Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Recomendações:

FIQUE ATENTO(A) e siga as recomendações seguintes:
☺ Se você apresentar febre, tosse ou dor de garganta, podem ser sintomas de GRIPE.
☺ Não vá à escola ou ao trabalho.
☺ Evite aglomerações.
☺ Permaneça em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas.
☺ No caso de ir ao médico, informe seu quadro na recepção da unidade de saúde oupreste atenção aos avisos no local.
☺ Grávidas, crianças menores e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe.
☺ Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
☺ Utilizar lenços descartáveis e colocar no lixo após o uso.
☺ Lavar as mãos com frequência com água e sabão.
☺ Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica Profº Alexandre Vranjac

Saiba mais sobre o vírus H1N1 no site:
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/influa_h1n1.html

Siga as recomendações:


FIQUE ATENTO(A) e siga as recomendações seguintes:


☺ Se você apresentar febre, tosse ou dor de garganta, podem ser sintomas de GRIPE.
☺ Não vá à escola ou ao trabalho.
☺ Evite aglomerações.
☺ Permaneça em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas.
☺ No caso de ir ao médico, informe seu quadro na recepção da unidade de saúde ou
preste atenção aos avisos no local.
☺ Grávidas, crianças menores e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe.
☺ Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
☺ Utilizar lenços descartáveis e colocar no lixo após o uso.
☺ Lavar as mãos com frequência com água e sabão.
☺ Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.




Recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica Profº Alexandre Vranjac



Saiba mais sobre o vírus H1N1 no site:

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/resp/influa_h1n1.html

Sugestão de Plano de Aula

Tema: Gripe A (H1N1)

Disciplina: Português e outras áreas do conhecimento

Tempo estimado: 06 aulas

Desenvolvimento:

1- Levantamento dos conhecimentos prévios: Solicite aos alunos que escrevam 5 frases declarativas com informações sobre a Gripe A. (Dividir a produção por assunto: conceito, forma de contágio, sintomas, forma de tratamento, grupo de risco, forma de prevenção, etc)

2- Conversa dirigida: Peça aos alunos que socializem as frases produzidas. Ao professor e aos demais colegas caberão avaliar se as informações estão corretas. (É o momento da conversa dirigida durante a qual o professor completará as informações, introduzirá explicações e enriquecerá a conversa com outras informações.). Encerre a conversa inicial salientando que a chave para combater a proliferação e a contaminação pelo vírus H1N1 está na prevenção.

3- Busca da informação: Distribua textos informativos sobre o assunto entre os alunos. (É interessante distribuir diferentes textos entre os alunos para garantir a riqueza do trabalho). Solicite que leiam, selecionem e listem informações importantes contidas no texto. Em seguida, deverão produzir um texto informativo de autoria própria utilizando-se das informações contidas no texto lido e as que surgiram durante a conversa dirigida. (O professor poderá modificar a proposta e optar pela produção de um texto coletivo, dependendo de sua turma.).

4- Socialização: Deixe que os alunos leiam os textos produzidos para a turma. Para valorizar o trabalho peça que a turma vote e escolha os 10 melhores textos da turma, que poderão ser corrigidos pelo professor, revisados, re-escritos pelos alunos e expostos pela escola. (É interessante digitar o texto, ampliá-lo e colocá-lo em exposição pela escola). Uma outra dica é promover a leitura desses textos em outras turmas, essa prática valoriza o trabalho dos alunos e possibilita a multiplicação das informações.

Professor, aproveite o momento e o interesse dos alunos pelo tema e promova outros momentos de leitura e de produção de outros gêneros textuais como: cartazes, panfletos, reportagens, história em quadrinhos, aviso, e outros.
Todas as áreas do conhecimento podem realizar um trabalho sobre o tema, veja algumas sugestões da Revisa Nova Escola:

Mais sobre o tema
As piores epidemias da história
Qual a diferença entre vírus e bactéria?
Como estudar microbiologia, com ou sem laboratório
Planos de aula
Gripe suína, uma epidemia
Como se dá a propagação de doenças
Cultura de bactérias
A luta incessante contra a doença

Colaboração: Profª Francisca P.Martins

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Volta às aulas

Olá, pessoal!

Retomaremos nossas aulas dia 10 de agosto, segunda-feira.
Fiquem atentos às orientações para prevenção contra a Gripe A.
Leiam jornais e revistas, busquem informações e cuidem da saúde.

Beijocas!

Profa.Francisca

terça-feira, 7 de julho de 2009

FIQUE POR DENTRO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

USO DO TREMA

Trema

Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos
gue, gui, que, qui.

Como era Como fica

agüentar agüentar argüir argüir bilíngüe bilíngue
cinqüenta cinquenta
delinqüente delinquente
eloqüente eloquente
ensangüentado ensanguentado
eqüestre equestre
freqüente freqüente

lingüeta lingueta
lingüiça linguiça
qüinqüênio quinquênio
sagüi sagui
seqüência sequência
seqüestro sequestro
tranqüilo tranquilo

Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.
Exemplos: Müller, mülleriano.
Fonte: GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA
Douglas Tufano

sábado, 4 de julho de 2009

Dicas para as Férias:

Olá, pessoal!
As férias estão chegando. Delícia! Poder acordar um pouco mais tarde, viajar, relaxar, se distrair...
Mas, não se esqueçam da prática da leitura. Procurem ler para se manterem informados de tudo que acontece a sua volta, no seu país e no mundo, leia jornais, revistas ou se preferir uma leitura mais leve e discontraída escolha um gibi ou um bom livro.
Através da leitura podemos viajar para outros lugares, conhecer pessoas e culturas diferentes, invista na leitura e boas férias!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

COMO É A RELAÇÃO PAIS E FILHOS NA ADOLESCÊNCIA?

Confira o que pensam os adolescentes sobre o tema:


Adolescência entre pais e filhos



Na adolescência muitas coisas acontecem entre pais e filhos. Os pais repreendem seus filhos procurando impor limites; mesmo assim alguns adolescentes insistem em escolher caminhos errados.
Nesse período, é comum que os adolescentes ao serem repreendidos pelos pais reajam descontando seu nervosismo e experimentando coisas novas como: drogas (cocaína, maconha, bebidas alcoólicas e cigarro) e ao se depararem com limites, os adolescentes sentem-se presos e de certa forma isso faz com que eles desobedeçam as ordens de seus pais.
Os pais de adolescentes muitas vezes querem para seus filhos um futuro ideal, ou seja, um futuro comprometido com uma profissão descente. Os pais ao aprisionarem seus filhos adolescentes para que tenham o futuro que desejam para eles não percebem e nem imaginam que ao fazerem isso seus filhos já estão escolhendo outros caminhos. Alguns caminhos escolhidos pelos adolescentes nem sempre são os melhores como o da violência, o do tráfico etc.
Podemos fazer uma reflexão: “Nem toda repreensão e pressão são entendidas pelos filhos adolescentes como forma de afeto, amor ou carinho dos pais, que sempre esperam o melhor para seus filhos.”

Natália Fátima, 8º ano B
nataliabiacchi.sjc@hotmail.com

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI