Para o profissional da Educação é
essencial entender a diferença entre os termos dificuldades de aprendizagem e problemas de
aprendizagem; por isso essa discussão é muito relevante para nossa formação.
Uma sala de aula é formada por uma
diversidade de crianças que apresentam, apesar da faixa etária ser basicamente
a mesma, ritmos de aprendizagem diferentes. Compreender o contexto que envolve
o processo de aprendizagem e o desenvolvimento desses alunos é muito importante
para o professor. Desta forma, ele passa a distinguir no grupo, os alunos que
apresentam dificuldade de aprendizagem e que por isso precisarão ser
encaminhados à projetos de recuperação paralela ou intensiva, conforme o grau
de dificuldade, à grupos de estudo e lançar mão de outras estratégias e
recursos que a escola dispor para que o aluno avance e consiga acompanhar o
conteúdo correspondente à idade/série em que ele se encontra.
Observando e conhecendo melhor o
grupo, será possível também encaminhar às de Apoio Pedagógico: à Sala de Recursos ou ao Laboratório de
Aprendizagem, como temos na rede municipal de São José dos Campos, os alunos que
apresentarem problemas de aprendizagem, devido à alguma patologia (problemas
físicos, psíquicos e outros). Os profissionais destes projetos são
Psicopedagogos que encaminham os alunos junto com o Serviço de Orientação
Educacional da Escola a outros profissionais, conforme a necessidade da
criança; a fim de que façam um laudo e um acompanhamento desta criança, para
que a criança possa ser atendida pelos especialistas e área médicas mais indicadas a cada caso. Feito o diagnóstico e com as intervenções pedagógicas necessárias, o aluno terá condições de alcançar avanços em sua aprendizagem, dentro
das suas possibilidades e ritmo de aprendizagem.
Não é uma tarefa fácil, porque não é
todo profissional que compreende e sabe como avaliar e encaminhar as crianças que
apresentam dificuldades para aprender, muitas vezes nem existe na rede uma equipe multidisciplinar para dar esse apoio necessário. A situação é mais crítica quando um
aluno possui problemas de aprendizagem. Infelizmente, muitos acham que se a
criança não apresenta as habilidades necessárias para aprender o que está no
planejamento anual é porque ela não é capaz de aprender, esquecendo-se de que o
planejamento deve ser feito, a partir da realidade da sua sala de aula, para
que ele esteja adequado ao seu grupo e atenda à necessidade dos alunos.
Sabemos, entretanto, que não depende apenas do professor, precisamos de políticas públicas capazes de criar uma rede de atendimento e oferecer esse apoio às escolas e às famílias. Unir os setores de Saúde e Educação seria o caminho para vencermos as barreiras que impedem a aprendizagem de muitos alunos espalhados pelo Brasil.
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