Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Texto de divulgação científica


Olá, alunos dos oitavos anos!


Segue o material de apoio para o estudo sobre texto de divulgação científica e infográfico.

Abraços,

Prof.ª Francisca








domingo, 23 de junho de 2019

A importância da caligrafia na era digital


27/05/12 03:00 - Criança

Letra legível se conquista com a prática

Para fazer algo bem feito é preciso muito treino e repetição; é assim, inclusive, com a escrita

Se seu filho está no Ensino Fundamental e não consegue fazer aquele traçado redondinho e perfeito das letras, não se alarme: ter letra bonita não é o essencial. Segundo os especialistas no assunto, a questão principal não é a beleza da letra. O importante é ajudá-lo a se exercitar para ter uma letra legível, para que ele possa efetivamente se comunicar por meio da escrita. 

“O cuidado precisa ser em ajudar a criança a ter uma letra legível, que possa ser compreendida por diferentes leitores, dentro e fora da sala de aula”, diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, de São Paulo.

Uma letra legível se conquista com a prática, ressalta a neurocientista Elvira Souza Lima. “A letra da criança precisa ser compreensível para que ela e os outros leiam. E isso só se consegue com treino. A criança que desenha muito dos 3 aos 6 anos geralmente consegue educar melhor o movimento”, afirma Elvira, que é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Sorbonne, em Paris.

Além de desenhar, exercícios de traçado e cópias de texto também ajudam a desenvolver os movimentos da mão. E para quem acha que a letra cursiva está ultrapassada por causa do uso cada vez mais frequente da digitação e do computador, vale explicar: esse tipo de letra tem funções que vão além da comunicação escrita. 

A letra cursiva ajuda a criança a entender a divisão entre as palavras, a exercitar a memória e também a desenvolver habilidades para outras atividades, como o desenho de mapas e de gráficos. Veja a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto e as respostas das especialistas.

"As crianças dever aprender e praticar a caligrafia até o momento em que consigam dominar com proficiência a escrita cursiva, não há uma idade limite, até que se consiga escrever na velocidade necessária para acompanhar o ritmo do programa de sua escola com legibilidade. A exercitação e a cópia constante auxiliam neste processo." (BEDRA, 2014).


Escrita na era da digitação
Na era da digitação e da internet, qual a importância de aprender a escrever em letra cursiva? “Socialmente, ainda é um tipo de letra valorizado e bastante usado. Por isso, é importante que as crianças o dominem, que deem conta de se comunicar com os outros usando essa letra. Do ponto de vista didático, o uso da cursiva pode ajudar as crianças a refletir sobre a necessária segmentação entre as palavras e sobre a própria ideia de palavra”, diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila. 

A neurocientista Elvira Souza Lima concorda. Segundo ela, a letra cursiva é importante para a educação do movimento e seu exercício ajuda o aluno a desenvolver habilidades que serão usadas em outras atividades além da escrita, como o desenho. É um exercício que também ajuda a criança a dar suporte à memória, a entender significados. “É muito mais do que simplesmente fazer a letra cursiva”, diz ela.

Letra legível e o ENEM

 [...] toda atenção à letra é fundamental ao longo de toda a trajetória escolar da criança e do adolescente. Caso você, candidato do ENEM ou de outro vestibular, ache necessário, procure um especialista e, para todos, calma e atenção na hora de escrever, pois, infelizmente, o corretor da prova não pensará duas vezes antes de pular a palavra não compreendida, prejudicando sua nota na redação ou nas questões discursivas. É como eu digo: ele não ligará para você perguntando o que você escreveu.

Fonte: www.educarparacrescer.com.br
https://www.infoenem.com.br/redacao-no-enem-importancia-da-letra-legivel/


Escrever à mão pode virar coisa do passado; será que vale a pena só digitar?

Confira a reportagem na íntegra no site do Programa Olhar Digital:


https://olhardigital.com.br/video/escrever-a-mao-pode-virar-coisa-do-passado-sera-que-vale-a-pena-so-digitar/66875


Segue o link de uma reportagem sobre o tema para nossa reflexão sobre o tema:


http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/10/confira-importancia-da-caligrafia-correta-no-dia-dia.html

sábado, 1 de junho de 2019

USO DOS PORQUÊS

Olá, alunos dos 6ºs anos!

Tudo bem?

Nesta semana, faremos uma atividade avaliativa sobre o uso dos porquês. Para auxiliá-los nos estudos, selecionei algumas videoaulas e alguns links de sites, que apresentam exercícios para que vocês pratiquem as regras trabalhadas durante as aulas.

Minha dica de estudo: Assistam as aulas e pratiquem o uso das regras. Assim, com certeza, vocês terão um bom aproveitamento nas atividades.
Videoaula:




Acessem os Links abaixo e ampliem ainda mais seus  conhecimentos. 
Neles, vocês fazem os exercícios e o próprio site traz a resolução comentada pra vocês:

1- http://rachacuca.com.br/quiz/59135/exercicios-de-uso-dos-porques/

2- http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-porques.htm

Recomendação: acesse o site Nosso Clubinho, que apresenta um jogo dos porquês. Quando você erra, você tem que voltar e tentar fazer novamente o exercício. Só avança para a próxima etapa, quem acerta. É muito interessante!

3- http://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/


Bons estudos!

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Projeto "Nenhum para trás!" - Monitoria em Sala de Aula


23.05.19

Olá, pessoal!

   Compartilho com vocês  uma versão da pirâmide do Aprendizado criada por William Glasser. Nesta versão, é possível comparar as dois modelos de ensino: o tradicional baseado em aprendizagem passiva e o ativo, proposto pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, baseado em metodologias que tornam o processo de aprendizagem ativo, visando o desenvolvimento global do estudante.
  Nesta concepção de ensino, os alunos devem atuar ativamente durante todo processo de ensino e aprendizagem e  comprometer-se com sua própria aprendizagem. 
  Os alunos do século XXI devem assumir o perfil de protagonistas, autônomos, colaborativos, empáticos, ouvintes, comunicadores, pesquisadores e cooperativos durante o processo de aprendizagem.
  O aprendizado tornar-se significativo quando o aluno participa da construção de seu conhecimento e a forma de aprendermos mais e melhor é com a prática do trabalho colaborativo, no qual um contribui com a aprendizagem do outro. Aprende-se e ensina-se mutuamente no trabalho compartilhado. 
  Assim, acredito que estejamos no caminho certo, com nosso projeto de monitoria em sala de aula, um aluno se preocupa com o aprendizado do outro e procura ajudar o colega  a avançar em sua aprendizagem. Cada um no seu ritmo! É assim que nenhum aluno fica para trás!
                            
   Parabéns a todos os alunos que acreditam e atuam para o sucesso do projeto!

Prof.ª Francisca Martins







segunda-feira, 13 de maio de 2019

Ferramentas de autoria e colaboração - SCRATCH

Olá, pessoal!

Compartilho com vocês uma nova ferramenta colaborativa, o Scratch, para você programar suas histórias, criar jogos e games online.
Acesse o material abaixo e depois acesse o site indicado para conhecer e experimentar esta ferramenta que vai colocar um pouco de animação em nossas aulas.

Abraços e bons estudos!!!

Prof.ª Francisca




Momentos da visita ao Instituto Federal

Olá, pessoal!

Conforme combinamos disponibilizarei algumas das fotos tiradas no dia 05 de abril em nossa visita ao Instituto Federal.
Vocês poderão utilizar as imagens no relatório de visita que estão revisando.
Quem possuir outras fotos pode me enviar que compartilho, neste espaço, para toda turma. Mas, lembrem-se que as fotos inseridas no relatório deverão ser exploradas no texto. ok!

Abraços,

Prof.ª Francisca











sábado, 11 de maio de 2019

Editores de vídeo


VivaVídeo - aplicativo gratuito para edição de vídeos:



Animoto - faça a edição online de seus vídeos:




Acesse e explore uma dessas opções para fazer o seu próximo vídeo.

Abraços,

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 20 de março de 2019

Histórias de Aventura

Olá, pessoal!

Acessem o site do nosso projeto LER É UM PRAZER. Nele, vocês encontrarão algumas novidades sobre o gênero aventura.

Disponibilizei para vocês duas versões do livro de Robinson Crusoé, outra  versão em audiobook  e até uma videoaula sobre o personagem.

Aproveitem o material para conhecer um pouco mais sobre esse personagem que fará parte de nosso projeto Histórias de Aventura.

Abraços e bons estudos!!!

Link de acesso ao site:

Site do Projeto Ler é um Prazer

Prof.ª Francisca

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá, alunos!

Abaixo algumas dicas de sites para sua consulta como apoio para  sua pesquisa sobre ROBINSON CRUSOÉ.
Clique nos links e leia os conteúdos, selecione das páginas lidas apenas as informações que nos ajudam a caracterizar e conhecer melhor quem foi Robinson Crusoé.




1- Revista Galileu - Robinson Crusoé existiu de verdade?

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT625292-1716-6,00.html


2- Britannica Escola:

https://escola.britannica.com.br/artigo/Robinson-Cruso%C3%A9/483518


3- Opera Mundi: Hoje na História: 1651 - Robinson Crusoé parte rumo a seus 28 anos de isolamento

https://operamundi.uol.com.br/historia/24056/hoje-na-historia-1651-robinson-crusoe-parte-rumo-a-seus-28-anos-de-isolamento

4- Medium.com: As aventuras de Robinson Crusoé

https://medium.com/@leiturasorientadas2017/as-aventuras-de-robinson-cruso%C3%A9-7b4ad640e7b2


Não se esqueça de registrar em sua pesquisa a fonte utilizada para pesquisar as informações sobre o personagem.

Boa pesquisa!

Prof.ª Francisca

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Reunião de Pais - 1ª reunião de 2019



Queridos pais dos 6ºs A e B, segue a sequência de slides utilizada na primeira reunião de pais deste ano letivo.

Espero que acessem e, em caso de dúvida, enviem uma mensagem ou marquem um horário para conversarmos.

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins






terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Vale a pena ler a revista Educatrix



Você conhece a revista Educatrix?

Vale a pena conhecer. Abaixo segue um número dessa revista em formato digital recheada de ótimos artigos sobre temas variados ligados à Educação.

Minha sugestão é folhear e mergulhar neste mar de assuntos tão interessantes, como o das Competências Sócio-Emocionais, Novos Modelos de Sala de Aula e outros. Acesse!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Mensagem de boas vindas para os alunos 2019

Olá, leitores do blog!

Estamos iniciando um novo ano letivo, considero importante recebermos bem nossos alunos, promover
uma acolhida afetiva e bem produtiva. Uma sugestão para as primeiras aulas é promovermos um bate-papo,
uma reflexão sobre algumas questões importantes, que se bem compreendidas logo no início, podem
contribuir para um ano letivo mais tranquilo para todos.

Segue nos slides uma sugestão de poema, acompanhada de algumas orientações que poderão ajudá-lo
na recepção dos alunos.

Um abraço a todos e um excelente ano letivo!

Prof.ª Francisca Martins


terça-feira, 4 de setembro de 2018

Exercícios sobre Preposição - 7º ano A,B e C


Olá, pessoal!

Conforme combinado, seguem abaixo listas de exercícios e dicas de links de sites para que vocês possam estudar para a prova do dia 10.09.18.

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins

Palavras invariáveis que estabelecem relações entre outras duas palavras:

a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás
QUESTÃO 1 – Preencha os espaços com a preposição correta.

Novos abalos de terra fizeram sentir-se ____ São Francisco.
Os soldados agiram ____ violência.
João e Manuel vivem discutindo ____ si.
Estudo nesta escola ____ o ano passado.
Luto ____ uma terra melhor.

a) por, desde, a, com, de.
b) perante, desde, por, com, de.
c) por, desde, por, com, por.
d) em, com, entre, desde, por.

QUESTÃO 2 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:

a) sujeito
b) substantivo
c) conjunção

d) preposição

QUESTÃO 3 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos ligados por preposição são:

a) “amigos de João / modo de vestir”
b) “o seu modo / vestir”
c) “amigos / modo”
d) estranharam / vestir”

QUESTÃO 4 – Qual dos elementos a seguir está sendo ligado por preposição.

a) Esperou entusiasmado ser convocado.
b) João correu demais.

c) Esperou com entusiasmo aquele passeio.
d) Tenho esperanças!

QUESTÃO 5 – Analisando as questões 3 e 4, encontramos:

a) uma preposição

b) duas preposições
c) três preposições
d) quatro preposições

QUESTÃO 6 – Em qual das alternativas há preposição que está junta com um artigo?

a) A hora das refeições é sagrada.
b) Alguém passou por aqui.
c) É uma pessoa de valor.
d) Tive de agir "com cautela.

QUESTÃO 7 – As preposições são vocábulos que indicam circunstâncias diversas; o item abaixo em que a preposição destacada indica uma circunstância de forma correta, em relação ao texto em que está inserida é:

a) “Com apenas três anos,...”- companhia;

b) “Transpôs a cerca da fazenda de seu avô...”- posse;
c) “...perambulando e dormindo entre cobras...”- modo;
d) “...até ser encontrado...”- lugar;

QUESTÃO 8 – Julgue as afirmações
.
I – Em vez de ficar nervosa, procure por ela.
II – Deve estar em cima da mesa.
III – Sentou-se junto da irmã

Encontramos locução prepositiva em

a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas

d) I, II e III

QUESTÃO 9 – Em “tenho estudado muito” há exemplo de:

a) preposição

b) verbo auxiliar
c) interjeição
d) verbo de ligação

QUESTÃO 10 – Escreva 5 frases que contenham preposição.

________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________



Proposta 2

  • Veja a frase a seguir
Ele chegou ficar branco medo quando ouviu o barulho correntes sendo arrastadas toda a casa.

a) Essa frase foi bem compreendida por você? Por quê?
b) Que palavras estão faltando nessa frase para que ela fique completa?

  • As preposições podem estabelecer relações entre os termos ligados através delas, como, por exemplo, relações de posse, tempo, modo, assunto, lugar. Leia as frases a seguir e escreva que tipo de relação as preposições destacadas estabelecem.
a) Não fico sozinha em ambientes escuros.
b) Falarei com ela sobre o pavor que senti.
c) Ele desapareceu em poucos segundos.
d) Precisamos agir com cautela.
e) A casa de Maurício é assustadora.

  • É possível fazer a ligação entre dois termos, utilizando expressões (grupo de duas ou mais palavras) com valor de preposição. Veja:
Somos a favor de desvendar o mistério.
Agora, substitua adequadamente as expressões com valor de preposição pelas sugeridas a seguir.
em vez de / devido a / acerca do / distante de

a) Eu não dormi por causa da história que me contaram.
b) Conversem a respeito do problema.
c) Quero levar você em lugar de sua prima.
d) Fique bem longe de mim!

  • Complete as frases com as preposições abaixo.
a - de - para - com - por - perante - em - desde - entre

a) Gosto ______ frutas bem maduras.
b) Eles estão precisando _____ você _______ urgência.
c) Rogue ______ Deus ________ nós.
d) Este filme é impróprio _______ menores.
e) Tudo ficou reduzido _______ cinzas.
f) Tinha uma disposição incrível ________ o trabalho.
g) Os holandeses invadiram a Bahia _________ 1624,
h) Não aspiro ________ esse cargo.
i) Não havia nada ___________ eles dois.
j) Negou tudo _________ o juiz.
k) Eles se conhecem ________ os tempos _______ criança.


  • Veja o texto.
Uma aventura na floresta
       Não estou apavorado e nem ansioso _________ achar o caminho certo ________ sair daqui, reencontrar meus amigos que, _______ certeza, já se convenceram _______ que me perdi na floresta. Talvez já tenham __________ dado alarme. Daqui ________ pouco começarão as buscas mais sérias _________ soldados, cães farejadores, helicóptero e tudo mais _________ que tem direito um rapaz perdido na selva.
          Também não sumi há tanto tempo assim, apenas uma noite, mas que valeu ______ todas as que tive e que terei ______ minha vida. Nada mais me causará medo daqui ________ frente. Posso dizer que estou definitivamente renovado e abraçado à alegria da vida.
           Claro que começo ________ me incomodar _________ as preocupações dos amigos que sentiram minha falta e que receiam que algo ________ ruim possa ter me acontecido. O dia clareou e vou caminhar naquela direção ________ a mais absoluta certeza ______ que acharei o caminho ________ volta. Sinto-me tão leve, tão _________ espaço _________ o medo, que vou chegar _______ problemas.
           Na verdade, o que mais me preocupa agora é o momento _________ revelar _______ todos o que aconteceu comigo.
Wagner Costa. In: Sete faces da aventura ( projeto literário Márcia Kupstas) . São Paulo, Moderna, 1992,


a) complete os espaços vazios com as preposições mais adequadas.

b) Na expressão "com soldados", se "soldados" fosse substituído por "meninas", a palavra destacada sofreria alguma alteração? Por quê?

c) Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?

Observe o uso das preposições a seguir:
  • Maria andou até encontrar o menino que havia conhecido na festa.
  • Maria andou com o menino que havia conhecido na festa.
  • Maria andou entre o menino que havia conhecido na festa e seu irmão.

Por causa do emprego da preposição, o que muda no significado de cada frase?


Consulte o gabarito das respostas no site:
http://setimoanosea.blogspot.com/2011/05/preposicoes.html

Fontes: 
http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2014/10/preposicao-combinacao-contracao-e.html






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Projeto Interdisciplinar - Vida Saudável

Olá, pessoal!


Conforme combinamos, a seguir disponibilizo para vocês a sequência de slides com o roteiro de atividades do projeto. Procurem explorar os slides e conferir a sugestão para organização do texto da resenha crítica sobre o filme O Mínimo para Viver.


Abraços e bons estudos!!!
Prof.ª Francisca





Olá, pessoal!

Vou deixar aqui o roteiro para produção da resenha do filme, ela também está nos slides acima, mas resolvi disponibilizar neste espaço também!
Confiram e tirem suas dúvidas nas próximas aulas.
Abraços,

Prof.ª Francisca





terça-feira, 19 de junho de 2018

E-books de Kate Willians

Olá, pessoal!

Prestigiem as obras da autora joseense, Kate Willians, que disponibilizou para os leitores de nosso espaço três de suas obras esgotadas.

Kate Willians

Kate Willians é escritora e estudante de letras. Escreveu seu primeiro livro aos 15 anos e o segundo Debaixo das minhas asas, publicou aos 17. Já foi a blogueira responsável pelo Drunk Culture e hoje se dedica apenas a escrita. Tem 21 anos e o seu maior sonho, é encantar as pessoas com suas palavras. A literatura a salvou, e espera um dia conseguir usar a mesma fonte para salvar outras pessoas. É extremamente apaixonada pelo que faz e adora passar o tempo livre com a família e com um pug bagunceiro e totalmente sem noção chamado Bob.


Baixem em seu computador ou em seu celular e boa leitura!

Não se esqueçam de enviar seus comentários para o nosso espaço de leitor para leitor no site do projeto Ler é um Prazer. Acessem o site:


Cliquem nos links e acessem os E-books da autora:



quarta-feira, 2 de maio de 2018

A descrição no texto narrativo

Olá, pessoal!

Segue um material de apoio sobre descrição de personagens e de lugar.

Este é um material que completará os estudos promovidos em sala de aula para a revisão e reescrita do conto produzido por vocês sobre a situação de abandono do idoso.






Bons estudos!


Prof.ª Francisca

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI