1. qual o nome da personagem principal? na sua opinião, por quE ela é apresentada dessa forma na
histOria?
|
2. como era a vida da personagem principal? reconte.
|
3. qual a parte da historia que você mais gostou ou a que você menos
gostou?
|
4. Dos direitos da criança e do adolescente, quais você percebeu que a personagem principal tem acesso?
|
5. Dos direitos da criança e do adolescente, quais você percebeu que a personagem principal Não tem acesso?
|
6. O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA HISToRIA ?
|
7. Você indicaria a leitura deste livro/conto
para um amigo (a)? Por quê?
|
8. A HISToRIA QUE VOCÊ LEU, TEVE UM FINAL
FELIZ? RECONTE E EXPLIQUE.
|
9. QUAL DIREITO SUA PERSONAGEM
NÃO TEM ACESSO E VOCÊ ACHA IMPORTANTE QUE UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE TENHA?
EXPLIQUE.
|
10. VOCÊ ACHA QUE EXISTAM
CRIANÇAS NO BRASIL OU NO MUNDO QUE TENHAM UMA SITUAÇÃO DE VIDA PARECIDA COM A
DA PERSONAGEM DO LIVRO QUE VOCÊ LEU?
|
11. VOCÊ ACREDITA QUE A
INTENÇÃO DO AUTOR AO ESCREVER ESSA HISTORIA TENHA SIDO A DE DENUNCIAR ALGUM
PROBLEMA SOCIAL QUE AFETA AS CRIANÇAS OU ADOLESCENTES? EXPLIQUE.
|
12. A HISTORIA QUE VOCÊ LEU
FALA SOBRE QUAL ASSUNTO? COMENTE.
|
13. RECONTE A HISTORIA DO
LIVRO QUE VOCÊ LEU.
|
14. SE VOCÊ FOSSE O AUTOR DO
LIVRO, QUE TÍTULO ESCOLHERIA PARA A HISTORIA QUE VOCÊ LEU?
|
15. ESCOLHA A PARTE DO LIVRO
QUE ACHOU MAIS COMOVENTE E LEIA PARA A TURMA.
|
Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
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terça-feira, 1 de setembro de 2015
Sugestão de perguntas para uma Roda de Leitura
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Roteiro para o trabalho de leitura crítica de livro paradidático - estudantes dos 6º anos
Olá, alunos!
Para auxiliá-los na realização do trabalho de leitura do livro paradidático, estou disponibilizando abaixo o roteiro digitado para realização do trabalho com o livro escolhido por você na Sala de Leitura e que trata sobre a realidade da criança ou adolescente.
O roteiro é o mesmo apresentado em sala de aula e para auxiliá-los fiz a digitação e a organização das questões. O seu trabalho será apenas imprimi-lo ou salvar no seu computador e respondê-lo. Veja:
ROTEIRO PARA LEITURA DE LIVRO PARADIDÁTICO
Nome do estudante
.................................................................................................................................
Nº
.................................Turma:............................
Professoras:
______________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Dados da obra
Nome do livro:
........................................................................................................................................
Nome do autor(a):
..................................................................................................................................
Editora:
...................................................................................................................................................
Ilustrador(a):
..........................................................................................................................................
1. Qual o tema da
obra?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Quais são os personagens
principais? Fale um pouco sobre cada um deles.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Qual a parte da
história que você mais gostou?
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
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4. Descrição do lugar onde se
passa a história:
O livro conta a história de ...........................................................................................
e retrata a realidade de
..............................................................................................
que vivia
...................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5. Dos
direitos da criança e do adolescente, quais você percebe que a personagem
principal tem acesso? Retire um trecho da história para comprovar sua resposta:
- Direito à
..............................................................................
pág ..............................
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
- Direito à
...............................................................................pág
...............................
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Dos
direitos da criança e do adolescente previstos no ECA (Estatuto da Criança e do
Adolescente), quais você percebeu que sua personagem não tem acesso, apesar de
estar previsto na lei? Explique e cite trechos da história que comprovem sua
resposta. Indique também a página de onde foram tirados os trechos.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Qual a
mensagem transmitida pelo autor (a) do livro?
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Você
indicaria a leitura deste livro? Por quê?
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9. Você gostou
do final da história? Explique.
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............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10. Ilustre a
parte da história que mais gostou.
|
Boa leitura!
Prof.ª Francisca
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Fora da Escola não pode!
Conheça as iniciativas da UNICEF no Brasil para garantir o direito à Educação à todas as crianças.
Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) deram início à Iniciativa Global Out of School Children (OOSC) – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Além do relatório Todas as Crianças na Escola em 2015, a iniciativa inclui a mobilização Fora da Escola Não Pode!
O desafio do País é grande. Uma análise feita pelo UNICEF e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação mostrou que, segundo os Microdados do Censo Demográfico 2010 (IBGE), mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Os grupos mais atingidos pela exclusão são as crianças de 4 e 5 anos, com idade para frequentar a pré-escola, e os adolescentes de 15 a 17 anos, que deveriam estar no ensino médio.
Como anda o direito à Educação no Brasil?
O UNICEF trabalha para que haja acesso
universal à educação de qualidade que assegure a permanência com aprendizagem e
a conclusão da educação básica na idade certa para cada criança e adolescente
brasileiro.
O Brasil apresenta um alto índice de acesso
das crianças à escola – 97,9%. No entanto, os 2,1% que faltam não são poucos:
eles representam 570 mil meninas e meninos que ainda estão fora das salas de
aula. Desses, 350 mil são negros. A imensa maioria dos que estão fora da escola
mora nas regiões Norte e Nordeste do País, o que revela claramente as
desigualdades regionais e as relacionadas à raça e à etnia de nossas crianças.
A educação de qualidade, além de ser um
direito fundamental, amplia e garante os demais direitos humanos e sociais. O
Brasil convive com um quadro de desigualdades e de déficits educacionais
recorrentes. Permanecem grandes os desafios que devem ser enfrentados para que
se possa garantir educação de qualidade para todos e para cada menina e cada
menino, independentemente da origem étnica, racial, social ou geográfica.
DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - I
Antes ninguém era criança
Comer e brincar com os adultos eram atividades que as crianças nem sonhavam em fazer no passado. Elas não só vestiam roupas parecidas com as de seus pais, como também não podiam opinar sobre vários assuntos.
Os historiadores acreditam que a infância que você conhece hoje foi construída lentamente. Foi por volta do século 17 que surgiu um mundo específico para uma nova criança, com brinquedos, comidas, passeios, roupas.
Mas foi somente no século passado, por volta de 1923, que as crianças e os adolescentes começaram a ter direitos. Em 1959, por exemplo, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Em 1989, ocorreu a Convenção dos Direitos da Criança, um encontro internacional que considerou que todas as nações devem respeitar os direitos de meninas e meninos.
No Brasil, esses direitos foram representados no Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990.
No século 16, palavras como "infantes", "inocentes" e "meúdos" eram utilizadas pelos adultos quando eles falavam das crianças.
Os termos "adolescente", "menino", entre outros, começaram a aparecer nos dicionários a partir de 1830.
Folha de São Paulo, Folhinha, 9 de maio de 2004.
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CONHEÇA OS DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO
ADOLESCENTE ASSEGURADOS PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à
criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,
além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 227 da
Constituição Federal Brasileira.
Para a lei brasileira as crianças são
os indivíduos de até onze anos de idade e, adolescentes são
aquelas pessoas que têm entre doze e dezoito anos. Por serem pessoas em
desenvolvimento, crianças e adolescentes precisam ser especialmente
protegidos pela sociedade e pelo Estado e é isso que diz o artigo 227 da
Constituição brasileira, citado acima. Nesse sentido, a Constituição brasileira
foi bastante inovadora já que se adianta às disposições da
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO
ADOLESCENTE
|
Para fazer valer o artigo 227, foi promulgada em
1990 uma Lei federal (que vale para o Brasil inteiro). Os direitos das crianças
e dos adolescentes, bem como as obrigações da família, da sociedade e do
governo para com eles estão descritos nessa lei que se
chama "Estatudo da Criança e do Adolescente" e, comumente é
chamado de ECA. O essencial é que esta lei diz que a criança e o adolescente
são prioridade no Estado brasileiro e que devem receber todos os cuidados
referentes à sua proteção e desenvolvimento. Veja o que diz esse artigo do
Estatuto de Criança e do Adolescente:
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade
em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação
dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte,
ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à
liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de
relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas
sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas
relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Para ler na
íntegra o Estatuto da Criança e do Adolescente clique aqui.
Fonte: http://www.guiadedireitos.org
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CAMPANHA PELA PRESERVAÇÃO DO DIREITO À VIDA
Para mim, preservar o direito à vida de toda criança e adolescente vem antes de qualquer dos direitos previstos no ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente.
Depois dos últimos acontecimentos, fiquei tão emocionada e chocada com a notícia da morte prematura do menino caçador de pipas que, na verdade, apenas exercia o seu direito à infância, o direito de brincar.
Na sua bravura e lealdade à sua pipa, o caçador ultrapassou os limites do gramado e ganhou o asfalto.
Enfrentando os perigos do trânsito, o valente caçador afugentou os medos e perseguiu sua pipa, que o levou para voar e conhecer outros lugares.
O menino virou estrela e semelhante à pipa, do alto do céu, agora pode apreciar as belezas do mundo e seu coração bate feliz, na liberdade que alcançou para voar.
Voa, voa, menino, e leve um recado para o menino Jesus: ajude, menino-deus, a sociedade a vencer a luta pela preservação dos direitos das crianças, que precisam de um lugar tranquilo para exercerem o seu direito de brincar e a ter uma infância saudável e feliz.
Homenagem ao menino Guilherme, atropelado na rodovia dos Tamoios em 31/07/15.
Conheça a história do menino caçador de pipas. Clicando aqui.
REGIAO
August 1, 2015 - 04:42
Menino morre atropelado ao perseguir pipa
Corpo de Bombeiros alerta para o aumento do número de jovens nas ruas durante o período de férias escolares, que termina na segunda
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
O estudante Guilherme Rodrigues Toledo da Silva, 12 anos, morreu ontem após ser atropelado por um carro na Rodovia dos Tamoios, em São José dos Campos.
Segundo a Polícia Civil, ele corria atrás de uma pipa quando teria invadido a pista e sido atingido por um carro modelo Corsa.
A colisão ocorreu na altura do km 8 da Tamoios, na pista sentido São José, às 12h45 de ontem, perto do acesso ao bairro São Judas Tadeu, onde o menino morava com a família.
Uma ambulância dos bombeiros e o helicóptero Águia da Polícia Militar foram deslocados para o local, mas o estudante já estava morto quando o resgate chegou.
O corpo de Guilherme será sepultado hoje, no cemitério Maria Peregrina, em Santana, na zona norte.
Até as 19h de ontem, o horário ainda não estava definido. O velório ocorreria na casa da avó do estudante.
Fatalidade.
O acidente foi registrado ontem na Polícia Civil, que trata o caso como uma fatalidade no trânsito.
Segundo policiais, o motorista é de Santa Branca e estava com os documentos em ordem, tanto pessoais, como a Carteira de Habilitação, quanto do veículo.
Ele também não estava embriagado.
Choque.
Familiares que estavam na delegacia preferiram não comentar o acidente, ocorrido três dias antes de Guilherme retomar as aulas no segundo semestre, a partir da próxima segunda-feira.
Segundo o capitão Antonio Carlos Bernardes, comandante dos bombeiros da região de São José e Jacareí, nesse período do ano, com pouca chuva, aumenta a quantidade de crianças e adolescentes empinando pipa. Com isso, cresce o risco de acidentes. "Eles correm olhando para cima e perdem a noção de espaço, o que pode acabar em acidentes, como o de hoje [ontem]", afirmou.
Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha
"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha"
Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Robô-brinquedo |
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem de respeitar.
Direito de perguntar... ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direitos a livros e a pão
Direitos de ter brinquedos.
Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.
Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.
Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola bola!
Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas, e uma corda de pular.
Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa... contar estrelas no céu...
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.
Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura..
Alguém para querer bem...
Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo de chuva,
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar... de preferência com colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...
Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!
Letra da Música: Deveres e Direitos
Composição: Toquinho e Elifas Andreatto
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.
Meninos e meninas,
Não olhem cor, nem religião nem raça.
Chamem os que não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.
Meninos e meninas,
Não olhem raça, religião nem cor.
Os dois gêmeos do padeiro
E o caçula do doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem os que não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem raça ou religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.
Música de Mara Maravilha - Direitos da Criança
Letra da Música de Mara Maravilha - Direitos da Criança
Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar
Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer
Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração
refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar
Refrão...
Link: http://www.vagalume.com.br/mara-maravilha/direito-da-crianca.html#ixzz3jD7gZDuJ
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar
Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer
Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração
refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar
Refrão...
Link: http://www.vagalume.com.br/mara-maravilha/direito-da-crianca.html#ixzz3jD7gZDuJ
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