Meu cantinho de leitura e estudos

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quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROJETO CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO

Depois da Semana do Conto, que ocorreu no 1º bimestre, nesta semana iniciei a atividade de contação de história em sala de aula, com a participação da aluna Mayara, 7º ano C, que trajada de "bruxinha americana" contou para os alunos o conto A Mulata de Córdoba, publicado no livro Contos de Assombração.
Ela conseguiu prender a atenção dos alunos, que adoraram esse momento mágico.
A aluna Mayara, 7ºC, contou aos alunos de sua turma, no dia 17 de maio, o conto A Mulata de Córdoba.
Parabéns Mayara pelo seu talento!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
Objetivo: Perceber a organização das ideias e a progessão temática do texto narrativo.

Veja o que fazer:
a)        Leia os trechos abaixo nos retângulos,  eles são partes de uma história.
b)     Recorte os retângulos, organize a história, estabelecendo a sequência  dos fatos ocorridos com a personagem.
c)        Cole cada parte, numa folha, conforme as dicas para organização:
1ª Parte – A menina está feliz e fazendo planos.
2ª Parte – Pensamentos e planejamento do que faria com o dinheiro da venda do leite.
3ª Parte – Outros pensamentos e planejamentos futuros.
4ª Parte – A distração.
5ª Parte – Mensagem final (o que aprendemos como lição).

            “VOU VENDER O LEITE E COMPRAR UMA DÚZIA DE OVOS.”
            “DEPOIS, CHOCO OS OVOS E GANHO UMA DÚZIA DE PINTINHOS.”
            “QUANDO OS PINTINHOS CRESCEREM, TEREI BONITOS  GALOS E GALINHAS.”

                A MENINA DO LEITE

       A MENINA NÃO CABIA EM SI DE FELICIDADE. PELA PRIMEIRA VEZ IRIA À CIDADE VENDER O LEITE DE SUA VAQUINHA. TRAJANDO O SEU MELHOR VESTIDO, ELA PARTIU PELA ESTRADA COM A LATA DE LEITE NA CABEÇA.
        ENQUANTO CAMINHAVA, O LEITE CHACOALHAVA DENTRO DA LATA. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.

           
            “VENDO OS GALOS E CRIO AS FRANGAS, QUE SÃO ÓTIMAS BOTADEIRAS DE OVOS.”         
          “CHOCO OS OVOS E TEREI MAIS GALOS E GALINHAS”
            “VENDO TUDO E COMPRO UMA CABRITA E ALGUMAS PORCAS.”
            “SE CADA PORCA ME DER TRÊS LEITÕEZINHOS, VENDO DOIS, FICO COM UM E...”



           LÁ SE FOI O LEITE BRANQUINHO PELO CHÃO.
           E OS OVOS, OS PINTINHOS, OS GALOS, AS GALINHAS, OS CABRITOS, AS PORCAS E OS LEITÕEZINHOS PELOS ARES.


           NÃO SE DEVE CONTAR COM UMA COISA ANTES DE CONSEGUI-LA.
JEAN DE LA FONTAINE


          A MENINA ESTAVA TÃO DISTRAÍDA QUE TROPEÇOU NUMA PEDRA, PERDEU O EQUILÍBRIO E LEVOU UM TOMBO.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO


Atividade de Recuperação Paralela de Português 
OBJETIVO: PRODUZIR UM TEXTO NARRATIVO, A PARTIR DE UM DIÁLOGO.
Orientações:  Através do narrador-observador, você deverá descrever as personagens, descrever onde se passa a história, contar quando as personagens se encontraram e descrever outras ações realizadas por elas na história. Crie um final bem interessante,  deixe realmente uma mensagem de incentivo à leitura.
VIAJANDO COM A LEITURA
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                --- ......................................................................, vamos andar de patins com o pessoal lá na praça? (coloque o nome da personagem)
                --- Estou lendo uma história cheia de aventuras! não vou conseguir brincar enquanto não terminar de ler o livro  --- respondeu .............................................................................. (coloque o nome da personagem)
         --- E agora é hora de ler? ---- insistiu ..................................................(coloque o nome da personagem)
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                --- Precisa ter hora para ler? Lendo a gente viaja por lugares e épocas diferentes. E acaba aprendendo muitas coisas novas.
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                --- Qual a viagem que você está fazendo agora ao ler este livro? Que coisas novas são essas que você está aprendendo, .......................................................................................? (acrescente o nome da personagem)
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                --- Hum.... parece interessante. Conte mais sobre a história.
            --- Contar não tem graça. se você quiser você poderá emprestá-lo na Sala de Leitura de nossa escola.
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terça-feira, 17 de maio de 2011

UMA DICA DE LEITURA

Maurício Pereira - autor do livro CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO

O Corpo-Seco

Estes fatos há tempos aconteceram
Os antigos já contavam
Falam sobre homens que já morreram
Mas que da morte retornavam

Se você não é de acreditar
Nunca é tarde para começar
Um morto-vivo, uma assombração
Que apavorava o povo lá de Redenção

Do meio do mato ele aparece
Geralmente quando anoitece
Muito feio e seco, de feições sujas
Assustando os cães, as caças e as corujas

No meio da floresta escura é o senhor
Não tem lenha ou cipó para o lenhador
Não passa de um velho esqueleto
Corre minha gente, corre do bicho preto

Andam sempre com insetos, mariposas
Vivos eram pessoas ruins, não faziam nada decente
Batiam em seus pais e suas esposas
É Coisa-Ruim em forma de gente

Quando morreu ninguém o aceitou
Nem no céu, nem no inferno
Na cova, até a terra o rejeitou
E hoje seu perambular é quase eterno

O ser cadavérico saiu do chão
Rondando o mundo dos vivos
Apareceu no cemitério em Redenção
Numa noite de ventania o ser nocivo

O coveiro o viu do lado da sepultura
Reconheceu o defunto e foi contar o que viu
Sumindo da vista da criatura
Acorda padre! Que o bicho já surgiu!



O padre acordou assustado naquela noite fria
Com o relato de que o velho Castro havia voltado
Colocou a batina, pegou a bíblia na sacristia
Água Benta e crucifixo, sem deixar nada de lado

Seria o velho Castro, um fazendeiro rico da região
Famoso por judiar de seus escravos
Foi carregado ainda vivo por seres da escuridão
De sua fortuna não sobraram nem centavos

Chegando lá o padre o avistou
O Corpo seco estava sentado no túmulo aberto
Seu dedo podre pro mato apontou
O morro do Gramado é o lugar certo

Mas quem levaria o finado?
Alguém de muita coragem havia de existir
O Zezinho Pereira topou carregar o danado
Disse que não tinha medo e não iria desistir

No dia seguinte eles voltaram
Da meia-noite já havia passado
Benzeram a cova e rezaram
Levando o morto ao Morro do Gramado

Foram duas horas caminhando
Rezando o Pai Nosso na estrada
E com vara de marmelo foi surrando
Batendo no lombo da alma-penada

Ela ficou no escuro perto de um bambuzal
Eles voltaram de ré até o bicho não mais avistar
A uma certa distância onde não pudesse fazer mal
E assim o Corpo-Seco despistar

Procurando atravessar por um rio
Correram na mata em alta madrugada
Antes que o Curiango desse mais um pio
Pois não passa pela água a criatura estragada

O Bento Rosa conta até então
Que já viu o Corpo-Seco
No meio do Matão
Fingindo ser um cepo


POSIÇÃO DOS VERBOS NO DISCURSO DIRETO


Verbos de elocução
Os verbos de elocução indicam algumas atitudes dos personagens
Que bom estarmos juntos novamente para aprendermos um pouquinho mais, não é verdade? Pois bem, vamos aproveitar ao máximo este nosso encontro, e sabe qual o assunto que iremos discutir? É simples, simples...
Falaremos a respeito dos verbos de elocução que, certamente, fazem você se lembrar de algo, concorda? 

Caso não tenha se lembrado, não importa, pois recordaremos tudo novamente. Ao conhecermos as características do texto narrativo, sabemos que o narrador nos conta tudo o que ocorreu de formas distintas. Às vezes ele apenas reproduz as falas dos personagens, da maneira como elas são realmente, ou, em algumas situações, ele as transmite de forma indireta, isto é: portando-se como um verdadeiro porta-voz, relata tudo o que aconteceu por meio de suas palavras. 
 
Dessa forma, quando o discurso é reproduzido de forma direta (havendo a transcrição real das falas), há a ocorrência destes verbos de elocução, exatamente para indicar as atitudes dos participantes da história. Então, para que possamos compreender melhor, perceba o exemplo que segue: 

Durante o jantar mamãe perguntou

- Adivinhem o que teremos de sobremesa? 

Todos responderam: 

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!!       



Como pôde perceber, os verbos que se encontram grifados nos revelam o que o personagem irá fazer naquele momento, podendo ser uma exclamação, um pedido, uma pergunta, entre muitos outros procedimentos. Por isso são assim chamados, pois a palavra “elocução” significa a expressão do pensamento por palavras orais ou escritas, de acordo com o dicionário. 

Tudo que aprendemos até agora foi de fundamental importância, mas ainda resta conhecermos alguns exemplos destes verbos. Por isso, vejamos alguns: 

dizer (afirmar, declarar, afirmar, etc.)
exclamar (gritar, bradar, espantar, entre outros)
negar (contestar)
ordenar (mandar, solicitar, aconselhar)
pedir (solicitar, rogar)
perguntar (interrogar, indagar, questionar)
responder (retrucar, replicar)...
Há também outro detalhe que também se refere aos verbos de elocução – a posição em que eles podem se encontrar dispostos na história, ou seja, antes, no meio ou depois da fala do personagem. Vamos ver alguns exemplos? 

* Antes da fala: 

Durante o jantar mamãe perguntou: 

- Adivinhem o que teremos de sobremesa? 
* Depois da fala: 

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!! - disse a garotada. 
* No meio da fala: 

- Com certeza será aquele maravilhoso sorvete de chocolate!!! – disse a garotada – Iremos devorá-lo num instante. 



Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

APRENDA COMO FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS



Dicas de Evelyn Heine 
Um belo dia a professora chega na classe e pede:
— Queridos alunos, quero que vocês façam uma história em quadrinhos sobre um assunto qualquer!
E aí?
Para ajudar, criamos este conjunto de dicas.
É mais fácil do que muita gente imagina. Você vai até se orgulhar do seu talento!
Primeiro, um exemplo prático. Veja:
1. Primeiro quadrinho:
Desenho - Professora na frente da lousa
Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!
2. Segundo quadrinho:
Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados.
Balão geral - OH, NÃÃÃO!
3. Terceiro quadrinho:
Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada.
Balão - E agora?
Viu só?
Qualquer situação pode virar uma historinha legal. Elas estão aí por toda parte, acontecendo de verdade. A gente consegue usá-las à vontade, mudando, colocando piadinhas, exagerando, misturando fatos.
Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO, assim como o exemplo acima, colocando no papel como será a história toda.
Depois, faça as contas!
Isso mesmo. Veja quantos quadrinhos sua história inteira vai ter. Aí tente descobrir de quantas páginas ela precisa.
Exemplo: 12 quadrinhos.
Aí eu posso colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.
Dividindo uma folha de sulfite ao meio, posso fazer uma CAPA na primeira página, deixar a história na segunda e terceira, colocar meu nome e série na quarta, a última.

Mas isto é só um exemplo. Algumas professoras já dizem se querem uma página ou apenas uma TIRINHA (história bem curta que é só uma tira mesmo, como as dos jornais).
A “cara” da história
Quando você pensa na disposição e no formato dos quadrinhos, calculando as páginas, está fazendo uma coisa que se chamaDIAGRAMAÇÃO.
“Diagramar” é decidir a forma e o tamanho dos quadrinhos, lembrando que um pode ser o dobro dos outros e ocupar uma tira inteira, por exemplo.

Outro pode ser pequeno, somente com um “som” do tipo “TUM”, “CRÁS”, “NHACT”...
Ai! Não sei desenhar!
Se você acha difícil desenhar ou inventar personagens, não se preocupe. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para “animar” algo que não tem vida.
Quer um bom exemplo? Uma esponja-do-mar virou um dos personagens mais famosos do mundo, não é mesmo? O criador do Bob Esponja foi muito criativo!
Então, comece a observar alguns personagens por aí. Nas propagandas, logotipos de empresas, mascotes de times de futebol...
Outra coisa: não precisa ser um desenho. Você pode fazer uma colagem para criar seu personagem. Um triângulo é o corpo, uma bola é a cabeça. Quem sabe até uma bola de futebol ou de basquete... se for um cara fanático por esportes...
Quando você começar, vai perceber que sua imaginação achará boas idéias.
Mão na massa!
Dica importante: para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens).
Depois faça os desenhos. Sabe por quê? Porque, geralmente, a gente se empolga com o cenário, os personagens, e depois não cabem mais os balões. Fica tudo encolhido e ninguém consegue ler direito.
Outra sugestão:
Se quiser, faça os quadrinhos em papéis já recortados e depois cole-os numa folha preta, deixando espaços iguais entre eles.
Em vez de preta, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com a dos quadrinhos para ficar legal.

As letras
Use apenas letrasMAIÚSCULAS.
Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho.
Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes, assim como usamos o NEGRITO (N) no computador.
Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.
Tipos de balões
Onomatopéias
Hein? Isso mesmo: “onomatopéias” são palavras que imitam sons.
Veja algumas delas.
FORA DOS BALÕES:
OU DENTRO DOS BALÕES:
Final da história
O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final.
Coloque a palavra “fim” no último quadrinho.
O título
Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.
Não complique!
Cena complicada demais pra desenhar?
Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...
Frase comprida demais? Tente cortar o que não faz falta.
Finja que está dizendo a mesma coisa, mas com pressa.
Este é um bom truque.
Faça a lápis primeiro.
Assim dá pra mudar algo errado, diminuir o textos, estas coisas.
Dica de Português
Sempre coloque vírgula entre o VOCATIVO e o resto da frase.
Exemplos:
Oi, turma!
Mãe, você deixa eu brincar?
Gente, vamos jogar bola!
Pára com isso, menina!

Vocativo é a pessoa ou pessoas com quem o personagem fala. (Invoca).
Como sei sobre isto tudo?
Aprendi trabalhando. Meu primeiro emprego foi como roteirista de histórias em quadrinhos da Editora Abril, na Redação Disney.
Depois virei redatora e editora de revistas como Pato Donald, Zé Carioca, Tio Patinhas e Mickey. Foi muito gostoso trabalhar com essa “turma”!
E sabe o que mais? Nunca imaginei um emprego assim tão divertido!
Quando eu era pequena, lia muitas histórias em quadrinhos e adorava, mas não pensava que meu passatempo pudesse ser um serviço.

Aqui vai um conselho, então: observe o que deixa você muito feliz e transforme isso em seu jeito de ganhar a vida.
Você vai ter sucesso e disposição para trabalhar a vida toda.

Após a leitura do texto acima, assista essa mesma explicação numa versão com animação clicando no link abaixo e  entenda melhor como fazer a sua HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE OU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.

ONOMATOPEIA - O QUE É?


Onomatopeia (o-no-ma-to-pei-a)
s. f.
Vocábulo que procura imitar determinados sons ou ruídos naturais. Não é uma reprodução fiel do som ou ruído, mas sua interpretação aproximada com os sons existentes em uma língua. Geralmente, é um monossílabo repetido, com alteração vocálica ou não. O "fru-fru" de um vestido, o "zum-zum" da abelha e o "tic-tac" do relógio são exemplos de onomatopéia. O termo vem de duas palavras gregas que significam criar um nome.

Exemplos de onomatopéias

Aaai! – grito de dor
Ah! – grito de surpresa, dor, medo, pavor ou descoberta
Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
Ahhh!, Aaah! - alívio
Ahn! – choro
Arf! – animal arfando, ofegante
Argh! – nojo
Atchim ou Ahchoo! – espirro
Bah! – desagrado
Bam! – tiro de revólver
Bang! – tiro
Baroom! Baruuum! - trovões ou explosão de bomba atômica
Baw! ou buá! – choro
Bóim! – batida na cabeça com objeto
Bawoing! - corda de aço após soltar flecha.
Bash! ou Bow – queda
Bbrrzz! – sintonia de rádio
Beep! – bip, ruído eletrônico
Biff! – soco no queixo
Blah!, Baaa!, Buuu! – zombaria
Blast!, Bruum! – explosão
Bleahh! – zombaria
Bonc!, Bou! – cabeça com cabeça
Boom!, Bum! – tiro, explosão
Boomp! – choque por queda
Boot!, Tum! – pontapé traseiro
Booo!, Uuu! – vaia
Bounce!, Bóim! – mola soltando, animal pulando
Brrr! – sensação de frio
Brrr!, Booom! – trovão
Buow! – choro
Burp! – arroto
Buzzz! Bzzz! – abelha voando; cochicho
Chomp!, Nhoc!, Nhac!, Nhec!- mastigar
Chop!, Tchap!, Tchape!, Tchope! – chapinhar, patinar, chafurdar na lama
Clang!, Blém! Blém! – batida em objeto metálico
Clap! Clap! Clap!, Plec! Plec! – palmas
Click, Vlic! – ligar ou desligar
Clink!, Plic! – piscar de olhos
Clomp!, Tlum!, Vap!, Vop! – animal grande abocanhando objeto ou comida
Coff! oss! uss! – tosse por asfixia.
Crack!, Prac!, Prec! – quebrando
Crash!, Praaa! – objeto grande se chocando com outro; estouro
Crunch!, Croc! – mastigar torradas
Ding!, Dim!, Plim!, Trim! – campainha
Drip!, Pim!, Ping!, Plim!, Plic! – gota
Dzzzt!, Bzzzt! – vôo curto de abelha; rápido cochicho; ruído no processo da solda elétrica
Eeek!, Ic! – soluço
Er... Ahn ... – indecisão
Gasp!, Ufa! – cansaço
Glub! Glub! Glub!, Blub!, Glug! – líquido sendo engolido; beber água
Grrr! – animal ou pessoa grunhindo
Gulp!, Glup! – engasgo
Ha!, Ah!, Ah! – riso de satisfação, gargalhada
Hã?, Huh?, Hein? – interrogação
He! He! He!, Eh! Eh!, Rê! Rê! – risinho de satisfação
Hmmm, Hum... – reflexão
Honk!, Fom! Fom! – buzina
Hoot!, Uuu! – vaia
Hum! – satisfação
Ih! Ih! Ih! Ih!, Ri! Ri! Ri! – riso ridículo
Ioo-hoo! Iu-uu!, U-uu! – chamamento a distância
Ka-boom!, Ta-bum! – bomba
Klunk!, Clunc!, Plunc!, Tlunc! – ruído surdo de objeto caindo
Knock! Knock!, Toc! Toc! – batida
Meow!, Miau! – miado de felino
Mmm!, Huuum! – satisfação; reflexão; espanto, dúvida; mente trabalhando
Mooo!, Muuu! – mugido de búfalo
Munch!, Chomp! – mastigada de animal grande
Oof!, Ufa! – suspiro de cansaço ou dor
Oops!, Upa!, Epa! – espanto; medo; surpresa
Ouch!, Ai! – grito de dor
Ow!, Ouch! – desabafo de dor
Pat! Pat!, Tap! Tap! – tapinha carinhoso
Pfft! Pfft!, Phfpt! – cuspir; desprezo
Ping! – gota caindo
Plomp!, Plom! – fruto caindo de árvore
Plop!, Poc!, Pok! – batida em objeto oco; coaxar de sapo; perna de pau
Poof!, Puf! – desaparecer de repente.
Poof!, Puf! – cansaço
Pow!, Pou! – soco
Psst! – expulsar ou chamar atenção
Rat-rat-rat!, Rá-tá-tá!, Ratataaá-tá! – metralhadora
Rawww!, Grrr-ou! – rugido de gorila
Riiinch! – relincho
Ring!, Ding! – campainha tocando
Rip! – rasgando; tesoura cortando
Roar!, rawww! – rugido
Screeech!, Iééé! – freada de carro
Sigh!, Ai-ai! – suspiro
Slam!, Blam! – porta batendo
Slop!, Blob!, Blab! – pessoa ou animal babando
Slurp!, Lamb! – lambida
Smack!, Vjjj! – estalado;
Mmm! - beijo
Smash!, Paft!, Plaft! – tapa, bofetão; esmagamento; amassamento
Snap!, Tlec! – estalar os dedos
Snip-snip!, Rasg!, Riip! – rasgar
Snore!, Ron!, Ronc! – roncar
Snort! – ronco
Sniff!, Fniff!, Chift! – aspirar, fungar; cão ou outro animal farejando uma pista
Sob!, Ahn! – choro
Soc!, Pow!, Sock! – porrada
Splash!, Tchá!, Chuá! – pessoa ou objeto caindo na água
Splait!, Splash! – queda na água; salto de trampolim
Splop!, Ploc!, Ploct!, Plop! – queda de objeto oco
Sssss! Sssss! – objeto queimando; silvo da cobra
Swat!, Zip! – objeto arremessado; fecho éclair
Swish!, Tchuf! – pistola de água; esguicho
Swooish!, Fuiiim!, Vuum!, Zum! – algo cortando o ar rapidamente; zunindo
Tatata!, Tarará! – corneta
Thud!, Tum! – pancada surda
Thwack!, Plaft!, Pleft! – chicotada
Tickle!, Tic! Tic! Tic! – cócegas
Tic-tac! – mecanismo de relógio
Tick-tock! – tic tac do relógio; torneira pingando
Tingeling!, Blim-blém!, Blim-blom! – campainha moderna; sinos tocando
Toing!, Tóim!, Bóim!, Póim! – mola se desprendendo; personagem pulando
Trash!, Trá!, Pra! – objeto se partindo; lixo caindo
Trim! Trim!, Prim! – toque de telefone
Tsk!, Tss-tss! – risadinha entre os dentes; desprezo; abrir uma tampa de garrafa de
bebida
Ugh!, Ug! – exclamação
Uh-HuH!, Ã-hã! – assentimento
Uhn!, Hã! – surpresa
Ungh! – choro
Va-voom! – objeto cortando o ar
Vop! – objeto passando rápido no ar
Vrom!, Brum! – arranque de carro
Wap!, Vap! – golpe com objeto
Whack!, Pow! – porrada; golpe
Wham!, Bam! – batida de porta
Whap!, Vapt! – objeto zunindo no ar e atingindo o alvo; porta batendo
Wheee!, Fiii! – bomba caindo
Whew!, Uf! – suspiro de alivio ou expressão de cansaço; expiração
Whiz!, Zim!, Tzim! – zunido; ricochete de balas
Whomp!, Vump! – queda
Whoosh!, Swooish! – ar sendo rasgado por objeto em velocidade
Wow!, Uau! – exclamação, admiração
Yeow!, Uai! – exclamação; espanto
Yeowtch! – exclamação
Yipe!, Ai! – dor
Zak!, Vap! – pancada, cutelada
Zap! – choque elétrico
Zing!, Zim! – sibilar da flecha
Zip!, Vuup!, Vap! – zunido de objeto arremessado; golpe súbito; zíper fechando
Zok!, Pof!, Tou! – pedrada na cabeça
Zoom!, Zum!, Zoop! – movimento rápido
Zowie!, Zum! – zumbido
Zzz! – zumbido de inseto

Fonte:http://tecidotextual.blogspot.com/2008/02/exemplos-de-onomatopias.html

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