Pais e professores reclamam muito que
os alunos têm dificuldades para manter o registro em ordem e em dia nos
cadernos. Muitos pais e professores ainda querem exigir do aluno que copie
textos longos no caderno. Professores pedem que seus alunos transfiram
conteúdos dos livros ou do quadro para seus cadernos e têm pais que cobram da
escola os cadernos dos filhos cheios de conteúdos, acham que basta a
quantidade, sem avaliar a qualidade da aprendizagem, até porque muitas vezes
não conseguem avaliar se houve realmente aprendizagem.
Infelizmente, essa ainda é uma
realidade na Educação. Na minha opinião, quem sofre nesta situação é o
aluno, que é taxado de preguiçoso e desinteressado; outros de limitados que não
acompanham o ritmo da classe.
Não sei o que vocês pensam, mas acho que temos aí um problema de metodologia que cria uma situação (que não corresponde à realidade) e prejudica a aprendizagem dos alunos, impedindo que os alunos avancem na aprendizagem.
São muitas as habilidades que precisamos desenvolver em nossos alunos e, com certeza, a de copiar textos não é nem de longe a primordial. Acredito que para desenvolver uma formação integral que atenda às exigências da Era da Tecnologia da Informação, é necessário lançar mão de novas metodologias que contemplem o uso das NTIC's (Novas Tecnologias da Informação) às práticas educativas.
Não sei o que vocês pensam, mas acho que temos aí um problema de metodologia que cria uma situação (que não corresponde à realidade) e prejudica a aprendizagem dos alunos, impedindo que os alunos avancem na aprendizagem.
São muitas as habilidades que precisamos desenvolver em nossos alunos e, com certeza, a de copiar textos não é nem de longe a primordial. Acredito que para desenvolver uma formação integral que atenda às exigências da Era da Tecnologia da Informação, é necessário lançar mão de novas metodologias que contemplem o uso das NTIC's (Novas Tecnologias da Informação) às práticas educativas.
Muitos alunos já possuem as novas
tecnologias móveis na palma da mão, só precisam aprender como utilizá-las para
aprender os conteúdos propostos nos currículos. Para isso, é preciso entrar em
cena os gestores e o professor, mudar uma prática tradicional de ensino requer
visão, quebra de paradigma e formação continuada.
Fico muito preocupada quando um
educador olha para sua turma e afirma que a grande maioria dos alunos possui problemas ou
dificuldades de aprendizagem e que por isso não aprendem o conteúdo proposto,
sendo que ele próprio apresenta dificuldade para avaliar a sua própria prática
e modificá-la para atender às novas necessidades dos alunos, que hoje aprendem
com muito mais facilidade e interesse com a mediação das NTIC’s.
Cabe aos gestores, dar o suporte para
que os professores possam aprender a aplicar as NTIC's na Educação e aos poucos
adotarem uma prática pedagógica que contemple o maior número de alunos possíveis,
inclusive, aqueles que realmente possuem dificuldades e problemas de
aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário