Meu cantinho de leitura e estudos

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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS – 3º BIMESTRE – PROF.ª FRANCISCA

Sequência didática - SEGMENTANDO O TEXTO EM FRASES COM O USO DA PONTUAÇÃO FINAL

Vocês vão ler um trecho do capítulo A chuva colorida, do livro A FADA QUE TINHA IDÉIAS. Esse livro conta a história de Clara Luz, uma fadinha muito inventiva, que morava num reino, no céu.

“Outra grande amiga de Clara Luz era a Gota de Chuva.
Essa vivia sempre viajando, do céu para a Terra. Na volta tinha mil histórias para contar. Clara Luz queria saber tudo sobre a Terra. Até Geografia do Brasil a Gota lhe ensinou um pouco.”

Fonte: Fernanda Lopes de Almeida. A fada que tinha idéias. São Paulo: Ática, 2002.

A) Para compreender o texto vocês devem conversar, trocar idéias,  observando os sentidos expressos.
• Quem era a Gota de Chuva?
• Por que ela vivia viajando do céu para a Terra?
• Como ela voltava para o céu, onde podia se encontrar com Clara Luz?
• A Gotinha ensinava muitas coisas sobre a Terra para Clara Luz. Sobre o que ela ensinou para a amiga fadinha?

B) Agora, vocês vão refletir sobre outras questões que aparecem no texto.
• Por que a Gota de Chuva era outra grande amiga de Clara Luz?
• Por que o narrador inicia o segundo parágrafo com “Essa vivia sempre viajando, do céu para a Terra.”? A quem se refere o narrador, usando o pronome essa? Que outra palavra ou expressão poderia ser utilizada?

C) Já que compreenderam os sentidos do texto, observem como as idéias são apresentadas.
Marquem com lápis de cor os pontos finais que identificarem.

Outra grande amiga de Clara Luz era a Gota de Chuva.
Essa vivia sempre viajando, do céu para a Terra. Na volta tinha mil histórias para contar. Clara Luz queria saber tudo sobre a Terra. Até Geografia do Brasil a Gota lhe ensinou um pouco.

• O que cada um desses pontos marca?
• As ideias são facilmente compreendidas?
• Os pontos finais contribuem para o leitor compreender as ideias?

D) Suponham que o texto estivesse escrito assim:

Outra grande amiga de Clara Luz era a Gota de Chuva essa vivia sempre viajando do céu para a Terra na volta tinha mil histórias para contar Clara Luz queria saber tudo sobre a Terra até Geografia do Brasil a Gota lhe ensinou um pouco.
• A clareza das ideias seria a mesma?
• Então, o uso do ponto final na produção de um texto é importante? Por quê?
2- Agora, vocês ouvirão uma história contada pela professora.

a.        Quem já conhecia essa história ou uma história parecida com essa? Quem conhece uma versão um pouco diferente, conte a turma: o que ela tem diferente?
b.       Quem saberia recontar essa história que acabaram de ouvir?
c.        Qual é a lição que essa história pretende ensinar? Vocês concordam com isso?

3- Leiam o texto abaixo, que um aluno produziu recontando a história que vocês  acabaram de ouvir.
A) O aluno Aurélio conseguiu expressar de forma clara as ideias contidas na fábula O LEÃO E O RATINHO?
Por quê?
B) O que falta para expressar as ideias do texto de forma mais clara?
C) Em grupo, procurem reescrever o texto de Aurélio, fazendo as modificações que considerarem necessárias para que tenhamos um texto claro, coeso e coerente.
O Leão e o ratinho
Era uma vez um leão rei que descansava embaixo de uma árvore e hoje a família de um ratinho subiu nas costas dele e ele acordou aí todos os ratinhos saíram correndo e só um ratinho não conseguiu fugir e ele quis comer o bichinho o ratinho chorou muito e o rei deixou ele ir embora e aí um dia, o leão ficou preso numa rede e gritou muito e depois o ratinho apareceu e roeu a rede e ajudou ele a sair dela.
Eles ficaram amigos e foram felizes para sempre.

Fonte: IQE - Instituto Qualidade de Ensino

domingo, 7 de agosto de 2011

Uma contribuição aos amigos professores:

COMO LER?

Aprendemos muitas coisas através de descobertas, mas a maior parte do que sabemos provém de leituras e de conversações. Através da leitura entramos em contato com descobertas e pesquisas já realizadas. Mas, o que se acha nos livros e nas  revistas não é necessariamente verdadeiro e raramente encerra toda verdade; por isso é necessária a leitura crítica; pois mesmo as observações mais acuradas podem estar incompletas e podem levá-lo a novas observações,a  interpretações diferentes e a novas linhas de indagação e pesquisa.

PARA QUE VOU LER?
Vários poderão ser os objetivos de leitura, vamos falar de alguns:
1.   Ler para obter uma informação precisa

É a leitura que realizamos quando pretendemos localizar algum dado que nos interessa. Há neste tipo de leitura uma seleção de informações. São exemplos deste tipo de leitura:
* busca de número telefônico em uma lista;
* a consulta do jornal para descobrir em que cinema e horário será projetado um filme;
* a consulta de um dicionário;
* a consulta a uma enciclopédia...
Para realizarmos este tipo de leitura é necessário que saibamos que no caso da lista telefônica, do dicionário e da enciclopédia (embora nem todas) as informações se organizam em ordem alfabética; também deve se saber que os jornais destinam páginas especiais aos espetáculos e que geralmente existe um índice para mostrar o número da página em que se encontra a informação buscada.

2.   Ler para seguir instruções

      Neste tipo de tarefa, a leitura é um meio que deve nos permitir fazer algo concreto: ler as instruções de um jogo, as regras de uso de um determinado aparelho, a receita de uma torta, as orientações para participar de uma  oficina  de experiência...
       Quando se lê com o objetivo de “saber como fazer”, é necessário ler todo o texto e compreender o texto lido para atingir o proposto: “aprender como se faz ...”
       
3.   Ler para obter uma informação de caráter geral

Esta é a leitura que fazemos quando queremos “saber de que trata” um texto, “saber o que acontece”, ver se interessa continuar lendo... Quando lemos para obter uma informação de caráter geral não precisamos conhecer detalhadamente o que diz o texto; é suficiente ter uma impressão, com as idéias gerais do texto.
É o leitor quem decide se deseja se aprofundar mais ou menos na busca. É natural selecionarmos apenas aquilo que nos interessa. No caso da leitura do jornal, por exemplo, lemos apenas as manchetes ou lead, quando não nos interessa ou nos falta tempo para ler a notícia na íntegra.

4.   Ler para aprender

Quando a finalidade da nossa leitura consiste na ampliação dos nossos conhecimentos  sobre um determinado tema  essa leitura possui características diferentes; pois neste caso é costume grifar as idéias consideradas importantes, fazer anotações das idéias principais, realizar resumos; atividades que nos levam ao aprofundamento.

5.   Ler para revisar a própria produção escrita

É um tipo de leitura muito comum àqueles que utilizam a escrita como instrumento de seu trabalho. Quando se lê  o que escreveu, o autor/revisor deve se colocar no lugar do próprio autor porque foi ele quem o produziu  e sabe o que gostaria de transmitir com seu texto(conhece os seus objetivos enquanto escritor) e ao mesmo tempo no lugar do futuro leitor: será que o leitor irá entender aquilo que escrevi? É uma leitura muito útil, que nos ajuda a aprender a escrever. Para que façamos uma boa revisão, é bom avaliarmos nosso texto quanto :

·       A ortografia;
·       O vocabulário utilizado;
·       O uso adequado da pontuação;
·       O uso adequado das iniciais maiúsculas;
·       A organização das idéias;
·       A coesão e coerência;
·       A estrutura do texto
 (introdução/desenvolvimento/conclusão);

6.   Ler por prazer

O prazer  é algo absolutamente pessoal e cada um sabe como o obtém. E, em geral, a leitura por prazer associa-se à leitura de literatura, mas como cada leitor tem seu próprio gosto pessoal e é livre para escolher suas próprias leituras, neste sentido o que para um pode ser fonte de prazer para o outro pode representar uma tortura.

7.   Ler para comunicar um texto a um auditório

Este tipo de leitura é utilizada em ocasiões especiais e exige que o leitor se prepare para realizá-la: ler um discurso, um sermão, uma poesia, um jogral, um jornal falado... Sua finalidade é que as pessoas para as quais a leitura é dirigida possam compreender a mensagem emitida, para isso o leitor deve estar atento e treinar a leitura em voz alta observando: a entonação, as pausas, a ênfase nos lugares certos, a pronúncia correta, a comunicação visual com o público... Além disso, é necessário ler previamente o texto para saber do que se trata, ler várias vezes em voz alta,  compreender a mensagem do texto lido para transmitir emoção.

Fonte: Estratégias de Leitura, Isabel Solé

PRODUÇÃO DE TEXTO PARA INCENTIVAR A LEITURA DA GAROTADA

viajando com a leitura
        numa tarde de verão, joaquim foi até a casa de patrícia, que ficava no final da  rua onde ele morava.
        a casa de patrícia era uma casa bonita,  da cor amarela e com o portão branco.
        quando chegou lá, chamou patrícia e perguntou:
        - patrícia, vamos andar de patins com o pessoal lá na praça?
        - joaquim, estou lendo uma história cheia de aventura! não vou conseguir brincar enquanto não terminar de ler o livro.
        - mas agora é hora de ler, patrícia?
        - e precisa ter hora para ler? lendo a gente viaja por lugares e épocas diferentes. e acaba aprendendo muitas coisas novas.
        joaquim ficou interessado e perguntou:
        - qual a viagem que você está fazendo agora ao ler este livro? que coisas novas são essas que você está aprendendo, patrícia?
        - joaquim, tudo se passa no navio do capitão pancho e estou aprendendo muitas coisas sobre porcentagem.
        - hum... patrícia, parece interessante! onde eu poderia encontrar livros como este?
        - joaquim, você pode encontrar na biblioteca pública cassiano ricardo.
        joaquim chegou lá com muitas opções e achou um livro parecido com o livro de patrícia, que se chama capitão gancho e ele emprestou.
        ele chegou em casa, leu a metade do livro, ligou para patrícia e disse que estava gostando muito do livro.
        joaquim aprendeu a ler mais e a brincar menos!
        a leitura para joaquim tornou-se muito especial porque ele conseguia fazer textos sem erros de ortografia, virou um ótimo aluno e sua vida mudou muito depois que ele pegou firme na leitura.

estratégia: produção de texto em dupla, a partir de um diálogo.
objetivo: produzir uma história que incentive a leitura.
público-alvo: adolescente

autoras: letiele pinheiro da silva
e mayara raissa pinheiro soares,    6ºA.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


PARA QUE EU PRECISO APRENDER ISSO?


Se seu filho fizer essa pergunta, veja boas maneiras de responder e incentivá-lo a estudar cada vez mais!

História e Geografia
- O xis da questão: Todo mundo diz que as crianças são o futuro do país, mas como construir um futuro sem estudar o que foi feito no passado?
- Como ajudar: Incentive seu filho a ler jornais e revistas para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Outra dica, é pesquisar na internet sobre assuntos discutidos nas aulas para ampliar o conhecimento do aluno e prepará-lo para participar oralmente das aulas expondo o que aprendeu em suas pesquisas.

Português
- O xis da questão: A língua materna precisa ser estudada, sim. Quem fala bem o português se expressa melhor, escreve melhor e tem mais (e melhores) oportunidades no futuro.
- Como ajudar: Incentive a leitura de livros, jornais, gibis e revistas. Procure dar o exemplo de bom leitor. Isso é muito importante! Se puder, leia junto com o filho, promova conversas sobre o texto que foi lido, procurando verificar se o filho compreendeu o que foi lido, se aprendeu algo com aquela leitura.

Ciências
- O xis da questão: É uma matéria que pode trazer para seu filho informações valiosas sobre o funcionamento do corpo humano e sua saúde e também sobre como ajudar o planeta.
- Como ajudar: Demonstre interesse pelo assunto que está sendo estudando, faça perguntas, se puder leia junto com ele os textos que estão sendo estudado em sala de aula.

Matemática
- O xis da questão: A Matemática, assim como as outras matérias exatas (Física e Química), desenvolve o raciocínio, que é útil para qualquer profissão que se deseja ter no futuro.
- Como ajudar: Resolva os exercícios com ele, mas nada de dar a resposta pronta! Se precisar, estude junte com ele a tabuada, faça chamada oral. Mas não torne esse momento chato, não faça apenas cobranças, seja paciente e estimule o estudo!


Texto adaptado por: Francisca P. Martins
www.francisprofessora.blogspot.com

Reunião de Pais
05.08.2011

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