Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 11 de abril de 2015

PROPAGANDA

  Olá, alunos!

  Tudo bem?


  Nas próximas aulas, o tema das nossas aulas será Propaganda. 

  A propaganda é um gênero textual muito utilizado pelas empresas para divulgar seus produtos e por instituições públicas ou privadas como forma de promover mudança de atitude, ou seja, educar o público. Ela é difundida pelos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors etc

   A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso? 

  Faça isso! Faça aquilo! Compre isso! Compre aquilo! Alugue, assine, estude, pare, use... 

  
 Então, vamos lá! Para que você acha que serve uma propaganda? 
 A propaganda serve para ajudar um fabricante a vender seu produto. Também serve para ajudar a chamar nossa atenção para alguma informação.




    Por que a propaganda fala como se estivesse “dando ordens”? 
   Na verdade, a propaganda não está “dando ordens”. Ela usa verbos no modo imperativo, que também podem indicar um pedido, um convite e até mesmo uma persuasão, para nos convencer mais facilmente de algo.

       FIQUE ATENTO!


Fonte: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade04_Lc.pdf









A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço.  Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. 

As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. 

Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?

Exercício

Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? 
  2. Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  3. Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  4. O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Charge 1







Sobre a Charge nº 1 responda as questões A, B e C:
a) Descreva a imagem criada pelo cartunista da charge nº 1.  
b) Qual a crítica que o cartunista pretendia fazer com a Charge nº 1? Explique.
c) Crie um título para a charge nº1.

Charge 2



Sobre a Charge nº 2 responda as questões D e E:

d) Qual a relação entre as duas imagens criadas pelo cartunista da Charge nº 2  e o título da charge?


e) O que as figuras surgerem em relação ao comportamento das pessoas? 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

LINGUAGEM INFORMAL 
E LINGUAGEM FORMAL

Uma mesma pessoa pode escolher uma forma de linguagem mais conservadora numa situação formal ou um linguajar mais informal, em situação mais descontraída.

Quantas vezes, isso não acontece conosco, no cotidiano?




Linguagem informal

Conversa entre amigos

Fonte: http://www.sitebarra.com.br/wp-content/uploads/2013/03/7649daa8e220120928121440.jpg

Na comunicação informal é permitido o uso coloquial da língua:

1.    Variante espontânea;
2.    Utilizada em relações informais;
3.    Sem preocupações com as regras rígidas da gramática normativa;
4.    Presença de coloquialismos, gírias (expressões próprias da fala), tais    
5.    como: pega levese tocatá rolando etc.
6.    Uso de formas reduzidas ou contraídas (pra, cê, peraí, etc.);
7.    Uso de “a gente” no lugar de nós;

8.    Uso frequente de palavras para articular ideias (tipo assim, ai, então, etc.).
Sala de aula
Fonte: http://www.rota83.com/wp-content/uploads/2012/02/sala-de-aula-limite-alunos.jpg

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Linguagem Formal

Há necessidade de se adequar a linguagem à situação de comunicação. Para cada situação, há um tipo de linguagem adequada.
Uma entrevista para procurar emprego é muito diferente de uma roda de conversa entre amigos. Por isso, uma entrevista, a uma reunião de trabalho ou uma palestra são situações de conversa formal.
Nessas situações é necessário ficar atento:


  1. Ao grau de formalidade da ocasião;
  2. À necessidade de uso do padrão culto da língua (sem uso de gíria), mais próxima da
  3. Língua escrita;
  4. À situação que exige mais seriedade;
  5. O cuidado com o modo de falar,
  6. À postura e à maneira de vestir-se;
  7. Ao uso da linguagem formal.
Entrevista de emprego


Fonte: http://www.eurodata.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/entrevista-de-emprego.jpg



Palestra

Fonte:http://pmigo.org.br/site/wp-content/uploads/2012/05/IMG055.jpg


quarta-feira, 25 de março de 2015

Roteiro da Aula - SLOGAN

Olá, alunos!

Nesta aula, iremos aprender o que é SLOGAN e faremos um exercício de criação de slogan para campanha de Preservação da Água.

Leia com atenção a explicação abaixo, assista alguns trechos de comercial e, em seguida, pratique a criação de frases para Slogan. Mas, não se esqueça:

  • Toda frase começa com iniciais maiúsculas.
  • Toda frase precisa ser pontuada.
  • Toda frase precisa ter sentido completo.
  • E, a frase que compõe o Slogan da nossa campanha precisa ser criativa e incentivar a preservação da água.


Você sabe o que é um Slogan?

Um slogan é geralmente uma mensagem de expressão publicitária curta e de fácil memorização que serve para realçar a ideia de um produto ou serviço.

Veja abaixo alguns slogans bem conhecidos:

·                     Redbull - "Redbull Te dá Asas"
·                     Rider - "Dê Férias aos Seus Pés"
·                     Globo - "Agente se vê por Aqui" 
·                     Coca-Cola – Abra a Felicidade com Coca-Cola”
·                     C&A - “Abuse e Use”

Veja outros slogans da loja C&A:
Os slogans 
Abuse do seu poder. (2011) 
Tá na vitrine, tá na C&A. (2009) 
Todo mundo na moda. (2008) 
Abuse e Use C&A. (1989) 
Prazer em conhecer C&A. (1986) 
Você e a moda. (1985) 
A passarela da moda. (anos 80) 
Estar na moda é estar bem. 
Tá na moda. Tá na mão, tá na C&A. 





segunda-feira, 23 de março de 2015

Sinta a emoção que emana de um Abraço!





Abraçar é uma boa ação recíproca.


Nunca se sabe o que está a acontecer na vida de outra pessoa. Quando um bom e sincero abraço é dado, ele tem o potencial de alterar completamente o seu dia. Como é simples esta ação? Apenas envolve os teus braços à minha volta e abraça-me!


Dinâmica do Abraço para trabalhar valores na escola

Troca de Abraço

Quem nunca deu um abraço
Quem nunca o recebeu
Faça uso dos seus braços
Aproveite o que Deus lhe deu
Abrace a quem você ama
A quem precisa de um abraço seu
Abrace um amigo ou uma amiga
Recupere o que perdeu
Bem ali existe alguém
Querendo um abraço seu
Pode ser um, dois ou vários
Não importa quantos já deu
O que importa para gente
É que um abraço recebeu
E nessa troca de abraço
A emoção que se viveu
Pois a força de um abraço
Só sabe quem recebeu.

Maria Conceição Alves Martins
Concurso Literário Pague Menos – Poesia

 Vivendo Valores na Escola

O Poder do Abraço

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI