honestidade, Cooperação e Humildade.


Roteiro de Aula

Tema: Valores Humanos - Honestidade, Cooperação e Humildade 

 1ª Etapa: Atividade de sensibilização: Exibição do vídeo com a história do Norte da China: A flor da Honestidade

Antecipação da Leitura: 

1- Uma história com esse título tratará de qual valor humano?
Exibição do vídeo:

2ª Etapa - Estratégias de Leitura:

Inferências durante a Leitura:
2- Que critérios de escolha o príncipe utilizará para a escolha de sua noiva? Comente.
3- Qual das moças o príncipe escolherá após o teste? Explique.

Verificação:

4- Os acontecimentos na história aconteceram, de acordo com a sua previsão?
5- O que aconteceu de forma diferente?

3ª Etapa - Conclusões:
5- Qual a moral dessa história?
6- É possível colocar em prática o ensinamento transmitido pela história A flor da Honestidade?

4ª Etapa - Roda de Conversa - Reflexão e comentários:
7- Leia, reflita e comente as frases abaixo que tratam do tema da história:


Nesta etapa, os alunos sentados em círculo poderão retirar as frases aleatoriamente de uma caixinha. O aluno fará a leitura da frase para os demais colegas e seu comentário. Outros colegas também poderão fazer comentário sobre a mesma frase.


Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.
                     Willian Shakespeare

Ser honesto significa escolher não mentir, roubar, enganar, ou trapacear de modo algum. Aquele que perde sua honestidade. Já não tem mais nada a perder.

Honestidade é o primeiro passo para mudanças verdadeiras.

A Honestidade nunca sai de moda!

A Honestidade é uma das virtudes mais importantes: na família, no trabalho e na sociedade.

A Honestidade é a Honra, uma qualidade da pessoa.



O indivíduo que é honesto descarta a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.


Você, professor, ainda pode encerrar a aula exibindo a comovente história: A Honestidade não tem Preço:



Boas reflexões!

Prof.ª Francisca




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