Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ortografia - verbo vir e ver

Ortografia - verbo vir e ver

Ortografia - Eu, nós , a gente e o verbo

Ortografia - conjugação de verbos - Língua Portuguesa

Estrutura dos Verbos.

Modo Indicativo.

Modo Subjuntivo.

Modo imperativo.

Denotação e Conotação

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Chama-se Semântica o ramo da língua portuguesa que estuda o significado das palavras. Os conceitos de denotação e conotação referem-se ao uso das palavras e suas possibilidades.

Denotação

A palavra está sendo utilizada em seu sentido real, literal, próprio de dicionário, com significado restrito. É muito comum o uso da linguagem denotativa nos textos jornalísticos e científicos.



Na tirinha acima, as expressões estão em seu sentido denotativo, e o humor é obtido pelo enunciado do segundo quadrinho e a expressão de desaprovação de Helga, esposa de Hagar.

Conotação

A palavra está sendo utilizada em seu sentido figurado, com significação ampla. O sentido conotativo é próprio da criatividade do falante e remete às inúmeras possibilidades existentes na língua. É muito comum o uso da linguagem conotativa nos textos literários, principalmente através das figuras de linguagem.









Na tirinha acima, a expressão "pendurar a conta" está utilizando o sentido conotativo da língua.

--------------------------------------------------------------------

Vejamos alguns exemplos de frases utilizando os dois modos a partir das seguintes palavras:

ovelha – coração – traíra – mão – chave – baleia – olhos – cobras – gata – pantera


Denotação
Conotação


As ovelhas são animais gregários, sensíveis e inteligentes.
“Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada...” (Gregório de Matos)
Meu avô fará uma cirurgia nocoração.
João mora no coração da Amazônia.
Pescamos várias traíras no sábado.
Sempre desconfiei de que ele fosse umtraíra.
Queimei a mão ao preparar o almoço.
“Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)
Esqueci as chaves do carro em casa.
Um dia descubro a chave do seu coração.
As baleias correm sérios riscos no futuro.
O André está uma verdadeira baleia.
Seus olhos estavam lacrimejando.
Fura os olhos do tempo... (Miguel Torga)
O Instituto Butantan possui as mais diversas espécies decobras.
Minha sogra é uma cobra.
gata não parava de miar.
A atriz Jennifer Connely é uma gata.
Um filhote de pantera de apenas 2 semanas foi adotado por uma cadela no zoológico de Belgrado.
“Somente a ingratidão, esta pantera, foi sua companheira inseparável.” (Augusto dos Anjos)


Fonte: http://veredasdalingua.blogspot.com.br/2011/06/denotacao-e-conotacao.html

Denotação e Conotação - Praticando


CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO - VAMOS PRATICAR?


EXERCÍCIOS

Façam os exercícios abaixo no seu caderno e depois confiram as respostas na próxima aula:

01) Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido conotativo:

(A) Lendo o futuro no passado dos políticos (...)
(B) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
(C) Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.
(D) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
(E) (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.

02) Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:

(A) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço ”
(B) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”
(C) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”
(D) “... no discurso que proferiu à beira da minha cova.”

03) O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

(A) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
(B) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
(C) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”
(D) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
(E) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

04) Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido conotativo:

(A) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
(B) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
(C) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
(D) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
(E) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”

05) Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido conotativo:

(A) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”
(B) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)
(C) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”
(D) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.”
(E) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

Fonte: http://gramaticadoprofessordaniel.blogspot.com.br/2012/02/conotacao-e-denotacao-vamos-praticar.html


Acessem o link abaixo e comecem a praticar:

http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-literatura/exercicios-sobre-denotacao-conotacao.htm


Acesse a videoaula e entenda melhor o que é Denotação e conotação

segunda-feira, 20 de abril de 2015

PONTUAÇÃO

Você tem dificuldades para usar a pontuação em seus textos?


Aproveite o material que selecionei para você, faça uma revisão das regras para o uso da pontuação e pratique realizando os exercícios. Mas, se ainda restarem dúvidas, envie uma mensagem para mim que terei o prazer de tirar as suas dúvidas na próxima aula ou na próxima postagem do Blog.

Até lá e aproveite o material para estudar e aprender um pouco mais sobre o emprego da pontuação!

Abraços e bons estudos!

Prof.ª Francisca

Aula 1:



Aula 2:




Links para acessar e realizar exercícios:







sábado, 11 de abril de 2015

PROPAGANDA

  Olá, alunos!

  Tudo bem?


  Nas próximas aulas, o tema das nossas aulas será Propaganda. 

  A propaganda é um gênero textual muito utilizado pelas empresas para divulgar seus produtos e por instituições públicas ou privadas como forma de promover mudança de atitude, ou seja, educar o público. Ela é difundida pelos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors etc

   A propaganda está sempre nos dizendo o que fazer! Já parou para pensar sobre isso? 

  Faça isso! Faça aquilo! Compre isso! Compre aquilo! Alugue, assine, estude, pare, use... 

  
 Então, vamos lá! Para que você acha que serve uma propaganda? 
 A propaganda serve para ajudar um fabricante a vender seu produto. Também serve para ajudar a chamar nossa atenção para alguma informação.




    Por que a propaganda fala como se estivesse “dando ordens”? 
   Na verdade, a propaganda não está “dando ordens”. Ela usa verbos no modo imperativo, que também podem indicar um pedido, um convite e até mesmo uma persuasão, para nos convencer mais facilmente de algo.

       FIQUE ATENTO!


Fonte: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/Unidade04_Lc.pdf









A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço.  Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores. 

As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors, importantes instrumentos de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. 

Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro?

Exercício

Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  2. Por que o modo Imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
  1. Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? 
  2. Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  3. Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  4. O modo Imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Charge 1







Sobre a Charge nº 1 responda as questões A, B e C:
a) Descreva a imagem criada pelo cartunista da charge nº 1.  
b) Qual a crítica que o cartunista pretendia fazer com a Charge nº 1? Explique.
c) Crie um título para a charge nº1.

Charge 2



Sobre a Charge nº 2 responda as questões D e E:

d) Qual a relação entre as duas imagens criadas pelo cartunista da Charge nº 2  e o título da charge?


e) O que as figuras surgerem em relação ao comportamento das pessoas? 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

LINGUAGEM INFORMAL 
E LINGUAGEM FORMAL

Uma mesma pessoa pode escolher uma forma de linguagem mais conservadora numa situação formal ou um linguajar mais informal, em situação mais descontraída.

Quantas vezes, isso não acontece conosco, no cotidiano?




Linguagem informal

Conversa entre amigos

Fonte: http://www.sitebarra.com.br/wp-content/uploads/2013/03/7649daa8e220120928121440.jpg

Na comunicação informal é permitido o uso coloquial da língua:

1.    Variante espontânea;
2.    Utilizada em relações informais;
3.    Sem preocupações com as regras rígidas da gramática normativa;
4.    Presença de coloquialismos, gírias (expressões próprias da fala), tais    
5.    como: pega levese tocatá rolando etc.
6.    Uso de formas reduzidas ou contraídas (pra, cê, peraí, etc.);
7.    Uso de “a gente” no lugar de nós;

8.    Uso frequente de palavras para articular ideias (tipo assim, ai, então, etc.).
Sala de aula
Fonte: http://www.rota83.com/wp-content/uploads/2012/02/sala-de-aula-limite-alunos.jpg

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Linguagem Formal

Há necessidade de se adequar a linguagem à situação de comunicação. Para cada situação, há um tipo de linguagem adequada.
Uma entrevista para procurar emprego é muito diferente de uma roda de conversa entre amigos. Por isso, uma entrevista, a uma reunião de trabalho ou uma palestra são situações de conversa formal.
Nessas situações é necessário ficar atento:


  1. Ao grau de formalidade da ocasião;
  2. À necessidade de uso do padrão culto da língua (sem uso de gíria), mais próxima da
  3. Língua escrita;
  4. À situação que exige mais seriedade;
  5. O cuidado com o modo de falar,
  6. À postura e à maneira de vestir-se;
  7. Ao uso da linguagem formal.
Entrevista de emprego


Fonte: http://www.eurodata.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/05/entrevista-de-emprego.jpg



Palestra

Fonte:http://pmigo.org.br/site/wp-content/uploads/2012/05/IMG055.jpg


quarta-feira, 25 de março de 2015

Roteiro da Aula - SLOGAN

Olá, alunos!

Nesta aula, iremos aprender o que é SLOGAN e faremos um exercício de criação de slogan para campanha de Preservação da Água.

Leia com atenção a explicação abaixo, assista alguns trechos de comercial e, em seguida, pratique a criação de frases para Slogan. Mas, não se esqueça:

  • Toda frase começa com iniciais maiúsculas.
  • Toda frase precisa ser pontuada.
  • Toda frase precisa ter sentido completo.
  • E, a frase que compõe o Slogan da nossa campanha precisa ser criativa e incentivar a preservação da água.


Você sabe o que é um Slogan?

Um slogan é geralmente uma mensagem de expressão publicitária curta e de fácil memorização que serve para realçar a ideia de um produto ou serviço.

Veja abaixo alguns slogans bem conhecidos:

·                     Redbull - "Redbull Te dá Asas"
·                     Rider - "Dê Férias aos Seus Pés"
·                     Globo - "Agente se vê por Aqui" 
·                     Coca-Cola – Abra a Felicidade com Coca-Cola”
·                     C&A - “Abuse e Use”

Veja outros slogans da loja C&A:
Os slogans 
Abuse do seu poder. (2011) 
Tá na vitrine, tá na C&A. (2009) 
Todo mundo na moda. (2008) 
Abuse e Use C&A. (1989) 
Prazer em conhecer C&A. (1986) 
Você e a moda. (1985) 
A passarela da moda. (anos 80) 
Estar na moda é estar bem. 
Tá na moda. Tá na mão, tá na C&A. 





segunda-feira, 23 de março de 2015

Sinta a emoção que emana de um Abraço!





Abraçar é uma boa ação recíproca.


Nunca se sabe o que está a acontecer na vida de outra pessoa. Quando um bom e sincero abraço é dado, ele tem o potencial de alterar completamente o seu dia. Como é simples esta ação? Apenas envolve os teus braços à minha volta e abraça-me!


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI