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terça-feira, 10 de agosto de 2010

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

AGOSTO É MÊS DO FOLCLORE

Para resgatar as histórias que o povo conta, convide seus alunos para participarem de algumas atividades que contribuirão para o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita. Sinta-se à vontade para aplicá-las em sala de aula, mas não deixe de enviar-me o seu comentário.

PLURALIDADE CULTURAL

ATIVIDADE DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA MONTAGEM DE UM LIVRO DE HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS

1ª Parte:

1- Converse com seus avós, tios, pais ou até vizinhos, de preferência, idosos e veja se eles têm uma história do arco-da-velha para lhe contar. Para apresentar essa(s) história(s) para a turma, você poderá gravar ou filmar a pessoa lhe contando a história. Caso não tenha recurso para gravar ou filmar, faça anotações e reconte-a para a turma.
Transcreva uma das histórias ouvidas, gravadas ou filmadas por você. Faça a revisão do texto, digite-o e não se esqueça de digitar também o nome do contador, sua idade e o nome da cidade ou estado de onde a história tem origem. Ilustre a história.

2- Pesquise sobre o autor Antonio Henrique Weitzel (sua biografia e obras).
Leia o causo O defunto vivo e escreva uma nova versão para essa história. Em sua re-escrita mude o narrador que poderá ser qualquer um dos caronas. Não se esqueça do ditado popular: Quem conta um conto aumenta um ponto. Ou seja, você poderá fazer alterações no enredo do causo, portanto, poderá deixá-lo trágico ou cômico. (Atividade de produção será feita na sala de aula).


3- Você já ouviu histórias de pescador. Procure conversar com uma pessoa que gosta de pescar e peça-lhe que conte a você alguma aventura ocorrida numa pescaria. Para apresentar essa(s) história(s) para a turma, você poderá gravar ou filmar a pessoa lhe contando a história.


4- Você conhece alguma pessoa idosa que tenha nascido e morado na roça? Peça-lhe que lhe conte uma história de assombração da região onde morou. Para apresentar essa(s) história(s) para a turma, você poderá gravar ou filmar a pessoa lhe contando a história. Caso não tenha recurso para gravar ou filmar, faça anotações e reconte-a para a turma.

Transcreva uma das histórias ouvidas, gravadas ou filmadas por você. Faça a revisão do texto, digite-o e não se esqueça de digitar também o nome do contador, sua idade e o nome da cidade ou estado de onde a história tem origem. Ilustre a história.

sábado, 7 de agosto de 2010

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos


ATENÇÃO: NENHUM MÉTODO CONTRACEPTIVO É 100% EFICAZ

Existem vários métodos contraceptivos disponíveis.
Junto com seu médico, você poderá escolher aquele que melhor se adapte ao seu corpo e as suas necessidades.
Para os garotos existe somente a camisinha, porém ela é extremamente importante, pois atualmente é o único método disponível também para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e, portanto, deverá ser usada em toda relação sexual.
As garotas têm uma variedade maior de opções.

Métodos naturais

Os métodos naturais, como a Tabelinha, o Método do Muco Cervical, a Temperatura Basal e o Método Sintotérmico, são aqueles que se baseiam na identificação do período fértil, onde o casal deverá evitar ter relações sexuais.
A Tabelinha consiste em identificar os dias férteis da mulher, onde existe maior risco de gravidez e então o casal evita ter relações sexuais neste período.
No Método do Muco Cervical, a mulher identifica a saída de muco claro, transparente e elástico pela vagina, o que indica que ela está fértil, neste caso, o casal evita relações sexuais enquanto houver presença de muco com estas características.
A temperatura basal está baseada na elevação da temperatura da mulher, após a ovulação, o casal que utiliza este método evita as relações sexuais desde o primeiro dia da menstruação até 3 dias após a elevação da temperatura basal.
O sintotérmico nada mais é do que a associação de informações da tabelinha com a identificação do muco cervical e a confirmação da elevação da temperatura basal dando para o casal a informação de que a mulher está fértil e então as relações devem ser evitadas se o objetivo é prevenir a gravidez.
Importante lembrar que na adolescência, em virtude dos ciclos menstruais serem irregulares, a eficácia destes métodos pode ser comprometida, além das relações sexuais serem esporádicas e não programadas, o que pode dificultar a negociação e utilização destes métodos com o parceiro.
O coito interrompido é uma antiga prática que consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, porém, é importante lembrar que já existem espermatozóides no líquido pré-ejaculatório, o que compromete a eficácia desta prática.

Métodos de barreira

A Camisinha é um revestimento de látex fino que envolve o pênis durante a relação sexual, retendo o esperma quando ocorre a ejaculação.
É o único método que oferece dupla proteção, pois além de prevenir a gravidez, protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS.
Deve ser colocada no pênis ereto antes de qualquer contato com a vagina e retirada logo após a ejaculação. Deve ser utilizada em todas as relações sexuais, inclusive se a mulher estiver utilizando outros métodos contraceptivos.
A Camisinha Feminina é uma bolsa de plástico fino e macio que é colocada dentro da vagina antes, e retirada após cada relação sexual. Atua como barreira impedindo que os espermatozóides entrem no útero.
Deve ser colocada antes de qualquer contato do pênis com a vagina, podendo ser colocada algumas horas antes, e retirada logo após a relação sexual ou algum tempo depois, tomando-se o cuidado para que o esperma não escorra.
Permite que a mulher também possa se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis sem depender de seu parceiro, e seu uso não deve ser associado à camisinha masculina.
Os Espermaticidas são produtos químicos capazes de matar ou desativar os espermatozóides. Apresentam-se sob a forma de cremes, geleia, espumas ou óvulos que devem ser colocados na vagina imediatamente antes da relação sexual.
Devem ser utilizados em associação com a camisinha ou com o diafragma.
O Diafragma é uma capa de látex em forma de calota com bordas flexíveis que é inserido na vagina antes da relação sexual, evitando que os espermatozóides tenham acesso ao útero.
Pode ser colocada algumas horas antes da relação, devendo ser retirada, no mínimo, após 6 horas da relação e não deve ser deixado na vagina por mais de 24 horas. Somente o médico pode determinar o tamanho exato do diafragma a ser utilizado pela mulher.

Métodos hormonais
A pílula anticoncepcional é considerada o método mais eficaz que existe, desde que utilizada corretamente.
É composta de hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos pelos ovários e quando administrada corretamente, inibe a ovulação.
Deverá ser prescrita pelo médico e, para tanto, se faz necessária a visita ao ginecologista. Atualmente, as pílulas têm sido uma boa opção para as adolescentes pois, com o avanço nas pesquisas, sua composição evoluiu e as doses de hormônio foram extremamente reduzidas, oferecendo para a usuária uma contracepção eficaz, associada a maior conforto e bem-estar.
Além disso, a pílula oferece outros benefícios, tais como: diminuição do risco de desenvolver alguns tipos de câncer ginecológico (ovário e endométrio), normalização do ciclo menstrual, diminuição das cólicas menstruais e proteção contra doença inflamatória pélvica.
A pílula deve ser tomada diariamente, de preferência no mesmo horário, começando a primeira cartela no primeiro dia de menstruação (1° dia do ciclo). Ao final da cartela, deve-se fazer um intervalo de 7 dias, recomeçando uma nova cartela no 8° dia após a parada da cartela anterior.
Existem cartelas de pílula com quantidades de drágeas diferentes, por exemplo, as de 24 drágeas, e, portanto você sempre deverá observar corretamente a forma de tomada de sua pílula, bem como o intervalo que deve ser feito entre o término de uma cartela e o início da outra.
O injetável mensal de baixa dose, assim como a pílula, é um método eficaz, sendo também composto de hormônios que inibem a ovulação. Pela combinação dos hormônios utilizados, o anticoncepcional injetável mensal tem ação prolongada, permitindo assim que seja aplicado somente uma vez por mês, evitando os riscos de esquecimento e trazendo maior comodidade para as mulheres.
A primeira injeção deve ser aplicada no 1° dia da menstruação (1° dia do ciclo) e as injeções seguintes a cada 30 dias.
Existem outros tipos de injetáveis, com esquemas de aplicação diferente, cuja dose é aplicada sempre entre o 7º e o 8º dia da menstruação, ou ainda os injetáveis trimestrais aplicados a cada 90 dias entre uma injeção e outra. É importante ficar atenta ao tipo de injeção utilizada e sua forma correta de aplicação.
Representam uma opção a mais em termos de anticoncepção para adolescentes, portanto, converse com seu médico.

Sistema Intrauterino
O Sistema Intrauterino é uma pequena estrutura de polietileno ( um tipo de plástico), em forma de "T" que apresenta em seu corpo vertical, um cilindro contendo o levonorgestrel (um hormônio sintético similar ao produzido pelos ovários).
O sistema intrauterino é inserido pelo médico dentro do útero, onde libera pequenas quantidades de hormônio por um período de até 5 anos. É um método inovador, de longa duração, reversível e muito eficaz. É especialmente indicado para mulheres com filhos que não desejam nova gravidez a longo prazo.
Além disso, o sistema intrauterino torna o sangramento menstrual menos intenso, mais curto e menos doloroso, e em alguns casos, até ausente. É uma das alternativas à laqueadura.

Implantes

São pequenos bastões, contendo hormônio, colocados sob a pele do braço, que liberam esta substância durante um período de 3 a 5 anos.
Outros métodos hormonais
As pílulas vaginais são colocadas na vagina diariamente por 21 dias, seguidas de 1 semana de intervalo. O anel vaginal é colocado na vagina por 21 dias, seguido de 1 semana de intervalo para a colocação de próximo anel. O adesivo transdérmico é colocado sobre a pele e trocado semanalmente, por 3 semanas, seguidas de 1 semana de intervalo. Todos estes métodos previnem a gravidez, agindo de maneira semelhante à das pílulas contraceptivas.

DIU
O DIU é um pequeno objeto de plástico recoberto com cobre, normalmente em forma da letra T. Colocado dentro do útero pelo médico, sua principal ação é a de reduzir a vitalidade dos espermatozóides, dificultando a possibilidade de ocorrer uma fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide).
O DIU é muito eficaz e não causa tantos problemas assim como pensa uma parte da população. É um método bastante seguro, mas nem toda mulher está em condições de usá-lo, e que requer um acompanhamento médico rigoroso.
Como acontece também com outros métodos, somente o médico está apto para indicar o DIU e colocá-lo de forma correta, oferecendo todas as informações necessárias para seu uso. O DIU, porém, nem sempre é colocado em mulheres que não tiveram filhos.

Métodos cirúrgicos
Também chamados de métodos permanentes ou definitivos, são procedimentos cirúrgicos de caráter voluntário.
Para as mulheres esta cirurgia é chamada de Laqueadura ou Ligadura Tubária (ou das tubas uterinas, anteriormente chamadas de trompas), que consiste em cortar as tubas uterinas, interrompendo a passagem do óvulo e impedindo seu encontro com os espermatozóides.
Para os homens a cirurgia é chamada de Vasectomia, e consiste em cortar os canais deferentes, evitando que os espermatozóides saiam na ejaculação. Pelo seu caráter definitivo, deve ser uma decisão muito bem pensada e baseada em comum acordo entre os parceiros, pois a possibilidade de uma reversão cirúrgica é um procedimento caro e nem sempre com garantia de sucesso.
A legislação regulamenta estas cirurgias estabelecendo como idade mínima para o procedimento, 25 anos ou 2 filhos vivos.



Anticoncepção de emergência
Também conhecida popularmente por "pílula do dia seguinte", é uma metodologia anticoncepcional alternativa de caráter excepcional, cuja utilização deve ser resguardada a situações especiais, mediante prescrição médica em situações em que ocorrer relação desprotegida, falha do método utilizado ou ainda em casos de estupro. Atua inibindo a ovulação, o transporte dos espermatozóides ou a fecundação do óvulo, devendo ser iniciada o mais rápido possível após a ocorrência da relação e até 72 horas de ocorrida a relação suspeita de falha.



Considerações finais
É importante considerar que não existe um método ideal para todas as pessoas, e sim um método adequado para cada pessoa. Não existem métodos adequados e não adequados para adolescentes, e sim métodos que por suas características específicas, podem ser escolhidos por qualquer adolescente, de acordo com suas características, condições e opções pessoais.
A decisão de usar um método deve ser livre e baseada em informações corretas e atualizadas.
Atualmente, o que se tem recomendado pela comunidade médica, é o uso combinado de métodos ou a dupla proteção, ou seja, um método anticoncepcional seguro para prevenir a gravidez, associado à camisinha para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.

Para você pensar
Avalie a importância do uso de métodos contraceptivos! Lembre-se de levar em consideração:
- Por que não deve fazer uso de automedicação (usar remédios sem orientação médica)?
- Por que usar um método contraceptivo?
Estar pronto para viver sua primeira vez, e sentir isso, é sinal de maturidade e respeito por si mesmo. Saibam que vocês não estão sozinhos e, se quiserem, sempre encontrarão alguém para lhes ajudar. Os métodos anticoncepcionais oferecem aos adolescentes a possibilidade de vivenciar sua sexualidade e de decidir o momento de sua vida em que os filhos virão, como fruto de "uma escolha, não por acaso".

Bibliografia:
Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Contracepção - Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva. Rio de Janeiro. Editora Revinter; 2.000
Critérios de Elegibilidade Médica para Uso de Contraceptivos - Organização Mundial de Saúde - 1996.
Contraceptive Technology Update Series - Family Health International - 1997.
Baleeiro, M.C. Siqueira, M.J. Cavalcanti, R.C. Souza, V. Sexualidade do Adolescente - Funadamentos para uma ação educativa. Bahia. Fundação Odebrecht 1999.

Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma

CÁ ENTRE NÓS - MULHER

Quanto medo e, ao mesmo tempo, quanta excitação. Que vontade de experimentar esse mundo novo de emoções e, pela primeira vez, você se pergunta: "O que esta acontecendo comigo?" De repente tudo parece mudar, seu corpo se transforma, seus pensamentos se modificam e seus sentimentos se alternam entre a vontade de ser livre e tomar as próprias decisões, e o desejo de correr para o colo dos pais na primeira mancada que se dá para buscar proteção que lá fora nem sempre se encontra.
É comum você ouvir algumas vezes: "Quem você pensa que é?" "Você não tem idade para estas coisas..." ou então "Você não é mais criança, esta na hora de criar juízo". Quanta confusão! Quanta dúvida! Quem sou eu? Você se pergunta. Não se assuste se você olhar no espelho e, por um momento, se achar a pessoa mais feia deste mundo. Nesta fase o corpo cresce desordenadamente e o desenvolvimento é desproporcional. Mas é apenas por algum tempo.
Parece que você não se conhece mais. Aquele corpo de criança não é mais o mesmo e começam a aparecer as primeiras dúvidas sobre o que é realmente normal. Aparecem as primeiras espinhas. Puxa vida! Justo naquele dia que você queria que tudo estivesse perfeito! Mas este não é um problema somente seu, e sim dos adolescentes de uma maneira geral.
É que devido às alterações hormonais do seu corpo, a pele fica mais oleosa e as espinhas aparecem, se você consultar um Dermatologista, ele poderá lhe ensinar alguns cuidados básicos para a higiene, bem como prescrever algum bom produto para corrigir este problema.

Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma

As Primeiras Descobertas

Quanto medo e, ao mesmo tempo, quanta excitação. Que vontade de experimentar esse mundo novo de emoções e, pela primeira vez, você se pergunta: "O que esta acontecendo comigo?" De repente tudo parece mudar, seu corpo se transforma, seus pensamentos se modificam e seus sentimentos se alternam entre a vontade de ser livre e tomar as próprias decisões, e o desejo de correr para o colo dos pais na primeira mancada que se dá para buscar proteção que lá fora nem sempre se encontra.
É comum você ouvir algumas vezes: "Quem você pensa que é?" "Você não tem idade para estas coisas...ou então "Você não é mais criança, esta na hora de criar juízo".Quanta confusão! Quanta dúvida! Quem sou eu? Você se pergunta. Não se assuste se você olhar no espelho e, por um momento, se achar a pessoa mais feia deste mundo. Nesta fase o corpo cresce desordenadamente e o desenvolvimento é desproporcional. Mas é apenas por algum tempo.
Parece que você não se conhece mais. Aquele corpo de criança não é mais o mesmo e começam a aparecer as primeiras dúvidas sobre o que é realmente normal. Aparecem as primeiras espinhas. Puxa vida! Justo naquele dia que você queria que tudo estivesse perfeito! Mas este não é um problema somente seu, e sim dos adolescentes de uma maneira geral.
É que devido às alterações hormonais do seu corpo, a pele fica mais oleosa e as espinhas aparecem, se você consultar um Dermatologista, ele poderá lhe ensinar alguns cuidados básicos para a higiene, bem como prescrever algum bom produto para corrigir este problema.
No garoto, as coisas começam a mudar um pouco mais tarde que na menina. Ele começa a crescer muito rapidamente, é a fase do estirão, quando seus braços ficam longos, suas mãos crescem e também os pés, ficando um tanto quanto desajeitado. A voz engrossa, aparecem os primeiros pêlos: no bigode, na barba, nas axilas e nos genitais. E por falar em genitais, estes se modificam. O "saco" descola do corpo e fica mais escuro, mas o pênis ainda demora um pouco a crescer.
Isso pode causar alguma decepção no rapaz que, no entanto, não deve se preocupar, pois ele vai completar seu desenvolvimento perto dos 17 ou 18 anos. Bem você pensa: "As coisas vão melhorar!!" Na adolescência, uma das principais preocupações do garoto é ver seu pênis "funcionando" pela primeira vez. A partir da puberdade, sob o comando da hipófise, os testículos passam a produzir os espermatozóides.
Quando houver excitação sexual, o pênis entrará em ereção, os espermatozóides se juntarão aos líquidos da próstata e das vesículas seminais formando o sêmem na hora da ejaculação. A primeira ejaculação poderá ocorrer durante o sono, sem que haja qualquer estímulo para que ela aconteça. Nestes casos é chamada de polução noturna.
Para você pensar - Qual o significado da primeira ejaculação para você...?
Garotas e garotos descobrem que seus corpos lhes proporcionam prazer. É a fase onde se desperta para a sexualidade e para o interesse pelo outro. Acontecem o primeiro beijo, os primeiros toques. São as primeiras descobertas a dois. "Ficar", "estar de rolo" e namoros são comuns a esta fase e talvez surja a vontade de experimentar o sexo.
A primeira vez, a tão esperada primeira relação, vem cheia de dúvidas do tipo: Será que dói? Pode sangrar? E se ejacular antes da hora? E se eu broxar? E se eu não achar o lugar certo...? Mas nada disso precisa acontecer se você estiver certo do que quer e se for a hora certa, com a pessoa certa. Para isso você deve se lembrar de que cada um tem o seu momento, e que esse momento é diferente para todos.
Enganam-se aqueles que acham que precisam fazer sexo para ser igual ao amigo que já teve a sua primeira transa. O sexo é bom sim, mas se acontecer num clima de confiança e respeito ao seu corpo e ao do seu parceiro. Então é aí que as idéias fervilham na cabeça e você pode estar pensando:
Qual o significado que a primeira relação tem para você? Será que existe um momento certo para que ela aconteça? Se vai acontecer, o que devo fazer.

Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma

Escolaridade não impede gravidez na adolescência em SP, diz estudo

20/07/2010 12h55 - Atualizado em 20/07/2010 12h55

Pesquisa foi feita com pais jovens na Casa do Adolescente de Pinheiros.

Mais da metade das mães completam ao menos o primeiro grau.


Um estudo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nesta terça-feira (20) revela que o nível de escolaridade não reduz o risco de gravidez entre adolescentes.
Com pesquisa feita junto a pais jovens atendidos pela Casa do Adolescente de Pinheiros, instituição localizada na zona oeste da capital paulista. Foram 908 consultados, entre homens e mulheres, com dados entre agosto de 1997 e janeiro de 2010.
O levantamento apontou que 54,7% das meninas entrevistadas chegaram a completar, pelo menos, o primeiro grau (até a 8ª série do ensino fundamental). Entre os rapazes, 48,4% estudaram por mais de oito anos. A média de idade dos pais é de 22 anos e 2% deles são universitários.
A média das mães é menor, 17,5 anos, com início da vida sexual aos 15. Somente 14% das mulheres consultadas pelo estudo queriam engravidar. Apenas 1,7% eram universitárias.
Os dados sobre escolaridade contrastam com o uso de contraceptivos, já que 61% dos entrevistados não usaram qualquer método para prevenir a gravidez. Anticoncepcional oral foi tomado por 19% das mulheres e 16% dos homens usou camisinha durante o ato sexual.
O número de jovens grávidas caiu 36,2% entre 2008 e dez anos antes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Foram 94.461 mulheres adolescentes há dois anos contra 148.018 casos em 1998.


Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/escolaridade-nao-impede-gravidez-na-adolescencia-em-sp-diz-estudo.html

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas mostra resultados em Juara

Cuiabá / Várzea Grande, 06/08/2010 - 18:10.

Da Redação

Há três anos a Escola Estadual Nivaldo Fracarolli, no município de Juara (709km a Médio-Norte), percebeu a necessidade de trabalhar a saúde e prevenção de doenças com alunos da unidade. Com a orientação da professora e coordenadora, Fabiana Ferro Biudes, a escola desenvolve o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), conseguindo reduzir em até 80% o índice de gravidez entre adolescente.
No início a professora trabalhava dentro da sala de aula com os alunos. Hoje, com o apoio de outra professora, Arlene Poubel Sirena, capacitou estudantes do Ensino Médio que atuam como palestrantes multiplicando as informações para os colegas por meio de apresentações de vídeos, fotos e slides.
Os resultados começam a ser percebidos. Um ciclo de palestras, ocorrida nos dias 04 a 06 de agosto, reuniu os palestrantes que falaram sobre o corpo humano, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Medidas como essas vem, ao longo dos anos, reduzindo os casos de gestação na adolescência entre as estudantes da escola.
“A incidência de gravidez, estimada em 80%, era uma das preocupações que tínhamos”, lembra a professora Fabiana. Segundo ela, um dos pontos é o fato de que as alunas quando engravidam deixam a sala de aula. Atualmente, o único caso na escola é trabalhado com o objetivo de que a aluna permaneça na escola até quando for possível.
A coordenadora acredita, ainda, que exista uma diferença significativa no fato dos palestrantes serem alunos; pessoas que vivem a mesma realidade e, por isso podem mostrar que é possível conhecer o próprio corpo e cuidar dele de forma saudável.
As palestras motivam aos demais professores a trabalharem o assunto debatido com os alunos e a criar materiais sobre o assunto como livros, poesias, músicas, entre outros. O projeto conta com o apoio do Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA).

Fonte:http://www.odocumento.com.br/noticia

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GRUPO DE ESTUDO

Um recadinho especial aos alunos que se inscreveram para o grupo de estudo de Leitura, interpretação e produção de texto:
Amanhã iniciarei o trabalho com os alunos do 8º ano A. Durante a próxima semana,  conforme combinamos estarei realizando o estudo dirigido com as demais turmas: 9ºA, 9ºB e 9ºC, 8ºA e 8ºB.
Um abraço e espero que aproveitem a oportunidade.

Profª Francisca

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