Meu cantinho de leitura e estudos

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quinta-feira, 25 de março de 2010

FORMAS DE EXPRESSÃO DAS MODALIDADES DA EXPLORAÇÃO SEXUAL NO BRASIL

A exploração sexual comercial é um fenômeno que se apresenta de forma diversificada e particularizada dentro de uma mesma região e também apresenta diferenças entre as regiões brasileiras:

Norte

- Exploração sexual (garimpos, prostíbulos, portuária, cárcere privado – fazendas e garimpos); prostituição em estradas e nas ruas, leilões de virgens.

Nordeste

- Turismo sexual

- Exploração sexual e comercial em prostíbulos

- Pornoturismo

-Prostituição de meninas e meninos de rua

- Prostituição nas estradas

Centro-Oeste

- Exploração sexual comercial em prostíbulos

- Exploração sexual comercial nas fronteiras/ redes de narcotráfico

(Bolívia, Brasília, Cuiabá e municípios

do Mato Grosso)

- Prostituição de meninas e meninos de rua

- Rede de prostituição (hotéis, etc.)

- Prostituição através de anúncios de jornais

- Turismo sexual, ecológico e náutico

- Prostituição nas estradas

Sudeste

- Pornoturismo

- Exploração sexual comercial

em prostíbulos/ cárcere privado

- Exploração sexual comercial de meninos e meninas de rua

- Prostituição nas estradas

Sul

- Exploração sexual comercial de meninos e meninas de rua/ redes de narcotráfico

- Denúncia de tráfico de crianças

- Prostituição nas estradas
 
fonte: http://www.cecria.org.br/pub/livro_iin_publicacoes2.pdf

terça-feira, 23 de março de 2010

Texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: A favor

             Na minha opinião, os pais devem permitir que filhos adolescentes tenham uma vida sexual ativa, porque os pais devem confiar em seus filhos, têm conhecimento sobre sexo e são responsáveis pelas suas atitudes.
             O pai de Melissa, personagem do texto, demonstrou uma atitude moderna quando aceitou que sua filha dormisse com seu namorado. Esse tipo de atitude do pai contribuiu para que a filha agisse com maturidade e responsabilidade em relação aos seus namorados.
            Cabe aos pais, portanto, conversar e orientar seus filhos sobre os riscos e a prevenção para o sexo na adolescência para que eles não tenham um arrependimento maior no futuro.

Raiane Gabriela, 9ºA

O texto acima é ficticio, nem sempre  reflete a opinião do aluno sobre o tema.

Texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: Contra

Sexo? Na hora certa e com responsabilidade

                      Na minha opinião, os pais não devem permitir que os filhos adolescentes tenham uma vida sexual ativa porque correm risco de pegar doenças sexualmente transmissíveis, de engravidarem e de perderem um grande momento da vida: adolescência.
                     O pai de Melissa, personagem do texto, demonstrou que não se interessa pela vida sexual da filha quando permitiu que a filha trocasse de namorados frequentemente. Esse tipo de atitude do pai não contribuiu para que a filha agisse com responsabilidade.
                     Cabe aos pais, portanto, impor regras e limites para que os filhos adolescentes não venham a ser prejudicados no futuro, devido a falta de orientação.


Maísa Helena S. Ribeiro e Diandra Caroline Santos Silva, 9ºA

Texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: Contra




               Na minha opinião, o adolescente não está preparado para uma vida sexual ativa porque não tem consciência das consequências, preocupação com sua própria saúde e maturidade para assumir as possíveis responsabilidades que esse ato impensado poderá trazer.       
               Melissa, personagem do texto, demonstrou que não tinha maturidade o suficiente para ter uma vida sexual ativa quando anunciou ao pai que dormiria com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela não estava preparada para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
                Cabe aos pais, portanto, colocar limites, ter diálogo com seus filhos e orientá-los para que esse ato não traga problemas aos adolescentes e aos próprios pais.

Aline Miranda Ramos e Lucas Felipe, 9ºA
                   

Produção de texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: Contra

Jovens demais

                        Na minha opinião, o adolescente não está preparado para ter uma vida sexual ativa, porque ainda é jovem, tem uma vida inteira para isso, não é necessário começar tão cedo, a maioria dos adolescentes não sabem dos riscos e não usam proteção.
                         Melissa, personagem do texto Os namorados da filha, demonstrou muita imaturidade, quando trouxe vários namorados para a casa dela, trocando de namorado toda semana, de domingo a domingo. Esse tipo de atitude revelou que ela não estava pronta para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
                         Cabe aos pais, portanto, conversar mais com os filhos sobre os riscos para que isso não aconteça novamente.

Felipe de Oliveira Ferreira, 9ªA

Produção de textos de opinião sobre o tema Sexo na adolescência

Posicionamento da dupla: A Favor


A vida sexual na adolescência

                    Na minha opinião, o adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa porque já tem maturidade para saber como se proteger, sabe dos riscos que corre e tem responsabilidade para assumir uma relação.
                    Melissa, personagem do texto Os namorados da filha, demonstrou responsabilidade e confiança no pai quando ela contou ao pai que dormiria com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela tinha também maturidade e estava preparada física e psicologicamente para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
                    Cabe aos pais, portanto, informar, orientar e conversar sobre sexo na adolescência para que seus filhos não se contaminem com alguma doença sexualmente transmissível, saibam evitar uma gravidez e assumir um namoro com responsabilidade.

Ianca Aparecida Delfino Martins de Souza e Jéssica Cristine Ale de Paula, 9ºA

Obs.: Os textos são fictícios, nem sempre revelam a opinião do aluno. Trata-se apenas de uma estratégia para produção de texto.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Clique e obtenha informações da França II

Clique e obtenha informações sobre a Espanha

Clique e acesse o blog do professor de História Sérgio Mattos e conheça Portugal

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domingo, 21 de março de 2010

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE - Crônica: Os namorados da filha

A sequência de atividade abaixo tem como objetivo além de desenvolver habilidades relacionadas a leitura e produção escrita, também facilitou o trabalho com o tema Sexualidade na sala de aula.
1ª Etapa: Leitura oral pela professora e pelos alunos.
2ª Etapa: Questionar com os alunos: qual o tema central e quais os demais temas abordados na história?
3ªEtapa: Leitura dirigida: ler e destacar atitudes da filha e do pai em relação a liberdade concedida a uma adolescente para dormir com o namorado.
4ªEtapa: A sala dividida em grupos deveria se posicionar:
- Um grupo deveria defender as atitudes da filha;
- Um grupo deveria ir contra as atitudes da filha;
- Um grupo deveria defender as atitudes do pai;
- Um grupo deveria ir contra as atitudes do pai.
Todos deveriam elaborar argumentos para defender ou acusar a personagem.
5ªEtapa: Apresentação oral - cada grupo elegeu um aluno que fez o papel de advogado de defesa e o outro de acusação. O papel dos advogados era apresentar os argumentos ao restante da turma, que ao final das apresentações deveria escolher o advogado que apresentou os melhores argumentos.
6ªEtapa: Produção de um texto de opinião, em dupla, defendendo ou acusando as personagem Melissa; defendendo ou acusando o pai da personagem.
7ªEtapa: Revisão e re-escrita dos textos.
8ªEtapa: Leitura na sala e publicação dos melhores textos no Blog.

Para finalizar, os alunos também participarão da enquete com o tema: O adolescente está preparado para ter vida sexual ativa?

Tema: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Texto: Diálogo com os filhos

Na minha opinião, os pais não devem permitir que os filhos adolescentes tenham uma vida sexual ativa porque eles não estão preparados para uma vida afetiva madura e não têm responsabilidade.
O pai de Melissa, personagem do texto, demonstrou falta de interesse pela vida sexual da filha quando ela decidiu dormir com o namorado. Esse tipo de atitude do pai não contribuiu para que a filha agisse com maturidade e responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, ter participação na vida dos filhos conversando e orientando para que não tomem atitudes precipitadas como Melissa, personagem do texto Os namorados da filha.

Dágila e Isabela

Texto 2: Temos que crescer

Na minha opinião, o adolescente não está preparado para uma vida sexual ativa porque não tem maturidade suficiente, depende dos pais e não tem limites.
Melissa, personagem do texto, demonstrou falta de maturidade e de respeito quando passou a ter relações sexuais com diferentes garotos a cada semana. Esse tipo de atitude revelou que ela não estava preparada para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, conversar com seus filhos adolescentes sobre a vida sexual, como se prevenir e estabelecer regras para que seus filhos tenham uma vida sexual responsável e saudável.

Jonathan Alberto e Igor Saturnino

Tema: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Texto 1: Sexo saudável

Na minha opinião, o adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa porque está bem informado sobre sexo, uso de preservativo e sabe dos riscos de engravidar ou de pegar uma doença sexualmente transmissível.
Melissa, personagem do texto, demonstrou maturidade quando falou para o pai que dormiria com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela tem maturidade o bastante para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, não proibir, mas conversar e esclarecer dúvidas sobre sexo para que seus filhos tenham uma vida saudável.

Lana Aline Faria e Hernandes dos Santos Miguel


Texto 2: O adolescente e a vida sexual

Na minha opinião, o adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa porque já tem idade suficiente para saber o que é certo e o que é errado, tem consciência do que faz e dos riscos que corre.
Melissa, personagem do texto, demonstrou obediência ao pai; pois ela o respeitou quando ele disse que Melissa poderia dormir em casa com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela é obediente e que está pronta para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, conversar com os filhos sobre sexo, avisando sobre os riscos que correm se não usarem preservativo para que tenham uma vida sexual segura.

Fábio Rodoldo Dias Chaves Júnior e Matheus de Carvalho Vieira

Observação: Os textos acima nem sempre refletem a opinião do aluno, são textos fictícios.

Oportunidade - Concurso de Poesia - Clique aqui e obtenha mais informações

Seletivas da CBJE
Todos os meses, sempre novas antologias publicando, em livros impressos, gente talentosa como você. Portanto, se você quer ter seus trabalhos publicados em livro, seja para guardar como lembrança ou para credenciá-lo publicamente como escritor, tire os seus escritos da gaveta e mande pra gente!!! A CBJE pode ser sua porta de entrada no fantástico mundo da Literatura. As antologias da CBJE são registradas na CBL/Biblioteca Nacional, têm ISBN e código de barras, e compõem o acervo de centenas de Bibliotecas Públicas no país. Para participar, leia os nossos |Regulamentos| e envie apenas 01 obra para cada seletiva, não esquecendo de informar o nome completo, endereço (inclusive com CEP), data de nascimento, RG e profissão. A falta destes dados impede a inscrição.

Concurso de Redação de Cartas dos Correios

Quero lembrar a todos que temos o resultado apenas do concurso interno de seleção de cartas para o concurso. Estamos no aguardo da seleção estadual, que garantirá a premiação, conforme edital.
Boa sorte à Maísa e Alana. E, mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho.

Profª Francisca

VENCEDORES DO 39º CONCURSO DE REDAÇÃO DE CARTAS DOS CORREIOS

2ºLugar: Alana Cristina da Silva:

São José dos Campos, 12 de março de 2010

À Juliana Nogueira de Souza
Rua dos Mendingos, nº 190
São Judas Tadeu, São José dos Campos, SP.

Querida Juliana:

Olá querida amiga, como vai? Espero que bem. E a família? Você continua na mesma escola? Nossa, há quanto tempo não nos vemos, hein? Tenho muitas saudades de você!
Eu e minha família estamos todos bem, continuo na mesma escola, mesmo endereço e praticando esportes que tanto gosto.
Bom, amiga, sei que, infelizmente, você tem preconceito contra os aidéticos, mas como somos muito amigas, gostaria de pode lhe ajudar, escrevendo esta carta para informa-lhe da importância de saber um pouco mais sobre a AIDS, porque as pessoas hoje em dia tem muito preconceito contra os aidéticos e isso tem que mudar.
Na verdade, amiga, as pessoas desconhecem os sintomas, as formas de prevenção e de transmissão do vírus HIV; por isso lhe passarei algumas informações que não só podem como devem ser repassadas para conhecidos e vizinhos.
Eu tenho uma amiga, a Débora, que é aidética, sempre estamos juntas. Há algum tempo ocorreu um fato curioso, estávamos na rua e chegou um homem correndo dizendo que tinha AIDS e que precisava de ajuda. Débora foi conversar com ele, dizendo que ela contraíra a doença desde que nasceu, e que controlou a doença tomando o remédio correto e que assim, os aidéticos podem viver normalmente. O homem depois de longa conversa mudou completamente o seu modo de vida, Débora foi ajudando-o e depois de um tempo, ele fundou uma ONG que ajuda as pessoas contaminadas pelo vírus e que não têm recursos para comprar os remédios.
Bom, Juliana, aprendi que a AIDS é provocada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) e AIDS é o nome dado ao estágio mais grave da doença. Os sintomas iniciais da AIDS são: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, do pescoço ou na virilha, mas esses sintomas variam muito de pessoa pra pessoa.
Para se prevenir da AIDS, é preciso cuidado, tais como: use a camisinha masculina ou feminina no ato sexual, em todas as relações sexuais; não compartilhe seringas e agulhas com outras pessoas, atenção redobrada para quem faz acunpuntura ou coisa do tipo e prefira sempre as descartáveis.
A AIDS pode ser transmitida através de relação sexual; de contato com sangue contaminado ou pela mãe durante a gravidez, parto ou amamentação.
As pessoas que convivem com a doença, amiga, não devem ser tratadas com indiferença, não podemos ter preconceito, devemos sim é nos unir e dar apoio, atenção e cuidado a estas pessoas.
Ju, pessoas contaminadas pelo vírus HIV podem e devem levar uma vida normal, inclusive, estudar e trabalhar. Mas para evitar a transmissão do vírus, é importante que cada um tenha seus objetos de uso pessoal como: talheres, escova de dente, toalha, alicates de unha e outros utensílios e o importante é que não compartilhem esses objetos com outras pessoas. O que não se deve evitar é apertar a mão, abraçar ou dar um beijo no rosto, porque isso não contamina ninguém, é um gesto de carinho e afeto. Eles se sentem bem melhores quando têm algum ombro amigo com quem possa dividir suas emoções, sentimentos e necessidades.
Interessei-me tanto pelo assunto que li o livro: Um sonho dentro de mim, de Júlio Emílio Braz , que conta sobre o drama de uma adolescente de 17 anos que descobre que tem AIDS. Este livro é muito interessante para nós adolescentes, procure ler, com certeza, irá gostar.
Bom, querida Juliana, espero que você tenha compreendido e mudado seu ponto de vista sobre as pessoas que tem a doença, contei-lhe um pouco sobre essa doença, a AIDS, que hoje em dia está controlada, e até é considerada uma doença crônica, mas que continua fazendo muitas vítimas pelo mundo. Espero que busque mais informações sobre essa doença e divulgue-as e não se esqueça de que as pessoas que convivem com a doença são normais, são feitas de carne e osso como você, são seres humanos! Dê apoio, tenha mais contato com os aidéticos que são tão menosprezados pela sociedade.
Juliana é com enorme saudade que encerro esta carta, previna-se viu! Mande lembranças a todos e vê se aparece aqui em casa. Espero sua resposta.


Com carinho,
Alana Cristina da Silva.

VENCEDORES DO 39º CONCURSO DE REDAÇÃO DOS CORREIOS

Leia as cartas vencedoras que foram encaminhas para o concurso:

1º Lugar - Maísa Helena dos Santos Ribeiro:

São José dos Campos, 12 de março de 2010.

Bruna Soares de Lima
Rua: São Lucas nº 286
Bairro: São Judas Tadeu, São José dos Campos, SP.

Querida Bruna:

Estou lhe escrevendo esta carta porque estou com muitas saudades de você e também porque precisamos por as fofocas em dia. Como vão as coisas por aí? Aqui está tudo bem! Fiquei sabendo que você está namorando e que até aliança o menino já lhe deu. Fiquei muito feliz por você, amiga. Mas, agora, que está namorando, tem que se prevenir; por isso nunca deixe de usar preservativo.
Sabe, Bruninha, está cada vez mais comum adolescentes que têm sua primeira relação sexual sem nenhuma forma de proteção. Muitos deles falam que ter sua primeira relação sexual com o uso do preservativo é meio careta, mas nem imaginam os riscos que estão correndo.
Fiquei sabendo que a AIDS não é transmitida apenas através da relação sexual. Seu vírus também pode ser encontrado em seringas e em agulhas contaminadas. Existem também pessoas que já nasceram infectadas, isso ocorre quando o pai ou a mãe já são portadores do vírus da AIDS.
Fiquei surpresa quando o médico da minha mãe falou que a AIDS não tem cura, se contrair o vírus, o único jeito é se cuidar, pois ela apenas pode ser amenizada, controlada. Ele também falou que existem muitos casos de mortes, pois muitas vezes os portadores não se cuidam e deixam que o vírus da AIDS tome conta de seu organismo.
Sempre falo para meus amigos que a AIDS não escolhe homem ou mulher, menina ou menino, uma vez que teve uma relação sexual sem nenhuma forma de prevenção com uma pessoa infectada pelo vírus da AIDS, é provável que o indivíduo se contamine.
Nossa amiga, você não sabe o quanto é importante e prazeroso para mim, ter com quem dividir todas essas informações importantes. Muitas pessoas tem vergonha de falar sobre a AIDS, por isso é cada vez mais comum pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS.
Nossa, Bruna, você não acha que seria interessante se tivessem palestras nas escolas para orientar os adolescentes? Diretores e professores poderiam reunir-se e montar um tipo de projeto para orientar e também para apoiar psicologicamente alunos contaminados pelo HIV, para que não tenha entra os alunos nenhuma forma de preconceito contra os aidéticos.
Seria uma boa se debatessemos esse assunto em sala de aula entre alunos e professores. Os alunos poderiam apresentar suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema para que fossem orientados da melhor forma possível.
Acho que seria bem legal, Bruna, levar nessas palestras pessoas que aprenderam a conviver com o vírus da AIDS, para darem um exemplo real para os adolescentes, principalmente, para aqueles que não têm consciência de que esse é um problema grave. Assim, os adolescentes perceberão o quanto é importante se prevenirem quando tiverem relações sexuais, percebam que esse pequeno esforço de se prevenirem pode evitar um sério problema para o resto de suas vidas.
Essa é uma idéia muito boa, não acha? Você deveria conversar com a direção de sua escola e propor que esse assunto seja estudado em sala de aula. Assim, todos da sua escola seriam orientados e correriam menos riscos de serem contaminados pelo vírus HIV.
É interessante lembrar, Bruna, que, quem já é aidético, ou seja, já é portador do vírus da AIDS, tem que se prevenir também, para não passar o vírus adiante.
Bruna, é com muita alegria e saudades de você que encerro esta carta. Alegria, por ter uma pessoa tão especial e importante com quem posso contar em todos os momentos; saudades, porque faz tempo que a gente não se vê. Procure aparecer aqui em casa, estarei esperando sua visita.
Ah, só mais uma coisa: Previna-se!

Abraços de sua amiga,
Maísa Helena dos Santos Ribeiro.

HIV/AIDS - Por que os jovens são vulneráveis?

Clique e conheça a situação de meninas em Camarões

Clique aqui e obtenha informações sobre a situação dos adolescentes em Portugal

Clique aqui e encontre informações sobre Argélia

Clique aqui e encontre informações sobre a Nigéria

quinta-feira, 18 de março de 2010

Indicações de sites para pesquisa do projeto COPA DO MUNDO 2010

Abaixo o endereço de alguns sites que poderão ajudá-lo em sua pesquisa:

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1182824 (Adolescentes portugueses bebem cada vez mais álcool)

http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf
(conto e lendas africanos)

http://www.textolivre.com.br/contos/12894-o-sol-e-a-lua-versao-duma-lenda-popular
(lenda nigeriana)

Informações sobre a Nigéria:

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=nig%C3%A9ria&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR365&oq=&gs_rfai=&um=1&ie=UTF-8&ei=LK6iS5T3FIuWtgfC3uWhCg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CC4QsAQwBg

http://www.suapesquisa.com/paises/nigeria/
http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria.htm

Informações sobre a Argélia:
http://www.portalbrasil.net/africa_argelia.htm
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/433-argelia-cultura-e-historia.html
http://www.mundi.com.br/Wiki-Argelia-29.html

O importante em uma pesquisa na Internet é a busca de informações em sites confiáveis. Indique sempre a fonte da pesquisa no rodapé do trabalho.

Boa sorte a todos!

domingo, 14 de março de 2010

ROTEIRO PARA A PESQUISA DO PROJETO COPA DO MUNDO 2010

O roteiro abaixo será utilizado por todas as equipes, independente do país a ser pesquisado. Procurem acessar os sites indicados e outros, desde que apresentem informações confiáveis:


A- Relação de jogadores da seleção:
B- Biografia do jogador de destaque dessa seleção:

1-Nome do país:
2-Número total de habitantes:
3-Moeda:
4-Língua(s) falada(s):
5-Sistema de governo:
6-Educação:
7-Cultura:
- dança:
- festas:
- música:
- religião:
- comidas típicas:
- vestimenta:
8- Literatura:
- Um autor de destaque (biografia e obras):
- Um conto(pesquisar o texto):
- Uma lenda(pesquisar o texto):
9- Aspectos geográficos:
- clima:
- vegetação;
- relevo:
- área:
- amplitude térmica:
- preservação ambiental:
10-Turismo:
- Principais pontos turísticos:
Português
11- Sociedade:
- Como são tratadas crianças e adolescentes nessa sociedade?
- Como é o lazer?
- Como as famílias são organizadas?Quais são os valores pregados?
- Como é o comportamento do adolescente?
- Que tipo de problemas enfrentam?
- Como é o ingresso nas escolas? E na faculdade?
- Que tipo de cursos fazem?
- Os adolescentes tem envolvimento com drogas e com o crime?
- Como é a questão da sexualidade entre os adolescentes?
- Qual o índice de gravidez na adolescência?
- Qual a maioridade penal no país?

Matemática - 8ºAno
12- Medidas convencionais do campo de futebol:
13- Tabela oficial dos jogos:

Observação: Outros intens importantes para pesquisa poderão ser acrescentados ao roteiro.

PROJETO COPA DO MUNDO 2010

Olá pessoal!

Durante a semana do dia 15 a 19 de março, daremos inicio ao trabalho de pesquisa sobre os diferentes paises que participarão da Copa do Mundo.
Cada turma ficou responsável pela pesquisa sobre um país participante dos jogos da Copa. A turma será dividida em equipes e cada equipe será responsável pela pesquisa e levantamento de informações a respeito do país indicado.
Procurem seguir o roteiro de pesquisa e as orientações dos professores. Ao final da pesquisa, a equipe deverá encadernar o material produzido, que será consultado durante a realização dos trabalhos em classe.
Durante as aulas de Português, faremos leituras que possibilitem conhecer a realidade de cada país, sua literatura, cultura, a educação e a situação da criança e do adolescente nessa sociedade.
Produziremos notícias, reportagens, artigos, jornais murais e postaremos o resultado dos trabalhos no blog.

Participe desse Projeto e faça sua parte na pesquisa.
Até mais...

Profª Francisca

ACENTO DIFERENCIAL

O acento diferencial é usado para distinguir duas palavras que têm a mesma pronúncIa (homófonas). Com o Acordo Ortográfico vários desses vocábulos vão perder o acento.

O motivo disso é que o contexto ajuda indicar o significado, sem necessidade de diferenciar. As palavras abaixo, portanto, deverão ser empregadas sem acento e seu sentido(significado) será identificado através do contexto em que estiver empregada:
Para (do verbo parar) e para (preposição)
pela (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo)
pelo (do verbo pelar) e pelo (substantivo)
pera (o substantivo) e pera (um substantivo em desuso que significa pedra), em oposição a pera (uma preposição que também não se usa mais, que significa para)

Vamos ver duas exceções:

Apenas duas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico: pôr (verbo) para diferenciar de por (preposição) e pôde (verbo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) para diferenciar de pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).

Importante: perde o acento gráfico o verbo parar quando entra num composto separado por hífen: para-balas, para-brisa(s), para-choque(s), para-lama(s) e outras. Também não é acentuada nem recebe apóstrofo a forma monossílaba pra, redução de para.

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