A diferença de conceituação entre os termos dificuldade de
aprendizagem e problema de aprendizagem está relacionada à diferença entre o
que é normal e o que é considerado patológico no processo ensino-aprendizagem.
O termo dificuldade
de aprendizagem deve ser
utilizado para referir-se às dificuldades normais ao processo educativo;
aquelas ligadas às dificuldades externas ao aluno. Já o termo problema de
aprendizagem, refere-se às dificuldades que são sintomas de algum
transtorno ou distúrbio que interfira na aprendizagem, portanto, ligadas à
fatores internos, em alguns casos de origem genética. As dificuldades
geradas pelos distúrbios, portanto, são de origem patológica e para
identificá-las emprega-se o termo problemas
de aprendizagem.
As causas das dificuldades de aprendizagem estão relacionadas às
questões externas ao aprendiz, geralmente ligadas à metodologia empregada pelo
professor, à problemas familiares ou à outra situação temporária, que pode ser
corrigida com mudanças na metodologia e apoio ao aluno para superar essa fase.
Essas medidas são muitas vezes suficientes para que os alunos avancem na
aprendizagem.
Quando um distúrbio ou transtorno interferir na aprendizagem, dizemos
que o aluno tem problemas de aprendizagem. Neste caso, o aluno precisará de
acompanhamento de outros especialistas como Psicólogo, Psicopedagogos,
Fonoaudiólogos, Neurologistas etc e tratamento medicamentoso, em alguns casos.
Conhecer o diagnóstico para os alunos que apresentam problemas de
aprendizagem e estabelecer uma rede de contatos com os especialistas que realizam
o acompanhamento do aluno facilitará o trabalho de intervenção pedagógica.
Desta forma, o professor terá condições de aplicar estratégias de ensino mais
eficazes e adequadas ao aluno .
Não se trata, portanto, de sinônimos os termos dificuldade e
problema de aprendizagem e compreender a diferença entre esses dois termos nos
ajuda a entender a fronteira entre o que é normal e o que patológico e auxilia
na tarefa da escola de conduzir o processo educativo, de forma a atender todas
as necessidades dos alunos.
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