Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SENAI São José dos Campos inscrição cursos gratuitos

A escola SENAI de São José dos Campos SP oferece 117 vagas em cursos técnicos gratuitos em 2010, cursos de Redes de computadores,Eletroeletrônica e eletromecânica, as inscrições terão início dia 26 de outubro e terminam dia 06 de novembro.
A inscrição para os cursos grátis do SENAI 2010 custam R$35 e deverão ser realizadas somente no endereço abaixo. A prova do processo seletivo será aplicada dia dia 29 de novembro e conterá 60 questões de múltipla escolha.
A escola SENAI da cidade de São José dos Campos é a SENAI “Santos Dumont” que fica no endereço:
Rua Pedro Rachid, 304 Santana São José dos Campos CEP:12211180
Telefone: 12 3921-0299
Site : http://www.sp.senai.br/saojosedoscampos
Email : senaisaojose@sp.senai.br

Relação de cursos oferecidos:

Curso Técnico de Redes de Computadores
Curso Técnico de Eletromecânica
Curso Técnico de Eletroeletrônica

Aproveite esta oportunidade para estudar em uma das instituições de ensino de melhor qualidade e reconhecimento pelo mercado de trabalho, cursos que depois de concluídos podem abrir várias portas de empregos, ou ainda melhorar a carreira em seu trabalho atual.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011 estarão abertas entre 1º e 22 de outubro. O exame será no dia 21de novembro.

Vestibulinho ETEC - CENTRO PAULA SOUZA


O processo seletivo vai oferecer 65.919 vagas para o Ensino Técnico, um crescimento de 4.991 vagas em relação ao 1º semestre de 2010 (60.928). Desse total, 56.308 são destinadas às 191 Etecs e às 34 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec) – esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.

As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Serão 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

O próximo Vestibulinho vai oferecer também 19.193 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No processo seletivo anterior foram 18.253 vagas.

* Cursos novos

Entre os 88 cursos técnicos que serão oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2011, 7 são inéditos:

Administração Integrado ao Ensino Médio - Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), 35 vagas, Etec Prof. Camargo Aranha (Capital), 80 vagas, e Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira (Santana de Parnaíba), 40 vagas;

Celulose e Papel - Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas), com 40 vagas à noite;

Dança Esportiva – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, 40 vagas, no período da noite;

Informática Integrado ao Ensino Médio - Etec Elias Nechar (Catanduva), 40 vagas, Etec João Baptista de Lima Figueiredo (Mococa), 36 vagas, Etec Jorge Street (São Caetano do Sul), 40 vagas, e Etec Polivalente de Americana, 40 vagas;

Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio - Etec Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal) e Etec Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), ambas com 40 vagas;

Química Integrado ao Ensino Médio – Etec Júlio de Mesquita (Santo André), 40 vagas; e

Serviço de Restaurante e Bar – Etec de São Roque, 40 vagas à noite.

* O curso técnico em Agente Comunitário de Saúde passa a ser oferecido no processo seletivo em 3 Etecs (Amim Jundi, de Osvaldo Cruz; Praia Grande; Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital) e em uma classe descentralizada, extensão da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul. Todas com 40 vagas, à noite.


Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 1º a 22 de outubro – no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.

Maiores informações no site: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Vestibulinho/

NA PERCAM A OPORTUNIDADE, FAÇAM SUAS INSCRIÇÕES!!!

Concurso de Bolsas 2011 - Informações

CONCURSO DE BOLSAS 2011 - COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA APARECIDA



1º ANO EF I A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Prova dia 23 de outubro de 2010.

Inscrições na secretaria: 27/09 a 21/10

Horário: 9h00 às 11h30

13h30 às 17h00

Inscrições no site: 11/10 a 21/10

Inscrição solidária: 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar.
 
Maiores informações acesse o site: http://www.cnsa.com.br/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ROTEIRO DA AULA - PARA 8º E 9º ANO

TEMA: ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL

Sua tarefa hoje é revelar o que você pensa sobre alguns temas relacionados à adolescência, através de uma produção de texto. Abaixo teremos duas propostas de texto diferentes: um texto de opinião e um poema. Escolha apenas um dos gêneros, escreva seu texto logo abaixo dessa postagem e envie-o. Não se esqueça de ler o que escreveu e de fazer as devidas correções, antes de enviar seu texto.

Você poderá escrever em dupla, mas siga a orientação fornecida para cada produção. Essa atividade valerá 10 pontos!

Proposta nº 1
Produza um texto de opinião, em 3ª pessoa, dando dicas para outros adolescentes de como viver uma adolescência saudável. Seu texto deverá apresentar logo no 1º parágrafo as idéias que pretende desenvolver e o mínimo de 20 linhas. Ex.:

.....Para viver o período da adolescência de uma forma saudável, é importante que o adolescente aprenda a se divertir, a namorar de forma mais responsável, a cuidar da sua formação para garantir um futuro promissor e, principalmente, a respeitar e a cuidar do seu próprio corpo.

No 2º  parágrafo procure mostrar, por exemplo, como é possível se divertir sem o uso de drogas, como é possível viver de cara limpa, livre das drogas, aproveitar essa fase da vida sem o uso de drogas, sabendo aproveitar as oportunidades de lazer oferecidas no bairro e na cidade, etc. A partir daí, cada parágrafo tratará de um dos assuntos destacados no 1º parágrafo. No último parágrafo, faça a conclusão  reforçando a importância de se viver de forma saudável na adolescência.

Para garantir uma boa produção de texto, procure ler, antes da produção, algumas das reportagens sobre o tema Gravidez na adolescência no próprio blog.


Proposta nº2
Produza um poema, mínimo de 15 linhas,  falando das transformações emocionais e físicas pelas quais passa um adolescente ou da importância de aprender a lidar com essas mudanças ou da importância se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, no caso de uma relação sexual.
Seu texto poderá seguir o modelo da organização do texto abaixo:

RITUAL
Este corpo.
que agora me veste
ainda é casca
e casulo
de um outro bicho
que cresce

Esta capa
Que me acompanha
desde os tempos
de criança
desde inutil
dos meus pés.

Sou a ponte
que me liga.

Sou o gesto
que me une.

Sol e Lua,
Noite e dia.

Sou o fui
e o serei.

Este tempo
que me guarda
para um outro
amanhecer
é lembrança
e é promessa,
recordação
e esperança
morte e vida
enoveladas
na meada
das mudanças.

Autor:Carlos Queiroz Telles.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VISITA AO JORNAL O VALE


Para escrever boas reportagens, além do tema a ser abordado, que deve estar na ponta da língua de todos, é preciso saber de quem tem experiência na produção desse gênero como é escrever uma reportagem, que percurso percorrer para produzir um texto jornalístico respeitando as características próprias do gênero e a ética na divulgação de informações coletadas por meio de entrevistas e pesquisas.
Cheios de perguntas sobre o gênero REPORTAGEM na cabeça, lá foram os 26 alunos dos diferentes 8º anos, no dia 13 de setembro visitar o jornal O VALE.
Nesta visita, os alunos conheceram e bateram um papo com o jornalista Cláudio Leyria, que gentilmente nos recepcionou e respondeu a todas as perguntas dos alunos. Cláudio, é editor de suplementos e trabalha no jornal há 14 anos.
Os alunos conheceram os fotógrafos e muitos jornalistas que estavam produzindo o jornal do dia seguinte, na redação. Por fim, visitaram o espaço da oficina onde são rodados os exemplares do jornal.
A surpresa da visita ficou para o final dela, quando soubemos que nos tornaríamos matéria do jornal. Foi demais! Os alunos, claro, se sentiram valorizados e a professora também! Obrigada Cláudio, pela gentileza e credibilidade.
Confira abaixo alguns momentos da visita:


Jornalista Cláudio Leyria


Redação do Jornal

Alunos ouvem atentos a experiência do Jornalista

Oficina do Jornal


Jornalista e Fotógrafo Cláudio















 

PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL - PALESTRA

Dia 08 de Setembro
PALESTRA COM A PSICÓLOGA SÍLVIA - professora do Laboratório de Aprendizagem da escola

DÊ UMA GUINADA EM SUA AULA!

Todo professor tem como objetivo, meta e  outros até sonham com o dia em que conquistarão a atenção de seus alunos, com o dia em que despertarão neles o interesse pelos temas discutidos em sala de aula; por isso quero dividir com todos, esse momento pelo qual estou passando.
Desde o 2º bimestre, tenho realizado conversas dirigidas a respeito do tema Sexualidade e o ponto de partida para o trabalho, foi a leitura do livro UM SONHO DENTRO DE MIM, de Júlio Emílio Braz. Ao longo, do trabalho percebi o interesse dos alunos e a falta de informação sobre o tema.
O livro fez muito sucesso entre a garotada e também foi ponto de partida para novos trabalhos. A leitura foi realizada durante as aulas, líamos juntos e comentávamos os desafios pelos quais a personagem passou. O livro aborda  temas como Namoro, Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, à Gravidez, Preconceito entre outros. Adorei o trabalho e os alunos também.
Neste 3º bimestre, meu projeto de escrita com os alunos dos 8ºs anos é a produção de textos informativos e jornalístico, com ênfase na produção de reportagens. Mas como despertar o interesse da turma e envolvê-la no processo de escrita? Essa foi minha indagação inicial.
Descobri, ao longo de minha carreira, que se o professor deseja envolver seu aluno num projeto de escrita, é necessário muito mais do que apresentar bons modelos de textos, trabalhar a estrutura do gênero e os recursos linguísticos, é preciso oferecer algo mais, é preciso trazer o aluno para você, fazê-lo entender que a produção de um texto só faz sentido quando temos algo a dizer, quando  temos um objetivo com aquele texto.
Com o trabalho com a língua, aliado ao projeto Adolescência Saudável, tornou-se mais instigante e desafiador para meus alunos, a partir do momento que abri espaço nas minhas aulas para que pudessem participar de palestras, realizar visitas e conversar sobre o tema de interesse deles, a Sexualidade.
Foi um bimestre agitado e ainda não terminou, mas sei que estou no caminho certo. Então, meu amigo professor, procure observar, ouvir seu alunos e atender suas necessidades; assim estará muito próximo de conquistar seu sonho: despertar a atenção e o interesse de seus alunos pelas suas aulas.
Espero que com meu relato não tenha demonstrado arrogância ou prepotência;pois apenas pretendia dar uma dica, uma sugestão para amenizar os conflitos e, principalmente, a frustação, que surge ao percebermos que não atingimos nossos objetivos.
Um abraço,
Profª Francisca
Um abraço

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI