Meu cantinho de leitura e estudos

Seguidores

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Ferramentas de autoria e colaboração - SCRATCH

Olá, pessoal!

Compartilho com vocês uma nova ferramenta colaborativa, o Scratch, para você programar suas histórias, criar jogos e games online.
Acesse o material abaixo e depois acesse o site indicado para conhecer e experimentar esta ferramenta que vai colocar um pouco de animação em nossas aulas.

Abraços e bons estudos!!!

Prof.ª Francisca




Momentos da visita ao Instituto Federal

Olá, pessoal!

Conforme combinamos disponibilizarei algumas das fotos tiradas no dia 05 de abril em nossa visita ao Instituto Federal.
Vocês poderão utilizar as imagens no relatório de visita que estão revisando.
Quem possuir outras fotos pode me enviar que compartilho, neste espaço, para toda turma. Mas, lembrem-se que as fotos inseridas no relatório deverão ser exploradas no texto. ok!

Abraços,

Prof.ª Francisca











sábado, 11 de maio de 2019

Editores de vídeo


VivaVídeo - aplicativo gratuito para edição de vídeos:



Animoto - faça a edição online de seus vídeos:




Acesse e explore uma dessas opções para fazer o seu próximo vídeo.

Abraços,

Prof.ª Francisca

quarta-feira, 20 de março de 2019

Histórias de Aventura

Olá, pessoal!

Acessem o site do nosso projeto LER É UM PRAZER. Nele, vocês encontrarão algumas novidades sobre o gênero aventura.

Disponibilizei para vocês duas versões do livro de Robinson Crusoé, outra  versão em audiobook  e até uma videoaula sobre o personagem.

Aproveitem o material para conhecer um pouco mais sobre esse personagem que fará parte de nosso projeto Histórias de Aventura.

Abraços e bons estudos!!!

Link de acesso ao site:

Site do Projeto Ler é um Prazer

Prof.ª Francisca

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá, alunos!

Abaixo algumas dicas de sites para sua consulta como apoio para  sua pesquisa sobre ROBINSON CRUSOÉ.
Clique nos links e leia os conteúdos, selecione das páginas lidas apenas as informações que nos ajudam a caracterizar e conhecer melhor quem foi Robinson Crusoé.




1- Revista Galileu - Robinson Crusoé existiu de verdade?

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT625292-1716-6,00.html


2- Britannica Escola:

https://escola.britannica.com.br/artigo/Robinson-Cruso%C3%A9/483518


3- Opera Mundi: Hoje na História: 1651 - Robinson Crusoé parte rumo a seus 28 anos de isolamento

https://operamundi.uol.com.br/historia/24056/hoje-na-historia-1651-robinson-crusoe-parte-rumo-a-seus-28-anos-de-isolamento

4- Medium.com: As aventuras de Robinson Crusoé

https://medium.com/@leiturasorientadas2017/as-aventuras-de-robinson-cruso%C3%A9-7b4ad640e7b2


Não se esqueça de registrar em sua pesquisa a fonte utilizada para pesquisar as informações sobre o personagem.

Boa pesquisa!

Prof.ª Francisca

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Reunião de Pais - 1ª reunião de 2019



Queridos pais dos 6ºs A e B, segue a sequência de slides utilizada na primeira reunião de pais deste ano letivo.

Espero que acessem e, em caso de dúvida, enviem uma mensagem ou marquem um horário para conversarmos.

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins






terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Vale a pena ler a revista Educatrix



Você conhece a revista Educatrix?

Vale a pena conhecer. Abaixo segue um número dessa revista em formato digital recheada de ótimos artigos sobre temas variados ligados à Educação.

Minha sugestão é folhear e mergulhar neste mar de assuntos tão interessantes, como o das Competências Sócio-Emocionais, Novos Modelos de Sala de Aula e outros. Acesse!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Mensagem de boas vindas para os alunos 2019

Olá, leitores do blog!

Estamos iniciando um novo ano letivo, considero importante recebermos bem nossos alunos, promover
uma acolhida afetiva e bem produtiva. Uma sugestão para as primeiras aulas é promovermos um bate-papo,
uma reflexão sobre algumas questões importantes, que se bem compreendidas logo no início, podem
contribuir para um ano letivo mais tranquilo para todos.

Segue nos slides uma sugestão de poema, acompanhada de algumas orientações que poderão ajudá-lo
na recepção dos alunos.

Um abraço a todos e um excelente ano letivo!

Prof.ª Francisca Martins


terça-feira, 4 de setembro de 2018

Exercícios sobre Preposição - 7º ano A,B e C


Olá, pessoal!

Conforme combinado, seguem abaixo listas de exercícios e dicas de links de sites para que vocês possam estudar para a prova do dia 10.09.18.

Abraços,

Prof.ª Francisca Martins

Palavras invariáveis que estabelecem relações entre outras duas palavras:

a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás
QUESTÃO 1 – Preencha os espaços com a preposição correta.

Novos abalos de terra fizeram sentir-se ____ São Francisco.
Os soldados agiram ____ violência.
João e Manuel vivem discutindo ____ si.
Estudo nesta escola ____ o ano passado.
Luto ____ uma terra melhor.

a) por, desde, a, com, de.
b) perante, desde, por, com, de.
c) por, desde, por, com, por.
d) em, com, entre, desde, por.

QUESTÃO 2 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:

a) sujeito
b) substantivo
c) conjunção

d) preposição

QUESTÃO 3 – Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos ligados por preposição são:

a) “amigos de João / modo de vestir”
b) “o seu modo / vestir”
c) “amigos / modo”
d) estranharam / vestir”

QUESTÃO 4 – Qual dos elementos a seguir está sendo ligado por preposição.

a) Esperou entusiasmado ser convocado.
b) João correu demais.

c) Esperou com entusiasmo aquele passeio.
d) Tenho esperanças!

QUESTÃO 5 – Analisando as questões 3 e 4, encontramos:

a) uma preposição

b) duas preposições
c) três preposições
d) quatro preposições

QUESTÃO 6 – Em qual das alternativas há preposição que está junta com um artigo?

a) A hora das refeições é sagrada.
b) Alguém passou por aqui.
c) É uma pessoa de valor.
d) Tive de agir "com cautela.

QUESTÃO 7 – As preposições são vocábulos que indicam circunstâncias diversas; o item abaixo em que a preposição destacada indica uma circunstância de forma correta, em relação ao texto em que está inserida é:

a) “Com apenas três anos,...”- companhia;

b) “Transpôs a cerca da fazenda de seu avô...”- posse;
c) “...perambulando e dormindo entre cobras...”- modo;
d) “...até ser encontrado...”- lugar;

QUESTÃO 8 – Julgue as afirmações
.
I – Em vez de ficar nervosa, procure por ela.
II – Deve estar em cima da mesa.
III – Sentou-se junto da irmã

Encontramos locução prepositiva em

a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas

d) I, II e III

QUESTÃO 9 – Em “tenho estudado muito” há exemplo de:

a) preposição

b) verbo auxiliar
c) interjeição
d) verbo de ligação

QUESTÃO 10 – Escreva 5 frases que contenham preposição.

________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________



Proposta 2

  • Veja a frase a seguir
Ele chegou ficar branco medo quando ouviu o barulho correntes sendo arrastadas toda a casa.

a) Essa frase foi bem compreendida por você? Por quê?
b) Que palavras estão faltando nessa frase para que ela fique completa?

  • As preposições podem estabelecer relações entre os termos ligados através delas, como, por exemplo, relações de posse, tempo, modo, assunto, lugar. Leia as frases a seguir e escreva que tipo de relação as preposições destacadas estabelecem.
a) Não fico sozinha em ambientes escuros.
b) Falarei com ela sobre o pavor que senti.
c) Ele desapareceu em poucos segundos.
d) Precisamos agir com cautela.
e) A casa de Maurício é assustadora.

  • É possível fazer a ligação entre dois termos, utilizando expressões (grupo de duas ou mais palavras) com valor de preposição. Veja:
Somos a favor de desvendar o mistério.
Agora, substitua adequadamente as expressões com valor de preposição pelas sugeridas a seguir.
em vez de / devido a / acerca do / distante de

a) Eu não dormi por causa da história que me contaram.
b) Conversem a respeito do problema.
c) Quero levar você em lugar de sua prima.
d) Fique bem longe de mim!

  • Complete as frases com as preposições abaixo.
a - de - para - com - por - perante - em - desde - entre

a) Gosto ______ frutas bem maduras.
b) Eles estão precisando _____ você _______ urgência.
c) Rogue ______ Deus ________ nós.
d) Este filme é impróprio _______ menores.
e) Tudo ficou reduzido _______ cinzas.
f) Tinha uma disposição incrível ________ o trabalho.
g) Os holandeses invadiram a Bahia _________ 1624,
h) Não aspiro ________ esse cargo.
i) Não havia nada ___________ eles dois.
j) Negou tudo _________ o juiz.
k) Eles se conhecem ________ os tempos _______ criança.


  • Veja o texto.
Uma aventura na floresta
       Não estou apavorado e nem ansioso _________ achar o caminho certo ________ sair daqui, reencontrar meus amigos que, _______ certeza, já se convenceram _______ que me perdi na floresta. Talvez já tenham __________ dado alarme. Daqui ________ pouco começarão as buscas mais sérias _________ soldados, cães farejadores, helicóptero e tudo mais _________ que tem direito um rapaz perdido na selva.
          Também não sumi há tanto tempo assim, apenas uma noite, mas que valeu ______ todas as que tive e que terei ______ minha vida. Nada mais me causará medo daqui ________ frente. Posso dizer que estou definitivamente renovado e abraçado à alegria da vida.
           Claro que começo ________ me incomodar _________ as preocupações dos amigos que sentiram minha falta e que receiam que algo ________ ruim possa ter me acontecido. O dia clareou e vou caminhar naquela direção ________ a mais absoluta certeza ______ que acharei o caminho ________ volta. Sinto-me tão leve, tão _________ espaço _________ o medo, que vou chegar _______ problemas.
           Na verdade, o que mais me preocupa agora é o momento _________ revelar _______ todos o que aconteceu comigo.
Wagner Costa. In: Sete faces da aventura ( projeto literário Márcia Kupstas) . São Paulo, Moderna, 1992,


a) complete os espaços vazios com as preposições mais adequadas.

b) Na expressão "com soldados", se "soldados" fosse substituído por "meninas", a palavra destacada sofreria alguma alteração? Por quê?

c) Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?

Observe o uso das preposições a seguir:
  • Maria andou até encontrar o menino que havia conhecido na festa.
  • Maria andou com o menino que havia conhecido na festa.
  • Maria andou entre o menino que havia conhecido na festa e seu irmão.

Por causa do emprego da preposição, o que muda no significado de cada frase?


Consulte o gabarito das respostas no site:
http://setimoanosea.blogspot.com/2011/05/preposicoes.html

Fontes: 
http://espacodoprofessordelinguaportuguesa.blogspot.com/2014/10/preposicao-combinacao-contracao-e.html






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Projeto Interdisciplinar - Vida Saudável

Olá, pessoal!


Conforme combinamos, a seguir disponibilizo para vocês a sequência de slides com o roteiro de atividades do projeto. Procurem explorar os slides e conferir a sugestão para organização do texto da resenha crítica sobre o filme O Mínimo para Viver.


Abraços e bons estudos!!!
Prof.ª Francisca





Olá, pessoal!

Vou deixar aqui o roteiro para produção da resenha do filme, ela também está nos slides acima, mas resolvi disponibilizar neste espaço também!
Confiram e tirem suas dúvidas nas próximas aulas.
Abraços,

Prof.ª Francisca





terça-feira, 19 de junho de 2018

E-books de Kate Willians

Olá, pessoal!

Prestigiem as obras da autora joseense, Kate Willians, que disponibilizou para os leitores de nosso espaço três de suas obras esgotadas.

Kate Willians

Kate Willians é escritora e estudante de letras. Escreveu seu primeiro livro aos 15 anos e o segundo Debaixo das minhas asas, publicou aos 17. Já foi a blogueira responsável pelo Drunk Culture e hoje se dedica apenas a escrita. Tem 21 anos e o seu maior sonho, é encantar as pessoas com suas palavras. A literatura a salvou, e espera um dia conseguir usar a mesma fonte para salvar outras pessoas. É extremamente apaixonada pelo que faz e adora passar o tempo livre com a família e com um pug bagunceiro e totalmente sem noção chamado Bob.


Baixem em seu computador ou em seu celular e boa leitura!

Não se esqueçam de enviar seus comentários para o nosso espaço de leitor para leitor no site do projeto Ler é um Prazer. Acessem o site:


Cliquem nos links e acessem os E-books da autora:



quarta-feira, 2 de maio de 2018

A descrição no texto narrativo

Olá, pessoal!

Segue um material de apoio sobre descrição de personagens e de lugar.

Este é um material que completará os estudos promovidos em sala de aula para a revisão e reescrita do conto produzido por vocês sobre a situação de abandono do idoso.






Bons estudos!


Prof.ª Francisca

segunda-feira, 2 de abril de 2018

SLIDES DAS AULAS DOS 7º e 8º ANOS

Olá, queridos alunos!

Conforme combinamos, a partir de hoje, 02 de abril de 2018, começarei a disponibilizar os slides apresentados em sala de aula como apoio para os alunos que, porventura, tenham perdido alguma aula e também para os alunos que desejarem acessar a matéria com antecedência, ou seja, antes de ser desenvolvida em sala.

Os slides estarão online e serão, sempre que necessário, atualizados por mim, ou seja, numa mesma sequência de slides estarei inserido outros assuntos a serem trabalhados em sala.

Um abraço a todos!

Bons estudos!!!


Prof.ª Francisca

Slide 1




Slide 2




Slide 3




sábado, 6 de maio de 2017

Uso das ferramentas Google

Senhores pais/responsáveis:
Estamos  na Era da Tecnologia e para o 2º bimestre apresento uma proposta de trabalho, que prevê o uso de diferentes tecnologias para apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Os alunos dos 6ºs anos A, B, C e o 7º ano A e B terão a oportunidade de conhecer alguns recursos digitais que serão utilizados, sobretudo, para apoiar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção de textos. Todos já possuem um login e uma senha para acesso à plataforma de ensino Edmodo e, a partir de maio, também passarão pela experiência de criar um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) utilizando as ferramentas gratuitas do Google e outros softwares.
Mas, para que esse trabalho aconteça  é necessário que todo aluno tenha um Gmail. Por isso, solicitamos aos senhores a criação de uma conta no Google em nome dos senhores, para a criação de um Gmail em nome de seu (sua) filho (a).
Alertamos que a conta no Google precisa ser em nome dos pais, porque os estudantes não têm idade para criação de contas em seu próprio nome.
Para a criação da conta basta acessar o link abaixo preencher o formulário e enviar. Uma atenção importante é quanto ao padrão de criação do Gmail. Ex.: francisca.6C@gmail.com (primeiro nome e turma) ou francisca.martins.6C@gmail.com (primeiro nome e sobrenome, seguido pela turma). Procurem utilizar esse padrão na criação do e-mail e nunca utilizar apelidos.

Link para criação do Gmail: https://goo.gl/dbmX9d
Solicitamos aos pais, que entenderem a proposta da escola e autorizarem a criação do Gmail, que preencham, assinem a autorização (que ainda será enviada para casa) e encaminhem à professora Francisca até o dia 12/05/17.
Orientação: O pai que tiver condições de acessar o Google e de criar o Gmail de seu filho (a) em casa, poderá fazê-lo. Peço que escolham uma senha fácil para o aluno memorizar para não ter futuros problemas de acesso.
Agradece a atenção de todos e conto com sua compreensão e parceria nesta iniciativa que contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino.
Um abraço,
Prof.ª Francisca


terça-feira, 25 de abril de 2017

Estudo sobre criação de personagens


TIPOLOGIA DOS PERSONAGENS


Para sua pesquisa sobre tipos de personagens, seguem abaixo vários links interessantes sobre o assunto. 


Outro material interessante:

(...)Classificar personagens é quase como classificar e separar produtos nas prateleiras do supermercado, cada um tem sua função e seu papel na história, e é pela sua importância na história que nós os classificamos. Os personagens podem ser classificados em:
  • Protagonistas: É muito comum o principal ser o narrador, geralmente é o mocinho ou a mocinha da história. (..) nos romances é o casal, nos livros de aventura é o herói. O protagonista também pode ser o vilão. A definição do protagonista é feita a partir de em quem a história é centrada. (...)
  • Antagonistas: O antagonista é o personagem que se opõe ao protagonista por ficar no caminho do motivo do protagonista ou objetivo final, quase sempre é o vilão, mas não precisa ser sempre o vilão.
  • Vilão: Um vilão é um personagem que é um transgressor, pode ser o protagonista ou o antagonista, depende da sua história.
  • Herói: O herói é o oposto do vilão. Este personagem tem características heroicas e é moralmente bom. Este personagem, como o vilão, pode ser o protagonista ou o antagonista.
  • Anti-Herói: O anti- herói é um protagonista que não tem muitos traços heroicos, mas ou é moralmente ambíguo ou moralmente bom. 
  • Figurantes: São personagens que estão ali só para preencher o espaço, sabe aquela melhor amiga da Bella Swan em Crepúsculo? Pois então, ela é só uma personagem que está ali para preencher espaço, ela não tem muita importância na história, não interfere no enredo.




Procure acessar os links, ler o material postado e registrar em seu caderno as informações mais importantes sobre os tipos de personagens que podemos criar em nossas histórias.


1- http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/420168

2- http://leadepessoal.blogspot.com.br/2014/05/sequencias-narrativas-e-tipos-de.html

3- https://www.youtube.com/watch?v=dQGAoICqblk




Descricao de_personagens_ppt de Ermelinda Bordonhos


Olá, pessoal!
Selecionei para vocês algumas dicas de vídeo sobre o tema criação de personagens. Vale a pena conferir!








Com todas essas dicas, com certeza, os personagens da sua próxima história serão interessantes e os leitores de seus contos se apaixonarão pelos seus personagens.

Abraços!!!

Prof.ª Francisca

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O que é foco narrativo?

Foco narrativo pode ser definido como a perspectiva usada pelo narrador para relatar os fatos da história que está contando. O narrador vai participar da história ou será apenas um espectador dos acontecimentos desenrolados?
O narrador assume posições e papeis diferentes, podendo apresentar-se em primeira ou terceira pessoa.
O narrador desempenha o importante papel de nos contar os fatos ocorridos em uma história, mas isto pode ser feito de diversas maneiras, a partir do seu ponto de vista.
Trata-se do foco narrativo, que é um dos elementos da narrativa. Neste artigo, saiba mais sobre este assunto.

Exemplos de foco narrativo

De acordo com o posicionamento do narrador, o foco narrativo assume diferentes funções, dentre as quais estão as seguintes:
  • Foco narrativo de terceira pessoa – Nesta modalidade, o narrador não é um participante ativo dos fatos relatados. Pode-se afirmar que a narrativa assume um caráter objetivo, pois o narrador observa os fatos do lado de fora, podendo repassar apenas o que vê. O foco narrativo de terceira pessoa pode se manifestar como narrador onisciente e narrador observador:
  • Narrador onisciente – Este tipo de narrador conhece toda a história, inclusive os pensamentos das personagens.
  • Narrador observador – Ao contrário do onisciente, o narrador observador não conhece toda a história. Este tipo de narrador se limita a narrar os fatos à medida que eles ocorrem.
  • Foco narrativo de primeira pessoa – Como o próprio nome aponta, nesta modalidade o narrador se torna um personagem, podendo ser um narrador protagonista ou narrador coadjuvante.
O narrador observador e o narrador personagem podem ser classificados como intruso. Isto ocorre quando ele tece comentários acerca dos envolvidos no contexto, de si mesmo (quando ele é participante) ou do ambiente. Quando o narrador apenas conta os fatos, sem nenhum tipo de influência, ele é neutro.
Quando a personagem principal conta a sua história, trata-se de um foco narrativo na primeira pessoa ou interno; quando uma personagem secundária narra a história da personagem principal, o foco narrativo é na primeira pessoa ou interno; o foco narrativo na terceira pessoa ocorre quando o narrador conta a história como observador; e, por fim, quando o escritor (analítico ou onisciente) conta a história no papel de narrador, o foco narrativo é na terceira pessoa.

Exemplo:

1ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR PERSONAGEM:
Desci os últimos degraus do trem e observei a pequena ferroviária, era uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto dos passageiros. O local era arejado e consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Havia muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto era puro estilo vintage. Não pude evitar a sensação de conforto que me tomou, era como se eu estivesse fazendo a coisa certa ao menos uma vez na vida.
3ª PESSOA DO SINGULAR - NARRADOR-OBSERVADOR:
Zaïre desceu os últimos degraus do trem e observou a pequena ferroviária, uma construção simples, com detalhes em madeira escura. A obra era retangular, com uma cobertura de telhados estendidos diagonalmente em direção aos trilhos para o conforto de passageiros, como ela. Sentia o local arejado e este consistia em apenas um caixa para bilhetes e informações mais à frente. Ela viu muitas flores espalhadas pelo lugar, o recinto lembrava-lhe o puro estilo vintage. Uma sensação de conforto a invadiu como consequência do pensamento estampado diante àquela estação. 
Retirado de:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

QUANTOS PASSARAM POR AQUI