Este blog é um espaço para divulgação de projetos, compartilhamento de materiais didáticos, de práticas pedagógicas, de sites, cursos e dicas de leitura para professores e estudantes. Além de ser um cantinho para publicação de conteúdos relacionados ao trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora Fran.
MENU
Seguidores
PÁGINAS DO BLOG
- 7ºanos 2024
- 8º ano A - 2024
- Grupo de Estudos - 7ºAnos
- Propaganda da Leitura
- Dica de curso: Como criar um blog no Blogger
- Recursos Digitais 1
- Recursos digitais 2
- Recursos digitais 3 - Google Keep
- Recursos digitais 4 - Quizlet
- Recursos Digitais 5 - Classroom do Google
- Como criar um livro digital
- FATO OU FAKE?
- Ler é um Prazer
- Classes Gramaticais
- GÊNERO TEXTUAL - INFOGRÁFICO
quarta-feira, 3 de junho de 2009
LER É UM PRAZER
Tenho ótimas notícias para vocês. O autor Pedro Bandeira tornou-se parceiro em nosso projeto, ele estará, em breve, respondendo as cartas dos alunos que lhe escreveram.
Beijos!!
ProfªFrancisca
Confiram o e-mail do autor:
Querida Professora Francisca,
Você me deixou muito feliz com a escolha do meu nome para a sala! Adoro São José dos Campos e ter uma sala aí com o meu nome me enche de orgulho.
Transmita aos seus alunos todo o meu carinho e diga-lhes que responderei a eles logo que a correspondência enviada à editora chegue às minhas mãos.
Mil beijocas e toda a ternura do
Pedro Bandeira
O Jornal na Sala de Aula
SEMANA INTERATIVA
“Nosso objetivo foi colocar os alunos em contato com experimentos que comprovassem forças, energias, velocidades, massa...”, diz Airton Azevedo, 47, um dos organizadores do evento.Para encerrar a semana, no dia 15, os alunos realizaram a prova do OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).
segunda-feira, 1 de junho de 2009
NOTÍCIAS
Na escola E.M.E.F Lúcia Pereira Rodrigues, no Jardim Santa Fé, em São José dos Campos, SP, ocorreu, de 11 a 14 de maio, a Semana Interativa de Astronomia e Astrofísica.
Durante o evento, ocorreram várias atividades em diferentes espaços da escola. Na quadra, foram expostos diversos experimentos como: Looping, que demonstrava as Três Leis de Newton, Transformador de energia mecânica em elétrica e Van de Graaff, gerador de eletricidade estática. Esses experimentos foram emprestados pelo IEAv (Instituto de Estudos Avançados), e IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço). Na área externa da escola, houve o lançamento de foguete à compressão e nas salas, as oficinas de caleidoscópio, exibição do filme linha do tempo e a oficina do relógio estelar.
O objetivo deste evento foi proporcionar aos alunos e comunidade novos conhecimentos de forma prática, divertida e prazerosa.
Alana e Amanda, 8ºA
sábado, 30 de maio de 2009
NOTÍCIAS
A SEMANA DE
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA
Alunos e pais participaram da Semana de Astronomia e Astrofísica organizada, de 11 a 14 de maio, pelos professores da escola EMEF Profª Lúcia Pereira Rodrigues, bairro Santa Fé, em São José dos Campos, São Paulo, em parceria com os institutos IAE(Instituto de Aeronáutica e Espaço) e IEAv (Instituto de Estudos Avançados).
Durante o evento, os alunos interagiram com diferentes experimentos como o Looping, que demonstrava as Três Leis de Newton, o Transformador de energia mecânica em elétrica e o Van de Graaff, gerador de eletricidade estática, que animou a garotada. Assistiram lançamentos de foguetes à compressão e à combustão no pátio e na área externa da escola e participaram ainda de oficinas de relógio estelar e de caleidoscópio.
O objetivo era despertar a curiosidade, incentivar a pesquisa e comemorar o ano Internacional da Astronomia.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
PROJETO ADOLESCÊNCIA SAUDÁVEL
Sugerido pelos próprios alunos o projeto com o tema ADOLESCÊNCIA vem ao encontro dos interesses dos alunos das turmas 7ºano A e B e 8º ano A e B, que através de um processo democrático de escolha sugeriram o tema para estudo e propuseram um roteiro de questões que refletem suas dúvidas e curiosidades acerca do tema.
OBJETIVOS:
O projeto tem como proposta criar na escola um espaço para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas, buscar conhecimento sobre o assunto, contribuir para o alívio de suas ansiedades, para a construção da sua identidade e para a prevenção de problemas graves como a gravidez na adolescência e o uso de drogas.
METODOLOGIA:
Cada turma elaborou o seu roteiro de pesquisa com questões que revelavam suas dúvidas e curiosidades sobre a fase da adolescência.
O projeto será desenvolvido em duas fases distintas: pesquisa e intervenção pedagógica. Na primeira etapa, a professora toma nota das mais variadas perguntas elaboradas pelas turmas, posteriormente fazem uma seleção dessas questões e nesse primeiro momento, a professora não responde a nenhuma delas.
Leitura dos livros paradidáticos: Um sonho dentro de mim, Pássaro contra Vidraça e Uma Luz no Fim do Túnel;
Pesquisas na Sala de Informática e de Leitura;
Leitura de textos jornalísticos, científicos e informativos;
Audição de músicas;
Entrevistas;
Produção de diferentes tipos de textos;
Utilização de recursos da informática para criação de uma revista eletrônica;
Seminários;
Audição de músicas.
Fase 2 – Intervenção Pedagógica
Palestra;
Roda de Conversa;
PROJETO - LER É UM PRAZER
Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propus um trabalho com estratégias de leitura e criação de um espaço em sala de aula para facilitar o acesso do aluno aos diferentes tipos de textos.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
Enriquecer o vocabulário.
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios. Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
Contribuir para formação de leitores autônomos.
Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Profª Francisca P.Martins