Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

sábado, 11 de abril de 2020

TEATRO DE FANTOCHES: MARINA, PEDRO E CIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

TEATRO DE FANTOCHES: MARINA, PEDRO E CIA

CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS
Marina: Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Meu nome é Marina e hoje estou aqui numa missão especial. Vou falar com vocês sobre um assunto muito importante. Vocês já ouviram falar do Coronavírus? 

Pedro: EU JÁ!! EU JÁ!! (Pedro aparece repentinamente com um jornal nas mãos)

Marina: Oi, Pedro! (com uma voz de desanimada, como se não quisesse que o amigo estivesse ali) O que você está fazendo por aqui! Não disse que iria ao shopping com sua nova amiguinha? (com uma voz de brava, como se não quisesse que o amigo estivesse ali)

Pedro: Oi, pessoal! Oi, Marina! Quanta gente, bonita, hein, Marina! Nossa, Marina, parece que você está com uma pontinha de ciúmes da Glorinha…. ( Marina interrompe Pedro).

Marina: Isso mesmo, Pedro, temos uma galera bonita e muito interessada em saber um pouco mais sobre o Coronavírus. E, pra sua informação não estou com ciúmes da Glorinha. Então, você veio para bater papo ou para… (Agora é a vez do Pedro interromper Marina).

Pedro: Xiii, você está brava mesmo! Mas, vamos deixar esse assunto para mais tarde(....) Vamos falar com essa garotada sobre o  Coronavírus, esse vírus que está fazendo muitas pessoas ficarem doentes pelo mundo todo. Você sabia, Marina,  que o novo coronavírus virou notícia em jornais do mundo inteiro depois da China anunciar o assustador crescimento  do número de pessoas doentes?

Marina: É isso mesmo Pedro! É esse Coronavírus que transmite uma doença respiratória, que se parece com uma gripe e tem deixado doente os chineses, os italianos, coreanos, iranianos, suíços, franceses, ingleses, alemães … (Pedro interrompe Marina). 

Pedro: Nossa, Marina, você não falou dos brasileiros. Quer dizer que nós estamos livres da contaminação pelo Coronavírus?  Podemos até continuar o Carnaval...(Pedro começa a comemorar e coloca um adereço de carnaval, festejando) (Toca uma música de carnaval e ele festeja por alguns minutos, de repente para a música e Pedro fala….) Nossa, Marina, por que você tirou a música? Eu e  os nossos novos amiguinhos estávamos festejando…

Marina: Pedro, hoje você está fora da casinha mesmo! Você se esqueceu de porquê estamos aqui! (Fala com tom de brava!)

Pedro: Para falar sobre a prevenção contra o Coronavírus!

Marina: Isso mesmo! Estamos fazendo essa campanha de prevenção justamente porque o vírus já chegou ao Brasil e já temos brasileiros doentes. Vocês sabiam disso, pessoal! 

Pedro: É claro que a gente sabe, Marina! Mas, você tem certeza que não dá pra continuar só mais um pouquinho o Carnaval?

Marina: Tenho, Pedro, e os nossos amiguinhos estão aqui justamente para aprender com a gente como é possível ser mais esperto do que esse vírus. Por isso, chega de brincadeira e vamos contar para essa turminha quais são os sintomas da doença respiratória causada pelo Coronavírus.

Pedro: Tá bom, vamos lá pessoal, chega de Carnaval e vamos conhecer os principais  sintomas dessa doença. Estão todos atentos?! Conte para nós, Marina, quais podem ser os sintomas da doença provocada pelo Coronavírus.

Marina: Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Pedro: Além disso, pessoal, outros sintomas como cansaço, dores, corrimento, congestão nasal, dor de garganta e diarreia podem ocorrer.

Marina: É importante saber que uma pessoa pode contaminar a outra por meio de: espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato físico (beijo, aperto de mão, abraço) e contato com superfície contaminada. Por isso, é preciso pôr em prática alguns cuidados para evitar que esse vírus se espalhe e contamine outras pessoas. 

Pedro: Isso mesmo, Marina! Eu aprendi com um vídeo que assisti que algumas medidas simples de higiene como lavar as mãos com detergente ou álcool em gel ajuda a matar o vírus e a evitar a sua proliferação. Vocês querem assistir esse vídeo comigo, pessoal? (...) Então, vamos lá!

Marina: Só para reforçar os cuidados que cada um pode ter para evitar a contaminação, eu e o Pedro vamos repetir quais são as principais medidas de prevenção:

1- Lave frequentemente as mãos com água detergente ou sabão por cerca de 20 segundos. Não se esqueça de lavar entre os dedos e as unhas.
2 - Para higienizar as mãos, você pode também usar Álcool em Gel.
3 - Evite tocar olhos, nariz e boca.
4 - Cubra a boca e o nariz ao tossir.
5 - Use sempre lenço de papel para higiene nasal e depois jogue o lenço no lixo.
6 - Lave as mãos após tossir ou espirrar.
7 - Limpe as superfícies e objetos com água e sabão ou com álcool gel.
8 - Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, copos, garrafas, materiais escolares ... com outras pessoas.
9 - Evite contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe ou que já estejam doentes.
10 - Mantenha os ambientes bem ventilados. 

Marina: Mas, não se preocupem amiguinhos, se vocês forem contaminados pelo Coronavírus, os médicos saberão cuidar de vocês ... e com o medicamento certo e muito repouso , vocês ficarão curados. Mas, fiquem atentos aos sintomas e procurem sempre o posto de saúde ou hospital para fazer uma consulta.

Pedro: Exatamente, Marina! Mas, como diz a minha mãezinha querida, com esse Coronavírus não se pode brincar! Tem que se cuidar! Por isso,  é importante conhecermos a forma de transmissão do vírus. Você pode contar como é transmitido o vírus para os nossos amiguinhos, Marina?

Marina: Claro, Pedro! … O Coronavírus, amiguinhos, pode ser transmitida de duas maneiras: de uma pessoa para outra, através do contato físico com pessoas doentes ou no contato com qualquer objeto contaminado como maçanetas, materiais escolares, carteiras e depois levarmos a mão na boca, olhos e nariz. Por isso, temos que aprender a nos cuidar e seguir à risca as medidas de prevenção, procure ensinar outras crianças, seus pais e familiares a se cuidarem também!

Pedro: E não se esqueçam, pessoal, como não dá para sabermos que tem o vírus, é bom evitarmos cumprimentar nossos amiguinhos com aperto de mãos e beijinhos. Vamos arrumar uma forma criativa para cumprimentar nossos amiguinhos. Certo, pessoal?

Marina: É, pessoal, eu e o Pedro gostamos muito de ter essa conversa com vocês, mas tem uma última dica muito valiosa que queremos dar a vocês. Como nosso organismo não possui defesas contra esse vírus, precisamos cuidar bem de nosso organismo, o segredo é manter uma alimentação saudável. Nada de lanches ou alimentos enlatados, vamos comer muitos legumes, verduras e frutas.

Pedro: E não se esqueçam  de tomar água!

Marina: É mesmo, Pedro, já estava me esquecendo.

Pedro: Amiguinhos, tomem muita água. Devemos nos hidratar e nos alimentar bem; pois se ficarmos doentes, o nosso organismo estará mais resistente para combater esse vírus. E vale lembrar:

Marina/Pedro: Com o Coronavírus não se pode brincar! Tem que se cuidar! Vamos juntos pegar carona nesta campanha de prevenção!  Tchau, pessoal, até a próxima!

Texto produzido pela professora: Francisca P. Martins




Veja os cuidados para se prevenir contra o coronavírus


Leia e assista a reportagem sobre Os cuidados para se prevenir contra o Coronavírus publicada no site do G1.Globo.com:



Do texto destaquei algumas dicas de prevenção:

  1. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  3. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  4. Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  5. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  6. Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  7. Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  8. Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Referência: 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Quantas versões um conto pode ter? Sabe aquela história quem conta um conto aumenta um ponto?


Proposta para a semana da avaliação diagnóstica


Todos os alunos dos 7ºs anos já ouviram ou leram nos Anos Iniciais a história da Chapeuzinho Vermelho:

Por: Rebeca Fuks, Doutora em Estudos da Cultura:

Quem nunca ouviu falar na Chapeuzinho Vermelho? Em geral somos apresentados a personagem quando ainda somos crianças através das histórias infantis. A narrativa permanece no nosso imaginário coletivo e até hoje reproduzimos a história para as novas gerações.
A história da Chapeuzinho Vermelho, contada há séculos, surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral dos camponeses europeus.
Como o final da história original era trágico - o Lobo devorava a avó e a neta - no século XIX, os irmãos Grimm alteraram a narrativa e acrescentaram a figura do caçador, que salva todos e garante um final feliz.

História (resumo)

A partida rumo à casa da avó

Era uma vez (e como todo bom conto de fadas se inicia com "Era uma vez", Chapeuzinho Vermelho não foge à regra) uma bela e ingênua menina. A garota, que vivia com a mãe, era encantada pela avó - e avó por ela.
Um belo dia a avó adoece e a mãe de Chapeuzinho pergunta se a menina não pode levar algo para a avó comer. A casa da menina ficava na vila e a da avó no meio da floresta, a uma certa distância.
A menina prontamente se mostra disposta a ajudar e a mãe lhe entrega uma cesta com o alimento. Na versão de Perrault, Chapeuzinho carrega bôla e manteiga, na versão dos irmãos Grimm são alguns bolinhos e uma garrafa de vinho.

O encontro com o lobo

Ainda no princípio do caminho rumo a casa da avó, a menina é interrompida pelo Lobo, que puxa conversa e pergunta para onde ela vai. Chapeuzinho, ingênua, cai na conversa do Lobo e diz que vai levar quitutes para a avó, que está adoentada.
O Lobo sugere então que a menina siga por um determinado caminho.
Esperto, o Lobo vai por um caminho mais curto e chega na casa da avó primeiro.

O lobo na casa da avó

Quando a avó pergunta quem bate a porta, o Lobo se faz passar pela menina e a avó, também ingênua, ensina-o a abrir a porta. Assim que vê a velha, o Lobo a devora prontamente.
Matreiro, ele coloca as roupas da avó e se deita na cama, a espera que a menina chegue. Quando Chapeuzinho bate na porta o Lobo responde como se fosse a avó, enganando-a. O vilão então tem o famoso diálogo com a mocinha quando a garota estranha as formas da avó:
“Ó avó, que orelhas grandes você tem!”

“É para melhor te escutar!”
“Ó avó, que olhos grandes você tem!”
“É para melhor te enxergar!”
“Ó avó, que mãos grandes você tem!”
“É para melhor te agarrar!”
“Ó avó, que boca grande, assustadora, você tem!”
“É para melhor te comer!”

O triste destino da chapeuzinho

O Lobo finalmente devora a pobre menina. Na versão de Perrault a história se encerra assim, com a avó e a menina devoradas.
Os irmãos Grimm, por sua vez, deram continuidade a narrativa e inventaram a figura do caçador.
Depois de ter comido a avó e a menina, o Lobo supostamente se deita na cama para tirar um cochilo.

A reviravolta

Por azar, um caçador passa em frente a casa e acha estranho o barulho do ronco que vem de lá de dentro. Ao entrar na casa depara-se com o Lobo, de barriga cheia, deitado na cama.
O caçador teme atirar no Lobo com a sua espingarda sem antes tentar salvar quem estava dentro da sua barriga. Então habilidosamente, com uma faca, abre a barriga do Lobo e, numa operação estilo cesariana, consegue salvar a menina e a avó.
Chapeuzinho Vermelho após ser salva cata algumas pedras grandes e junto com a avó e com o caçador, enche a barriga do Lobo. Quando acorda, o vilão com as pesadas pedras na barriga, sente as pernas bambearem e cai morto. 


Neste ano, após conhecerem uma outra versão deste conto infantil criada por Trisha Speed Shaskan, a turma foi desafiada a produzir uma nova versão para o mesmo conto ou a produzir um reconto da versão "Na verdade, Chapeuzinho Vermelho estava Estragada!


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA



Dicas para o estudante se organizar para estudar em casa

  • Tenha uma rotina de estudos em casa: estude todos os dias, pelo menos uma hora por dia;
  • Tenho um lugar para guardar seu material em casa de maneira organizada;


  • Estude sempre no mesmo lugar: escolha um local bem iluminado, limpo e organizado para você estudar;
  • Durante a realização das tarefas, anote as dúvidas que surgirem sobre o assunto e leve-as para o professor na próxima aula;
  • Anote numa agenda a data da entrega das tarefas, trabalhos e avaliações;
  • Priorize a realização das tarefas e trabalhos, de acordo com a data de entrega (a agenda do celular pode ser um ótimo recurso para auxiliá-lo na organização);
  • Tenha uma meta de estudo diário e cumpra! Inclua nesta meta a leitura de livros da sala de leitura. Ex.: Que tal definir para esta semana, a meta de ler 10 páginas diárias do livro da sala de leitura? 
  • Organize seus cadernos, mantenha o conteúdo atualizado e organizado para facilitar os estudos;
  • Use estratégias diferentes para estudar para avaliações: grifar informações importantes no texto, fazer resumos, refazer exercícios feitos em sala de aula, elaborar mapa mental, acesse os sites e aplicativos indicados pelos professores…;
  • Estude para as avaliações com antecedência de, ao menos, três dias;
  • Faça pausas para descansar entre os estudos. (Pode pausar a cada 30 minutos, para comer um lanche e caminhar);
  • Não deixe sobre a mesa de estudos o celular e nem próximo de você a televisão ligada, para evitar distrações;
  • Com o horário das aulas em mãos, prepare sua mochila com antecedência para as aulas do dia seguinte.
Procure colocar em prática estas dicas para o estudo em casa.


Abaixo disponibilizei para vocês um modelo de quadro de horário para vocês organizarem o horário de estudo em casa. Para fazer este quadro, usei o horário do 6º ano A. Por isso, não copie apenas o modelo, é preciso verificar sempre o horário das aulas do dia seguinte para organizar o horário de estudo da tarde anterior as aulas.

Exemplo: Para organizar o horário de estudo da segunda-feira é preciso conferir que aulas você terá na terça-feira e assim por diante.





Clique sobre a imagem do quadro de horário para ampliá-la e não se esqueça de ler as observações.

Se quiser um quadro em branco apenas para preencher clique no link abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1F_vbb5b__Y4Wvncexmjcyze6egytbuF-GSGra-9ZayY/edit?usp=sharing

Bons estudos em 2020!

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins





segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Texto de divulgação científica


Olá, alunos dos oitavos anos!


Segue o material de apoio para o estudo sobre texto de divulgação científica e infográfico.

Abraços,

Prof.ª Francisca








domingo, 23 de junho de 2019

A importância da caligrafia na era digital


27/05/12 03:00 - Criança

Letra legível se conquista com a prática

Para fazer algo bem feito é preciso muito treino e repetição; é assim, inclusive, com a escrita

Se seu filho está no Ensino Fundamental e não consegue fazer aquele traçado redondinho e perfeito das letras, não se alarme: ter letra bonita não é o essencial. Segundo os especialistas no assunto, a questão principal não é a beleza da letra. O importante é ajudá-lo a se exercitar para ter uma letra legível, para que ele possa efetivamente se comunicar por meio da escrita. 

“O cuidado precisa ser em ajudar a criança a ter uma letra legível, que possa ser compreendida por diferentes leitores, dentro e fora da sala de aula”, diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, de São Paulo.

Uma letra legível se conquista com a prática, ressalta a neurocientista Elvira Souza Lima. “A letra da criança precisa ser compreensível para que ela e os outros leiam. E isso só se consegue com treino. A criança que desenha muito dos 3 aos 6 anos geralmente consegue educar melhor o movimento”, afirma Elvira, que é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Sorbonne, em Paris.

Além de desenhar, exercícios de traçado e cópias de texto também ajudam a desenvolver os movimentos da mão. E para quem acha que a letra cursiva está ultrapassada por causa do uso cada vez mais frequente da digitação e do computador, vale explicar: esse tipo de letra tem funções que vão além da comunicação escrita. 

A letra cursiva ajuda a criança a entender a divisão entre as palavras, a exercitar a memória e também a desenvolver habilidades para outras atividades, como o desenho de mapas e de gráficos. Veja a seguir algumas das principais dúvidas sobre o assunto e as respostas das especialistas.

"As crianças dever aprender e praticar a caligrafia até o momento em que consigam dominar com proficiência a escrita cursiva, não há uma idade limite, até que se consiga escrever na velocidade necessária para acompanhar o ritmo do programa de sua escola com legibilidade. A exercitação e a cópia constante auxiliam neste processo." (BEDRA, 2014).


Escrita na era da digitação
Na era da digitação e da internet, qual a importância de aprender a escrever em letra cursiva? “Socialmente, ainda é um tipo de letra valorizado e bastante usado. Por isso, é importante que as crianças o dominem, que deem conta de se comunicar com os outros usando essa letra. Do ponto de vista didático, o uso da cursiva pode ajudar as crianças a refletir sobre a necessária segmentação entre as palavras e sobre a própria ideia de palavra”, diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila. 

A neurocientista Elvira Souza Lima concorda. Segundo ela, a letra cursiva é importante para a educação do movimento e seu exercício ajuda o aluno a desenvolver habilidades que serão usadas em outras atividades além da escrita, como o desenho. É um exercício que também ajuda a criança a dar suporte à memória, a entender significados. “É muito mais do que simplesmente fazer a letra cursiva”, diz ela.

Letra legível e o ENEM

 [...] toda atenção à letra é fundamental ao longo de toda a trajetória escolar da criança e do adolescente. Caso você, candidato do ENEM ou de outro vestibular, ache necessário, procure um especialista e, para todos, calma e atenção na hora de escrever, pois, infelizmente, o corretor da prova não pensará duas vezes antes de pular a palavra não compreendida, prejudicando sua nota na redação ou nas questões discursivas. É como eu digo: ele não ligará para você perguntando o que você escreveu.

Fonte: www.educarparacrescer.com.br
https://www.infoenem.com.br/redacao-no-enem-importancia-da-letra-legivel/


Escrever à mão pode virar coisa do passado; será que vale a pena só digitar?

Confira a reportagem na íntegra no site do Programa Olhar Digital:


https://olhardigital.com.br/video/escrever-a-mao-pode-virar-coisa-do-passado-sera-que-vale-a-pena-so-digitar/66875


Segue o link de uma reportagem sobre o tema para nossa reflexão sobre o tema:


http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/10/confira-importancia-da-caligrafia-correta-no-dia-dia.html

sábado, 1 de junho de 2019

USO DOS PORQUÊS

Olá, alunos dos 6ºs anos!

Tudo bem?

Nesta semana, faremos uma atividade avaliativa sobre o uso dos porquês. Para auxiliá-los nos estudos, selecionei algumas videoaulas e alguns links de sites, que apresentam exercícios para que vocês pratiquem as regras trabalhadas durante as aulas.

Minha dica de estudo: Assistam as aulas e pratiquem o uso das regras. Assim, com certeza, vocês terão um bom aproveitamento nas atividades.
Videoaula:




Acessem os Links abaixo e ampliem ainda mais seus  conhecimentos. 
Neles, vocês fazem os exercícios e o próprio site traz a resolução comentada pra vocês:

1- http://rachacuca.com.br/quiz/59135/exercicios-de-uso-dos-porques/

2- http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-dos-porques.htm

Recomendação: acesse o site Nosso Clubinho, que apresenta um jogo dos porquês. Quando você erra, você tem que voltar e tentar fazer novamente o exercício. Só avança para a próxima etapa, quem acerta. É muito interessante!

3- http://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/


Bons estudos!

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Projeto "Nenhum para trás!" - Monitoria em Sala de Aula


23.05.19

Olá, pessoal!

   Compartilho com vocês  uma versão da pirâmide do Aprendizado criada por William Glasser. Nesta versão, é possível comparar as dois modelos de ensino: o tradicional baseado em aprendizagem passiva e o ativo, proposto pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, baseado em metodologias que tornam o processo de aprendizagem ativo, visando o desenvolvimento global do estudante.
  Nesta concepção de ensino, os alunos devem atuar ativamente durante todo processo de ensino e aprendizagem e  comprometer-se com sua própria aprendizagem. 
  Os alunos do século XXI devem assumir o perfil de protagonistas, autônomos, colaborativos, empáticos, ouvintes, comunicadores, pesquisadores e cooperativos durante o processo de aprendizagem.
  O aprendizado tornar-se significativo quando o aluno participa da construção de seu conhecimento e a forma de aprendermos mais e melhor é com a prática do trabalho colaborativo, no qual um contribui com a aprendizagem do outro. Aprende-se e ensina-se mutuamente no trabalho compartilhado. 
  Assim, acredito que estejamos no caminho certo, com nosso projeto de monitoria em sala de aula, um aluno se preocupa com o aprendizado do outro e procura ajudar o colega  a avançar em sua aprendizagem. Cada um no seu ritmo! É assim que nenhum aluno fica para trás!
                            
   Parabéns a todos os alunos que acreditam e atuam para o sucesso do projeto!

Prof.ª Francisca Martins







segunda-feira, 13 de maio de 2019

Ferramentas de autoria e colaboração - SCRATCH

Olá, pessoal!

Compartilho com vocês uma nova ferramenta colaborativa, o Scratch, para você programar suas histórias, criar jogos e games online.
Acesse o material abaixo e depois acesse o site indicado para conhecer e experimentar esta ferramenta que vai colocar um pouco de animação em nossas aulas.

Abraços e bons estudos!!!

Prof.ª Francisca




Momentos da visita ao Instituto Federal

Olá, pessoal!

Conforme combinamos disponibilizarei algumas das fotos tiradas no dia 05 de abril em nossa visita ao Instituto Federal.
Vocês poderão utilizar as imagens no relatório de visita que estão revisando.
Quem possuir outras fotos pode me enviar que compartilho, neste espaço, para toda turma. Mas, lembrem-se que as fotos inseridas no relatório deverão ser exploradas no texto. ok!

Abraços,

Prof.ª Francisca











sábado, 11 de maio de 2019

Editores de vídeo


VivaVídeo - aplicativo gratuito para edição de vídeos:



Animoto - faça a edição online de seus vídeos:




Acesse e explore uma dessas opções para fazer o seu próximo vídeo.

Abraços,

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 20 de março de 2019

Histórias de Aventura

Olá, pessoal!

Acessem o site do nosso projeto LER É UM PRAZER. Nele, vocês encontrarão algumas novidades sobre o gênero aventura.

Disponibilizei para vocês duas versões do livro de Robinson Crusoé, outra  versão em audiobook  e até uma videoaula sobre o personagem.

Aproveitem o material para conhecer um pouco mais sobre esse personagem que fará parte de nosso projeto Histórias de Aventura.

Abraços e bons estudos!!!

Link de acesso ao site:

Site do Projeto Ler é um Prazer

Prof.ª Francisca

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá, alunos!

Abaixo algumas dicas de sites para sua consulta como apoio para  sua pesquisa sobre ROBINSON CRUSOÉ.
Clique nos links e leia os conteúdos, selecione das páginas lidas apenas as informações que nos ajudam a caracterizar e conhecer melhor quem foi Robinson Crusoé.




1- Revista Galileu - Robinson Crusoé existiu de verdade?

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT625292-1716-6,00.html


2- Britannica Escola:

https://escola.britannica.com.br/artigo/Robinson-Cruso%C3%A9/483518


3- Opera Mundi: Hoje na História: 1651 - Robinson Crusoé parte rumo a seus 28 anos de isolamento

https://operamundi.uol.com.br/historia/24056/hoje-na-historia-1651-robinson-crusoe-parte-rumo-a-seus-28-anos-de-isolamento

4- Medium.com: As aventuras de Robinson Crusoé

https://medium.com/@leiturasorientadas2017/as-aventuras-de-robinson-cruso%C3%A9-7b4ad640e7b2


Não se esqueça de registrar em sua pesquisa a fonte utilizada para pesquisar as informações sobre o personagem.

Boa pesquisa!

Prof.ª Francisca

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Reunião de Pais - 1ª reunião de 2019



Queridos pais dos 6ºs A e B, segue a sequência de slides utilizada na primeira reunião de pais deste ano letivo.

Espero que acessem e, em caso de dúvida, enviem uma mensagem ou marquem um horário para conversarmos.

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins






terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Vale a pena ler a revista Educatrix



Você conhece a revista Educatrix?

Vale a pena conhecer. Abaixo segue um número dessa revista em formato digital recheada de ótimos artigos sobre temas variados ligados à Educação.

Minha sugestão é folhear e mergulhar neste mar de assuntos tão interessantes, como o das Competências Sócio-Emocionais, Novos Modelos de Sala de Aula e outros. Acesse!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Mensagem de boas vindas para os alunos 2019

Olá, leitores do blog!

Estamos iniciando um novo ano letivo, considero importante recebermos bem nossos alunos, promover
uma acolhida afetiva e bem produtiva. Uma sugestão para as primeiras aulas é promovermos um bate-papo,
uma reflexão sobre algumas questões importantes, que se bem compreendidas logo no início, podem
contribuir para um ano letivo mais tranquilo para todos.

Segue nos slides uma sugestão de poema, acompanhada de algumas orientações que poderão ajudá-lo
na recepção dos alunos.

Um abraço a todos e um excelente ano letivo!

Prof.ª Francisca Martins


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI