Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
Toda criança tem direito a brincar. Esse direito e
tão fundamental que foi incluído na Declaração das Nações Unidas dos Direitos
da Criança em 1959 e reiterado em 1990, quando a ONU adotou a Convenção dos
Direitos da Criança. Quando as crianças brincam, conhecem a si mesmas a aos
outros. Descobrem o mundo e exercitam novas habilidades. Criam vínculo.
Elaboram saídas para as situações de conflito, aumentando assim, a auto-estima.
Tornam-se mais avançadas em desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo.
Compartilham mais, são menos agressivas e tem relacionamentos mais seguros com
suas famílias. Infelizmente, na vida moderna, a brincadeira esta virando artigo
escasso. Não faz o menor sentido a gente encher os filhos de cursos de inglês,
francês, alemão, japonês, computação... querendo que eles sejam bem sucedidos
no futuro se eles não tiverem tempo para brincar. Brincar e sinônimo de
infância! Nunca conseguiremos criar homens sensatos se antes não criarmos
moleques! Quem brinca agora aprende a encontrar soluções criativas no trabalho,
nos relacionamentos, na vida... Mais do que matricular os filhos em cursos
disso ou daquilo, deixe-os brincar!
O Direito à educação é parte de um conjunto
de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da
igualdade entre as pessoas.
No Brasil este direito apenas foi reconhecido na
Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação
formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino
público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não
podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as resposabilidades do Estado
foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e
da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,
visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Além da Constituição Federal, de 1988, existem ainda duas leis que
regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996.
Juntos, estes mecanismos abrem as portas da escola pública fundamental a
todos os brasileiros, já que nenhuma criança, jovem ou adulto pode deixar de
estudar por falta de vaga.
É direito da criança e do adolescente:
1- ter acesso à escola
pública e gratuita próxima de sua residência;
2- ser respeitado por seus
educadores; 3- ter igualdade de
condições para o acesso e permanência na escola;
4- direito de contestar os
critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
São deveres dos pais:
1- matricular seus filhos
(ou pupilos) na escola;
2- acompanhar a frequência e
aproveitamento de suas crianças e adolescentes na escola.
O descumprimento destes deveres pode ser
identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é
matriculada na escola), ou infração administrativa (quando os pais não
acompanham o desenvolvimento no aluno na escola).
É dever do Estado assegurar à criança e ao
adolescente:
1- ensino fundamental (da 1ª
à 8 série), obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
acesso na idade própria;
2- ampliar gradativamente a
oferta do ensino médio (colegial);
3- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (de
preferência na rede regular de ensino);
4- atendimento em creche e
pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
5- acesso aos níveis mais
elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística;
6- oferta de ensino noturno
regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
7- atendimento no ensino
fundamental, através de programas que garantam material didático-escolar, transporte, alimentação e
assistência à saúde.
Caso a garantia do ensino público obrigatório e
oferecido de maneira regular seja descumprida, o Poder Público pode ser
responsabilizado (artigo 209, §2º da Constituição Federal), e o chefe do
executivo (prefeito, governador) pode até mesmo ser deposto.
Fonte: http://www.guiadedireitos.org
Convido a todos a assistirem o vídeo abaixo do discurso de Malala Yousafzai, a garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã:
No Brasil, a jornalista Adriana Carranca escreveu o livro Malala, a menina que queria ir para a escola. Confira a essa sugestão de leitura e o vídeo de entrevista com a autora:
Clique no link abaixo e conheça a importância de se aprender adequadamente as regras de uso das conjunções aditivas e adversativas para a manutenção da coerência textual.
ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS NA ESCOLA
1ª Etapa: Leitura da sinopse do filme Mãos Talentosas e exposição dos objetivos da atividade.
2ª Etapa: Assistir ao filme.
3ª Etapa - Roda de Conversa - questões para refletir sobre a trajetória da personagem e os valores humanos presentes em sua vida e nas atitudes das pessoas com quem convivia.
4ª Etapa - Proposta de produção de texto:
EXERCÍCIO PARA PENSAR, ANTECIPAR O
FUTURO E ESCREVER ...
OBJETIVO: PRODUÇÃO DE UM LIVRO
Inspirado
(a) no filme, imagine como será a sua trajetória de vida até a realização de
seu sonho profissional.
Conte os motivos que o levaram a escolher esse sonho, fale um pouco sobre sua infância e adolescência, fale da família, amigos,
professores e escolas onde estudou. Depois, imagine onde você estará daqui a
alguns anos, quando já tiver concluído o Ensino Médio? O que estará fazendo
pelo seu sonho? Que desafios e dificuldades enfrentará?
Escreva o livro de sua vida. Nele, você escreverá uma narrativa
contando a sua história de sucesso e os desafios que imagina que enfrentará para
conseguir estudar e fazer o curso que escolheu.
Para criar a sua história e
escrever o seu livro, siga as instruções abaixo:
1.Escreva
a sua história em 1ª pessoa (você é o personagem principal).
2.O
número mínimo é 30 linhas e o máximo de
40 linhas.
3.O
objetivo do texto é contar quais são os seus talentos e como foi sua trajetória
para alcançar a realização de seu sonho profissional.
4-Descreva
ambientes por onde passou e situações que enfrentou para alcançar seu objetivo.
5- Crie
outros personagens para participar da história e de diálogos imaginários:
pessoas da família, amigos, professores, falsos amigos e outras pessoas que
julgar importantes para participar de sua história.
6- Crie conflitos (são os desafios) e conte como enfrentará cada um deles.
7-Você
pode dividir sua história em capítulos.
8-Coloque
em seu texto o mesmo título do filme Mãos
Talentosas, a história de ......... (complete a frase com o seu nome).
9-Crie
ilustrações para as partes mais significativas da história.
10-Crie
uma capa para seu livro. Coloque na capa todas as informações importantes: nome do autor, nome do livro, ilustração, nome
do ilustrador, edição e nome da editora.
11-Faça
uma revisão do texto, antes de entregá-lo. Utilize-se da ficha de avaliação que está
em seu caderno.
12-Entregue
a 1ª versão, somente a sua história, em folha de almaço, ou digitada, dia 14/08/15,
sexta-feira.
13-Entregue
a 1ª versão do livro em 28/08/15.
“Sabe, a nossa historia é a gente
que vai escrevendo
Cada linha é definida pelas escolhas que estamos fazendo
Em muitos livros, só se pode encontrar tristeza e solidão
Em outros só há relatos de dor a aflição”
Tema: Valores Humanos - Honestidade, Cooperação e Humildade
1ª Etapa: Atividade de sensibilização: Exibição do vídeo com a história do Norte da China: A flor da Honestidade Antecipação da Leitura: 1- Uma história com esse título tratará de qual valor humano? Exibição do vídeo:
2ª Etapa - Estratégias de Leitura:
Inferências durante a Leitura: 2- Que critérios de escolha o príncipe utilizará para a escolha de sua noiva? Comente. 3- Qual das moças o príncipe escolherá após o teste? Explique. Verificação: 4- Os acontecimentos na história aconteceram, de acordo com a sua previsão? 5- O que aconteceu de forma diferente? 3ª Etapa - Conclusões: 5- Qual a moral dessa história? 6- É possível colocar em prática o ensinamento transmitido pela história A flor da Honestidade? 4ª Etapa - Roda de Conversa - Reflexão e comentários: 7- Leia, reflita e comente as frases abaixo que tratam do tema da história:
Nesta etapa, os alunos sentados em círculo poderão retirar as frases aleatoriamente de uma caixinha. O aluno fará a leitura da frase para os demais colegas e seu comentário. Outros colegas também poderão fazer comentário sobre a mesma frase.
Nenhuma herança é
tão rica quanto a honestidade.
Willian
Shakespeare
Ser honesto significa escolher não mentir, roubar, enganar, ou
trapacear de modo algum. Aquele que perde sua honestidade. Já não tem mais
nada a perder.
Honestidade é o
primeiro passo para mudanças verdadeiras.
A Honestidade nunca sai de moda!
A Honestidade é uma
das virtudes mais importantes: na família, no trabalho e na sociedade.
A Honestidade é a Honra, uma qualidade da pessoa.
O indivíduo que é honesto descarta a malandragem e a esperteza de
querer levar vantagem em tudo.
Você, professor, ainda pode encerrar a aula exibindo a comovente história: A Honestidade não tem Preço: