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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O papel da escola no fortalecimento da relação entre escola e família


Independente do seu modelo e dos elementos que compõe a família é nela que a criança encontra o espaço natural para seu desenvolvimento e para o cultivo dos valores humanos, constituindo-se como base para a sustentação da sua formação.
Sabe-se que é no circulo familiar que se iniciam as primeiras aprendizagens que futuramente se estende à escola. Com os estímulos da família e dos professores, a criança em idade escolar passa a desenvolver outras habilidades e conhecimentos fundamentais para sua formação.
São muitos os fatores que influenciam a aprendizagem dos alunos, mas certamente a influencia da família é fundamental nesse processo; por isso é importante o envolvimento entre família e escola.
A especialista Heloisa Zymanski, professora de Psicologia da Educação da PUC-SP, afirma que quando a criança percebe que seus pais estão em uma aliança com a escola, ela se sente muito mais protegida. Para Heloisa, deve partir da escola a iniciativa de criar um movimento para fortalecer os laços de aproximação entre escola e família.
Como uma das primeiras iniciativas, a escola poderia propor uma reformulação da reunião de pais, que é importante e fundamental para os pais que desejam saber o que está acontecendo na escola. A reunião de pais não deve ser um momento de humilhação para os pais, deve ser uma reunião mais informativa, tratar dos progressos dos alunos e das propostas da escola, lembra a especialista.
Para Tiba:
                           A escola precisa alertar os pais sobre a importância de  sua  participação:  o interesse em acompanhar os estudos dos filhos é um dos  principais   estímulos para que eles – alunos – estudem. (Ensinar Aprendendo, p.152)
O objetivo de uma reunião de pais, por exemplo, deveria ser o de informar no início de cada bimestre, não somente aos pais, mas também aos alunos, sobre quais atividades serão realizadas em classe e em casa, que recursos e estratégias serão utilizados pelos professores, as expectativas de aprendizagem de cada disciplina e as novas habilidades a serem desenvolvidas.  Nesse encontro, a equipe gestora promoveria um debate a cerca das demandas necessárias para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido, é momento de uma escuta ativa para as sugestões e até para as críticas dos pais. Conduzir esse debate é o desafio do gestor e estabelecer parcerias com os pais poderá ser a chave do sucesso.
No entanto, a reunião de pais não deve ser a única situação de encontro entre pais e representantes da escola. Ao contrário, a equipe gestora e os professores deverão planejar outras situações de envolvimento da família na construção das práticas educativas da escola, a serem previstas no Projeto Político Pedagógico da Escola, tais como: Conselho de Escola, pais representantes de classe, AAE, organização de festas e eventos culturais, escola da família, fortalecimento dos conselhos de classe e outros. Participar da organização de eventos culturais na escola torna os pais ligados à escola. Segundo, Tiba, esse é um processo importante no qual os pais passam a ter um envolvimento afetivo com a escola, além de exercitarem a cidadania.
Por isso, é importante contar com a família, inclusive, na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola. Todavia, como não há uma receita pronta, cabem às equipes gestoras e professores planejarem diferentes situações de inclusão das famílias na escola. Os pais devem ser convidados a desenvolverem atitudes de co-responsabilidade para com a formação dos seus filhos.
Outra iniciativa da escola poderia ser a criação de diferentes formas de comunicação com os pais: recados na agenda, bilhete, correspondência, telefonemas, e-mails, mural, boletim informativo e outras. O pai que não pudesse em algum momento comparecer à escola, de alguma forma receberia as informações da escola. Saber dos acontecimentos também ajudará a despertar o interesse dos pais mais afastados pelo trabalho que é desenvolvido na escola do seu filho.
Assim como essas, outras iniciativas devem promover o envolvimento das famílias na escola. É possível citar outras ações que de alguma forma mudaram a relação entre família e escola e têm demonstrado bons resultados pelo Brasil:
- Em Lucena, a 28 quilômetros de João Pessoa, pais, alunos e professores participam de encontros de formação. Os educadores vão de casa em casa convidar os familiares para o debate sobre diferentes temas: meio ambiente, identidade, etnia, sexualidade, saúde preventiva, cultura de paz etc. Com esse trabalho, a frequência dos pais na escola aumentou porque os pais passaram a valorizar esses momentos.
- Promover eventos e oficinas culturais lideradas pelos pais e familiares dos alunos que sabem e desejam ensinar algo para a comunidade escolar: fazer sabão com restos de óleo, brinquedos com garrafa PET, fantoches com materiais recicláveis, pipas, colchas com retalhos e outros.
- Garantir o envolvimento do Conselho Escolar em todas as atividades e a sua participação em todas as dimensões da gestão é um fator determinante para o bom desempenho de uma escola.
- Promover iniciativas nas quais os familiares dos alunos se fazem presentes em vários espaços escolares: no recreio, apoiando os professores em sala de aula, abrindo suas casas para a realização de reforço escolar para seus filhos e vizinhos etc.
- Em Tapoão da Serra (SP), os professores fazem visitas domiciliares a todos os alunos. Para o sucesso desta iniciativa, existe um planejamento rigoroso que começa com o envio de uma carta aos pais informando a intenção da visita, solicitando sua autorização e marcando o dia e horário para a visita.
- Sessão de cinema, tarde de lazer com os filhos, empréstimo de livros da sala de leitura para os pais, palestras sobre tema de interesse dos pais, avós e pais convidados para contar histórias para os alunos foram algumas das iniciativas de quatro escolas do Rio de Janeiro que desejavam integrar família e escola.
- Em Cerquilho (SP), várias iniciativas compuseram um Plano de Ação que pretendia aproximar as famílias da escola: reorganização das reuniões de pais, que passaram a ser mais interativas, à noite e em dias diferentes, de acordo com o ano cursado pelo aluno; organização de dinâmicas e palestras; sorteios de livros; a informatização da rede, que possibilitou que as informações chegassem aos pais; até uma personagem foi criada (uma boneca de pano) pelos educadores para aproximarem os pais da Educação Infantil da escola.
- Oferecer os espaços da escola: quadra, piscina, pátio e salas, para estimular a convivência entre os pais.


Muitas poderão ser as iniciativas, cada escola, de acordo com a sua realidade e contexto poderão encontrar caminhos para promover a aproximação entre escola e família. O importante é que os educadores acreditem na importância deste vínculo e juntamente com a equipe gestora e toda comunidade escolar deem uma oportunidade para essa parceria, que trará muitos benefícios, principalmente, para aprendizagem dos estudantes.

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