Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
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domingo, 21 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
Indicações de sites para pesquisa do projeto COPA DO MUNDO 2010
Abaixo o endereço de alguns sites que poderão ajudá-lo em sua pesquisa:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1182824 (Adolescentes portugueses bebem cada vez mais álcool)
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf
(conto e lendas africanos)
http://www.textolivre.com.br/contos/12894-o-sol-e-a-lua-versao-duma-lenda-popular
(lenda nigeriana)
Informações sobre a Nigéria:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=nig%C3%A9ria&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR365&oq=&gs_rfai=&um=1&ie=UTF-8&ei=LK6iS5T3FIuWtgfC3uWhCg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CC4QsAQwBg
http://www.suapesquisa.com/paises/nigeria/
http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria.htm
Informações sobre a Argélia:
http://www.portalbrasil.net/africa_argelia.htm
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/433-argelia-cultura-e-historia.html
http://www.mundi.com.br/Wiki-Argelia-29.html
O importante em uma pesquisa na Internet é a busca de informações em sites confiáveis. Indique sempre a fonte da pesquisa no rodapé do trabalho.
Boa sorte a todos!
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1182824 (Adolescentes portugueses bebem cada vez mais álcool)
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf
(conto e lendas africanos)
http://www.textolivre.com.br/contos/12894-o-sol-e-a-lua-versao-duma-lenda-popular
(lenda nigeriana)
Informações sobre a Nigéria:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=nig%C3%A9ria&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR365&oq=&gs_rfai=&um=1&ie=UTF-8&ei=LK6iS5T3FIuWtgfC3uWhCg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CC4QsAQwBg
http://www.suapesquisa.com/paises/nigeria/
http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria.htm
Informações sobre a Argélia:
http://www.portalbrasil.net/africa_argelia.htm
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/433-argelia-cultura-e-historia.html
http://www.mundi.com.br/Wiki-Argelia-29.html
O importante em uma pesquisa na Internet é a busca de informações em sites confiáveis. Indique sempre a fonte da pesquisa no rodapé do trabalho.
Boa sorte a todos!
domingo, 14 de março de 2010
ROTEIRO PARA A PESQUISA DO PROJETO COPA DO MUNDO 2010
O roteiro abaixo será utilizado por todas as equipes, independente do país a ser pesquisado. Procurem acessar os sites indicados e outros, desde que apresentem informações confiáveis:
A- Relação de jogadores da seleção:
B- Biografia do jogador de destaque dessa seleção:
1-Nome do país:
2-Número total de habitantes:
3-Moeda:
4-Língua(s) falada(s):
5-Sistema de governo:
6-Educação:
7-Cultura:
- dança:
- festas:
- música:
- religião:
- comidas típicas:
- vestimenta:
8- Literatura:
- Um autor de destaque (biografia e obras):
- Um conto(pesquisar o texto):
- Uma lenda(pesquisar o texto):
9- Aspectos geográficos:
- clima:
- vegetação;
- relevo:
- área:
- amplitude térmica:
- preservação ambiental:
10-Turismo:
- Principais pontos turísticos:
Português
11- Sociedade:
- Como são tratadas crianças e adolescentes nessa sociedade?
- Como é o lazer?
- Como as famílias são organizadas?Quais são os valores pregados?
- Como é o comportamento do adolescente?
- Que tipo de problemas enfrentam?
- Como é o ingresso nas escolas? E na faculdade?
- Que tipo de cursos fazem?
- Os adolescentes tem envolvimento com drogas e com o crime?
- Como é a questão da sexualidade entre os adolescentes?
- Qual o índice de gravidez na adolescência?
- Qual a maioridade penal no país?
Matemática - 8ºAno
12- Medidas convencionais do campo de futebol:
13- Tabela oficial dos jogos:
Observação: Outros intens importantes para pesquisa poderão ser acrescentados ao roteiro.
A- Relação de jogadores da seleção:
B- Biografia do jogador de destaque dessa seleção:
1-Nome do país:
2-Número total de habitantes:
3-Moeda:
4-Língua(s) falada(s):
5-Sistema de governo:
6-Educação:
7-Cultura:
- dança:
- festas:
- música:
- religião:
- comidas típicas:
- vestimenta:
8- Literatura:
- Um autor de destaque (biografia e obras):
- Um conto(pesquisar o texto):
- Uma lenda(pesquisar o texto):
9- Aspectos geográficos:
- clima:
- vegetação;
- relevo:
- área:
- amplitude térmica:
- preservação ambiental:
10-Turismo:
- Principais pontos turísticos:
Português
11- Sociedade:
- Como são tratadas crianças e adolescentes nessa sociedade?
- Como é o lazer?
- Como as famílias são organizadas?Quais são os valores pregados?
- Como é o comportamento do adolescente?
- Que tipo de problemas enfrentam?
- Como é o ingresso nas escolas? E na faculdade?
- Que tipo de cursos fazem?
- Os adolescentes tem envolvimento com drogas e com o crime?
- Como é a questão da sexualidade entre os adolescentes?
- Qual o índice de gravidez na adolescência?
- Qual a maioridade penal no país?
Matemática - 8ºAno
12- Medidas convencionais do campo de futebol:
13- Tabela oficial dos jogos:
Observação: Outros intens importantes para pesquisa poderão ser acrescentados ao roteiro.
PROJETO COPA DO MUNDO 2010
Olá pessoal!
Durante a semana do dia 15 a 19 de março, daremos inicio ao trabalho de pesquisa sobre os diferentes paises que participarão da Copa do Mundo.
Cada turma ficou responsável pela pesquisa sobre um país participante dos jogos da Copa. A turma será dividida em equipes e cada equipe será responsável pela pesquisa e levantamento de informações a respeito do país indicado.
Procurem seguir o roteiro de pesquisa e as orientações dos professores. Ao final da pesquisa, a equipe deverá encadernar o material produzido, que será consultado durante a realização dos trabalhos em classe.
Procurem seguir o roteiro de pesquisa e as orientações dos professores. Ao final da pesquisa, a equipe deverá encadernar o material produzido, que será consultado durante a realização dos trabalhos em classe.
Durante as aulas de Português, faremos leituras que possibilitem conhecer a realidade de cada país, sua literatura, cultura, a educação e a situação da criança e do adolescente nessa sociedade.
Produziremos notícias, reportagens, artigos, jornais murais e postaremos o resultado dos trabalhos no blog.
Participe desse Projeto e faça sua parte na pesquisa.
Até mais...
Profª Francisca
ACENTO DIFERENCIAL
O acento diferencial é usado para distinguir duas palavras que têm a mesma pronúncIa (homófonas). Com o Acordo Ortográfico vários desses vocábulos vão perder o acento.
O motivo disso é que o contexto ajuda indicar o significado, sem necessidade de diferenciar. As palavras abaixo, portanto, deverão ser empregadas sem acento e seu sentido(significado) será identificado através do contexto em que estiver empregada:
Para (do verbo parar) e para (preposição)
pela (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo)
pelo (do verbo pelar) e pelo (substantivo)
pera (o substantivo) e pera (um substantivo em desuso que significa pedra), em oposição a pera (uma preposição que também não se usa mais, que significa para)
Vamos ver duas exceções:
Apenas duas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico: pôr (verbo) para diferenciar de por (preposição) e pôde (verbo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) para diferenciar de pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).
Importante: perde o acento gráfico o verbo parar quando entra num composto separado por hífen: para-balas, para-brisa(s), para-choque(s), para-lama(s) e outras. Também não é acentuada nem recebe apóstrofo a forma monossílaba pra, redução de para.
O motivo disso é que o contexto ajuda indicar o significado, sem necessidade de diferenciar. As palavras abaixo, portanto, deverão ser empregadas sem acento e seu sentido(significado) será identificado através do contexto em que estiver empregada:
Para (do verbo parar) e para (preposição)
pela (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo)
pelo (do verbo pelar) e pelo (substantivo)
pera (o substantivo) e pera (um substantivo em desuso que significa pedra), em oposição a pera (uma preposição que também não se usa mais, que significa para)
Vamos ver duas exceções:
Apenas duas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico: pôr (verbo) para diferenciar de por (preposição) e pôde (verbo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) para diferenciar de pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).
Importante: perde o acento gráfico o verbo parar quando entra num composto separado por hífen: para-balas, para-brisa(s), para-choque(s), para-lama(s) e outras. Também não é acentuada nem recebe apóstrofo a forma monossílaba pra, redução de para.
quarta-feira, 10 de março de 2010
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