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segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conheça a triste realidade de crianças-soldado da Costa do Marfim

Clique e conheça a realidade de crianças, adolescentes e mulheres na Costa do Marifim

CONHEÇA ALGUNS DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS CAMARONESES

Direitos Humanos


A fome se soma à lista de desgraças

Sylvestre Tetchiada

Yaoundé, 14/10/2005, (IPS) - Encurralado por desastres naturais, que não dão trégua, e pela pesada carga que representa sua dívida, Camarões suporta uma crise financeira que coloca em dúvida se cumprirá as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Camarões se comprometeu com essas metas, adotadas em setembro de 1999 por 189 países, as quais incluem reduzir a proporção de pobreza extrema à metade, até 2015. Entretanto, a crise econômica que vive levou a uma redução dos investimentos públicos e um aumento do endividamento com as instituições financeiras internacionais.
Camarões é um país relativamente rico. Possui consideráveis jazidas de petróleo, gás natural, bauxita, ferro, florestas tropicais e tem um grande potencial de recursos hidrelétricos. Além disso, produz madeira, borracha, cacau, café, cana-de-açúcar e alumínio. Apesar disso, devido ao peso excessivo da dívida externa, a economia nacional está paralisada. Segundo dados oficiais, o endividamento passou de US$ 2,9 bilhões, em 1983, para US$ 8,5 bilhões, em 2004. Camarões está sendo obrigado a acrescentar a fome à sua lista de males, a qual afeta muitos de seus 16,5 milhões de habitantes.
"Aproximadamente 250 mil pessoas vivem na probreza na província de Extremo Norte, uma das regiões mais pobres do país, e mais de um milhão de pessoas precisam de ajuda de emergência", afirmou à IPS Justin Bagirishya, diretor regional em Camarões do Programa Mundial de Alimentos (PMA ), da Organização das Nações Unidas. "Em outubro, o PMA enviará rações de emergência aos necessitados", anunciou. A província Extremo Norte está situada na região do Sahel (ao sul do deserto do Saara), a mil quilômetros de Yaoundé, a capital do país. Esta província é vulnerável a desastres como inundações na época das chuvas e longas secas no restante do ano, que podem durar até nove meses.
Segundo o Ministério da Agricultura, em 2004 Extremo Norte recebeu pouquíssimas chuvas, o que significou uma redução na produção agrícola de 200 mil toneladas em relação às colheitas do ano anterior, que haviam somado 7,45 milhões de toneladas. "A recorrência da insegurança alimentar nos últimos dez anos nesta região do mundo faz com que as Metas do Milênio sejam um propósito por demais hipotético", afirmou Germaine Bitanga, funcionária do Ministério de Assuntos Sociais. Esta província produz milho, sorgo, arroz, mandioca, batata, batata-doce, banana, feijão, vegetais e tomate. Entretanto, uma alta porcentagem desta produção é exportada para países vizinhos, como Gabão e Guiné Equatorial.
No dia 24 de setembro, o PMA começou a enviar ajuda alimentar aos nove distritos desta província, fazendo uso de um fundo de US$ 880 mil fornecido pela França. Mas essa quantia não será suficiente para financiar a totalidade da operação de ajuda, que vai durar um mês e custará US$ 2 milhões. As oito Metas de Desenvolvimento do Milênio incluem a redução pela metade do número de pessoas que sofrem pobreza extrema e fome, até 2015. No entanto, atualmente, mais 1,2 bilhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia (limite da linha internacional de pobreza extrema) e 800 milhões ainda passam fome, segundo o PMA.
Os economistas temem que a dívida externa complique ainda mais os esforços de Camarões para atingir as Metas do Milênio. "Em duas décadas, a dívida externa de nosso país aumentou de US$ 2,9 bilhões, em 1983, para pouco menos de US$ 10 bilhões, em 2005", disse à IPS o professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de Yaoundé II, François Clin Nkoa. "Infelizmente, o processo de desenvolvimento mantém seu ritmo, e o país patina ainda mais nos meandros da pobreza sem que ninguém saiba realmente onde e como é gasto o dinheiro pedido emprestado", acrescentou.
"Camarões sempre recebeu grandes quantidades de assistência", disse à IPS Jacques Hiol, um advogado em Yaoundé. "Mas parece que essa ajuda contribuiu para enfraquecer ainda mais o crescimento do país e degradá-lo da categoria de país com renda média para a de país pobre muito endividado". Em conversa por telefone com a IPS, um funcionário do Ministério das Finanças, que não quis se identificar, rechaçou tais afirmações. Segundo afirmou, o dinheiro dos empréstimos foi usado para financiar projetos de desenvolvimento, como a construção, nos anos 80, da estrada que une a capital à cidade costeira de Douala (capital financeira do país), de um aeroporto internacional e de muitas escolas e hospitais nas duas cidades.
A análise econômica "Contas Nacionais 1992-2003", apresentada pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Yaoundé, em agosto, mostra um cenário sombrio da economia camaronesa. Devido à vulnerabilidade de algumas regiões às catástrofes naturais, Camarões não será capaz de reduzir à metade a porcentagem de pessoas na pobreza nem de fornecer serviços de saúde a mulheres e crianças, afirma esse estudo. De acordo com o Informe de 2005 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, cerca de 50% da população local vive na indigência.
"A carga insustentável dos serviços da dívida e a incapacidade da PPME (iniciativa para a redução da dívida dos países pobres muito endividados) para resolver este problema se somam ao empobrecimento do povo de Camarões", disse Jeanne d`Arc Teumo, presidente do Programa Integrado Contra a Pobreza, uma organização não-governamental com sede em Yaoundé. "Se não se fizer algo, não poderemos eliminar a pobreza, nem em 2150", acrescentou. Supõe-se que Camarões deveria se beneficiar do programa PPME, de alívio da dívida para os países pobres muito endividados, lançado em 1996 pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, que propõe o cancelamento total ou parcial do endividamento com instituições financeiras multilaterais. Essa iniciativa não teve os resultados esperados devido aos rígidos condicionamentos exigidos dos países beneficiários, afirmam os críticos.
Além disso, a sociedade civil camaronesa reclama do governo mais energia para lutar contra a corrupção e garantir a independência do sistema judicial, que deve investigar e levar a julgamento altos funcionários acusados de apropriação indevida e malversação de fundos. "Nossa estratégia é melhorar a administração, combater a corrupção, fortalecer a democracia e levar adiante programas e políticas de desenvolvimento apropriadas", disse á IPS Frederic Nyambi, funcionário do Ministério do Planejamento.
No horizonte aparece um sinal que traz esperança. Camarões é uma das 20 nações da África e da Ásia que podem se beneficiar com o cancelamento completo de suas dívidas, segundo as promessas da última Cúpula do Grupo dos Oito países mais poderosos do mundo, feitas em junho e confirmadas nas reuniões de setembro do Banco Mundial e do FMI. (IPS/Envolverde)

FONTE:http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=1094

Clique e conheça um mais sobre a realidade das meninas camaronesas

PROJETO COPA DO MUNDO - SOBRE AS CRIANÇAS CAMARONESAS

Acerca das crianças de Camarões

As crianças de Camarões têm vozes muito lindas e agradáveis e a maioria de suas brincadeiras são cantadas. Nas escolas dominicais as crianças também cantam canções para louvar a Deus e estão muito envolvidas no culto de adoração.
As crianças camaronesas gostam muito de se divertir sós ou com seus companheiros. Andam de bicicletas, fazem trabalhos manuais com bambu, arame e madeira, para fazer homens de brinquedo, carros e bicicletas; tocam instrumentos musicais, como tambores; jogam futebol, basquetebol, voleibol, pelota de mão; nadam, dançam, se entretêm com todo tipo de jogos, aprendem a comunicar-se, a compartilhar, a negociar e a resolver suas próprias dificuldades. Também gostam de jogar com cartas, jogos de computador e assistem aos programas de TV. Em Camarões as crianças falam francês ou inglês, além de sua linguagem local. Muitos podem falar ambos: o inglês e o francês.

Dificuldades enfrentadas pelas crianças de Camarões

A educação é obrigatória em Camarões. O alto custo das mensalidades na escola secundária explica porque muitos pais não podem enviar seus filhos para continuarem os estudos. Em comparação com os meninos, há muito menos meninas matriculadas na escola primária. O sistema educativo no país tem muitos problemas, incluindo a disparidade na freqüência à escola entre as regiões rurais e urbanas; há pouco acesso à educação formal e vocacional para crianças com necessidades especiais; as crianças que têm dificuldades para aprender na escola primária vão ficando para trás; há uma alta porcentagem de deserção escolar e falta de professores de ensino básico, especialmente nas áreas rurais. Outros fatores que contribuem para uma baixa porcentagem de educação são: casamentos prematuros, gravidez indesejada, tarefas domésticas e os prejuízos socioculturais.
Costuma ser dito que Camarões é uma fonte, ponto de transição e destino do tráfico de crianças, com o propósito de usá-las em trabalho forçado, como serviço doméstico, pajens e vendedores de rua. Além da pobreza, a subnutrição golpeia mais de uma em cada cinco crianças em Camarões e põe em perigo o desenvolvimento de sua capacidade intelectual e física, além da própria sobrevivência. De acordo com o Ministério de Saúde e da UNICEF, a malária, o HIV/ AIDS e a subnutrição são as causas principais da mortalidade infantil, e as responsáveis por 77% de todas as enfermidades que afetam as crianças no país.

Brincadeiras

As brincadeiras em Camarões estão conectadas com as atividades da vida diária. Com freqüência brincam com, e na água. Mas para muitas crianças, mais que jogo, significa uma fonte de trabalho: lavando roupa, molhando as raízes para fazer torta de mandioca, pescando e transportando a pesca até as aldeias. Alguns jogos relacionam-se diretamente com o trabalho, como aprender a equilibrar uma cabaça, tubo ou lata sobre a cabeça. Aprendem também a saltar nos charcos depois de uma chuva forte, sobre os arroios a partir de uma altura, a deslizar sobre as rochas até a água, salpicando com uma bola de futebol ou tamborilando na água, como será explicado mais adiante.

Alguns jogos das crianças de Camarões:

1. Tamborilar na água

As menininhas, especialmente nas áreas rurais, batem palmas dentro e fora da água do rio. Bater a palma das mãos na água desse modo produz um maravilhoso som rítmico para que os que estiverem na praia possam dançar, cantar e seguir o ritmo com as palmas. Os que estão dentro da água também podem dançar ao ritmo desse “tambor de água”. É realmente um espetáculo contemplar um grupo de menininhas quando produzem diferentes sons que se harmonizam e produzem uma bela música. Os jogos como estes fazem que as crianças passem mais de uma hora banhando-se no arroio da aldeia ou buscando água no rio.

2. “Tigre e cabra”

Os jogadores colocam-se em círculo, muito juntos, dando-se as mãos. O tigre está fora do círculo e a cabra está dentro. Enquanto cantam a canção, o tigre está buscando uma maneira de entrar e pegar a cabra. Quando a cabra é apanhada, um novo jogador toma seu lugar. Os jogadores cantam uma canção usando o nome do tigre e os balidos da cabra. Os jogadores fazem todo o possível para proteger a cabra do tigre. Nas histórias do folclore camaronês, o tigre e a cabra são inimigos eternos. O tigre sempre termina devorando a cabra. Ao elo mais frágil do círculo, ou seja, o jogador que permite que o tigre entre no círculo, cabe converter-se na cabra, e o jogo continua.

3. Este menino/ menina não tem olhos para ver

Os jogadores estão de pé em um círculo e vão passando, de mão em mão, uma pedra ou uma moeda, enquanto o jogador de pé no meio tenta descobrir onde está o objeto. Os outros jogadores cantam: “este menino/ menina não tem olhos para ver; passa, passa, de mão em mão”. Batem palmas três vezes. Continuam repetindo a canção com as palmas. Quando um dos jogadores é apanhado com o objeto, vai para o meio do círculo e assim prossegue o jogo.
FONTE: http://www.luteranos.com.br/articles/13749/1/Culto-para-Criancas/1.html


PROPOSTA DE ATIVIDADE - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Menino de 9 anos é internado após agressão em escola


O menino Marco Antônio, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída de uma Escola Estadual, anteontem, numa cidade próxima à região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. Marco terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias.
Segundo a mãe, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3ª- série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.

Na manhã de ontem, Marco acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, a mãe quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá – Marco é o mais velho dos irmãos. A delegada Maria José Quaresma, da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.

O caso, registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definiras medidas punitivas em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade”, disse a nota da Secretaria.

Agência Estado, 18/9/2009. (Para uso neste Caderno, os nomes, assim como outras informações que possam identificar os envolvidos, foram substituídos ou suprimidos.)

ATIVIDADE: Responda as questões propostas, após uma leitura reflexiva do texto.
 
1- De acordo com as informações fornecidas pelo texto, qual foi o motivo mais provável da agressão?
2- Segundo a mãe, Marco Antônio costuma ser alvo de “brincadeiras” dos colegas. Que tipo de brincadeiras seriam? Por que teriam chegado a um nível tão elevado de violência?
3-Na base desse caso de violência está o preconceito contra o que parece “estranho”, “fora do normal” etc. Que outros casos frequentes de intolerância é possível lembrar?
4-O que teria de ser feito para evitar esse tipo de violência? Seria possível estabelecer um consenso para todos?
5- Quanto ao gênero como pode ser classificado o texto lido?
6- Você sabe como se chama esse tipo de violência?
 
Orientações:Entregue suas respostas à professora e poste no blog um comentário deixando clara qual a sua opinião a respeito desse tipo de violência praticada contra o aluno Marco Antônio. (5 linhas)

sábado, 17 de abril de 2010

ABORTO!

Aborto!

(Por: Marcos Woyames de Albuquerque)




Ei! Você!
Me ajude a entender!
Ninguém me perguntou, ou me deu direito de escolha,
Simplesmente num ato de conjunção,
Por amor ou por invasão,
a mim, me deram concepção.

Ninguém me perguntou, ou me deu o direito de escolha,
Mas eu estava ali.
Meu corpo, meu ser, meu espírito,

Tudo se preparando para uma nova vida.
Passei a crer e sonhar.
Passei a viver e imaginar.


O que de mim seria?
Alguém de bem, que o bem faria.
Alguém de bem, que de alguém o bem seria.


Vir à luz.
Ser luz.
Distribuir luz.

Ter vida.
Viver a vida
Distribuir vida.
Ser um ser.


Há no entanto uma verdade.
Niguém me perguntou, ou me deu direito de escolha,
Optaram por mim, optaram em meu lugar.


Não me permitiram meu corpo,
não me permitiram meu ser,
de mim apenas um espírito,
que não soube o que é viver.


Minha vida não foi preparada,
Meus sonhos não pude viver.
Jamais pude imaginar
o que viriam comigo a fazer.

Não me foi permitido vir à luz.
Não pude ser luz.
Não distribuí luz.

Não me foi permitida a vida.
Não me foi permitido vir a viver.
Não poderei distribuir vida.



Ninguém me perguntou, ou me deu direito de escolha,
Optaram por mim, optaram em meu lugar.
Decidiram, antes de me dar a vida, me matar.
Não me permitiram ser!
Optaram por não me dar lugar!


Fonte:http://www.erus.kit.net/poesias/aborto.htm



Clique e assita ao clip de Taylor Swift - Fifteen

Proposta de reflexão:

Tarefa:  poste um comentário no blog manifestando sua opinião sobre a mensagem da música de Taylor Swift.
Não esqueça de incluir seu nome.

Um abraço,

Clique e assista ao vídeo Súplica de um bebê

Clique e ouça a música: Quero Viver!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

MAIORIDADE PENAL

O dicionário Aurélio da Língua Portuguesa traz a palavra maioridade definida como: “a idade em que o individuo entra em pleno gozo dos seus direito civis”.
O sistema jurídico brasileiro vigente, encontradas no artigo 27 do Código Penal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal, a maioridade penal se dá aos dezoito (18) anos de idade. (Lei n.º 8069/90). A maioridade penal não coincide necessariamente com a maioridade civil, nem com as idades mínimas para votar, dirigir, etc.
A maioridade penal também é conhecida como idade da responsabilidade criminal, ou seja, idade a partir da qual o individuo pode ser penalmente responsabilizado pelos seus atos, em determinados países ou jurisdições.
A redução da maioridade penal é um tema muito polêmico, pois muitos defendem que o tratamento do menor infrator deve sim ser diferenciado, e que não deve ter a interferência do Direito penal. Outros por sua vez, já afirmam que o delito cometido é o mesmo, e tendo o individuo a capacidade de distinguir que aquele ato não é tolerável na sociedade, ele também tem capacidade de cumprir a pena imposta, assim como os outros delinqüentes.
No desenvolver deste trabalho, trataremos sobre a redução da maioridade, defendendo ou não, e trazendo informações obtidas ao longo das pesquisas.

2. MAIORIDADE PENAL EM ALGUNS PAÍSES
A relação da maioridade penal varia muito entre determinados países, de acordo com a cultura jurídica e social de cada nação. Segundo informações cedidas pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a maioridade penal é a seguinte nos países abaixo listados:

AMÉRICA DO SUL

ARGENTINA: 16 ANOS

BRASIL: 18 ANOS

PERU: 18 ANOS

EUROPA

ALEMANHA: 14 ANOS

ESCANDINAVIA: 15 ANOS – Nos quatro países escandinavos (Noruega, Dinamarca,

Suécia e Finlândia), a maioridade penal é fixada aos 15 anos, adolescentes entre 15 e 18 anos, estão sujeitos a um sistema judicial voltado para os serviços sociais, sendo a prisão um último recurso.

FRANÇA: 13 ANOS

ITÁLIA: 14 ANOS

POLÔNIA: 13 ANOS

REINO UNIDO: 8 ANOS (ESCÓCIA)

10 ANOS (INGLATERRA E PAÍS DE GALES)

RÚSSIA: 14 ANOS

UCRÂNIA: 10 ANOS

AMÉRICA DO NORTE

ESTADOS UNIDOS: Nos EUA, a maioridade penal varia conforme a legislação estadual. Apenas treze estados fixaram uma idade mínima legal, a qual varia entre 6 e 12 anos.

MÉXICO: 6 A 12 ANOS (CONFORME O ESTADO, SENDO 11 E 12 NA MAIORIA DOS ESTADOS).

GROELÂNDIA: 6 A 7 ANOS

ORIENTE MÉDIO

IRÃ: 9 ANOS PARA MULHERES, 15 ANOS PARA HOMENS

TURQUIA: 11 ANOS

ÁSIA E OCEANIA

BANGLADESH: 7 ANOS

CHINA: 14 ANOS

CORÉIA DO SUL: 12 ANOS

FILIPINAS: 9 ANOS

ÍNDIA: 7 ANOS

INDONÉSIA: 8 ANOS

JAPÃO: 14 ANOS

MIANMAR: 7 ANOS

NEPAL: 10 ANOS

PAQUISTÃO: 7 ANOS

TAILÂNDIA: 7 ANOS

UZBEQUISTÃO: 13 ANOS

VIETNÃ: 14 ANOS

ÁFRICA

ÁFRICA DO SUL: 7 ANOS

ARGÉLIA: 13 ANOS

EGITO: 15 ANOS

ETIÓPIA: 9 ANOS

MARROCOS: 12 ANOS

NIGÉRIA: 7 ANOS

QUÊNIA: 8 ANOS

SUDÃO: 7 ANOS

TANZÂNIA: 7 ANOS

UGANDA: 12 ANOS

 
Fonte: artigo científico: REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL de Larissa Aparecida da SILVA *

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gráfico apresenta índice da Gravidez na Adolescência em diferentes países

Taxas de gravidez adolescente em ascensão na Inglaterra

O Reino Unido tem a maior taxa de gravidez na adolescência na Europa

E.U.A e Reino Unido estão no topo das taxas de gravidez na adolescência

Clique e saiba mais sobre a taxa de gravidez na Holanda

Clique e leia sobre taxa de gravidez

quinta-feira, 25 de março de 2010

FORMAS DE EXPRESSÃO DAS MODALIDADES DA EXPLORAÇÃO SEXUAL NO BRASIL

A exploração sexual comercial é um fenômeno que se apresenta de forma diversificada e particularizada dentro de uma mesma região e também apresenta diferenças entre as regiões brasileiras:

Norte

- Exploração sexual (garimpos, prostíbulos, portuária, cárcere privado – fazendas e garimpos); prostituição em estradas e nas ruas, leilões de virgens.

Nordeste

- Turismo sexual

- Exploração sexual e comercial em prostíbulos

- Pornoturismo

-Prostituição de meninas e meninos de rua

- Prostituição nas estradas

Centro-Oeste

- Exploração sexual comercial em prostíbulos

- Exploração sexual comercial nas fronteiras/ redes de narcotráfico

(Bolívia, Brasília, Cuiabá e municípios

do Mato Grosso)

- Prostituição de meninas e meninos de rua

- Rede de prostituição (hotéis, etc.)

- Prostituição através de anúncios de jornais

- Turismo sexual, ecológico e náutico

- Prostituição nas estradas

Sudeste

- Pornoturismo

- Exploração sexual comercial

em prostíbulos/ cárcere privado

- Exploração sexual comercial de meninos e meninas de rua

- Prostituição nas estradas

Sul

- Exploração sexual comercial de meninos e meninas de rua/ redes de narcotráfico

- Denúncia de tráfico de crianças

- Prostituição nas estradas
 
fonte: http://www.cecria.org.br/pub/livro_iin_publicacoes2.pdf

terça-feira, 23 de março de 2010

Texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: A favor

             Na minha opinião, os pais devem permitir que filhos adolescentes tenham uma vida sexual ativa, porque os pais devem confiar em seus filhos, têm conhecimento sobre sexo e são responsáveis pelas suas atitudes.
             O pai de Melissa, personagem do texto, demonstrou uma atitude moderna quando aceitou que sua filha dormisse com seu namorado. Esse tipo de atitude do pai contribuiu para que a filha agisse com maturidade e responsabilidade em relação aos seus namorados.
            Cabe aos pais, portanto, conversar e orientar seus filhos sobre os riscos e a prevenção para o sexo na adolescência para que eles não tenham um arrependimento maior no futuro.

Raiane Gabriela, 9ºA

O texto acima é ficticio, nem sempre  reflete a opinião do aluno sobre o tema.

Texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: Contra

Sexo? Na hora certa e com responsabilidade

                      Na minha opinião, os pais não devem permitir que os filhos adolescentes tenham uma vida sexual ativa porque correm risco de pegar doenças sexualmente transmissíveis, de engravidarem e de perderem um grande momento da vida: adolescência.
                     O pai de Melissa, personagem do texto, demonstrou que não se interessa pela vida sexual da filha quando permitiu que a filha trocasse de namorados frequentemente. Esse tipo de atitude do pai não contribuiu para que a filha agisse com responsabilidade.
                     Cabe aos pais, portanto, impor regras e limites para que os filhos adolescentes não venham a ser prejudicados no futuro, devido a falta de orientação.


Maísa Helena S. Ribeiro e Diandra Caroline Santos Silva, 9ºA

Texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: Contra




               Na minha opinião, o adolescente não está preparado para uma vida sexual ativa porque não tem consciência das consequências, preocupação com sua própria saúde e maturidade para assumir as possíveis responsabilidades que esse ato impensado poderá trazer.       
               Melissa, personagem do texto, demonstrou que não tinha maturidade o suficiente para ter uma vida sexual ativa quando anunciou ao pai que dormiria com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela não estava preparada para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
                Cabe aos pais, portanto, colocar limites, ter diálogo com seus filhos e orientá-los para que esse ato não traga problemas aos adolescentes e aos próprios pais.

Aline Miranda Ramos e Lucas Felipe, 9ºA
                   

Produção de texto de opinião: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Posicionamento: Contra

Jovens demais

                        Na minha opinião, o adolescente não está preparado para ter uma vida sexual ativa, porque ainda é jovem, tem uma vida inteira para isso, não é necessário começar tão cedo, a maioria dos adolescentes não sabem dos riscos e não usam proteção.
                         Melissa, personagem do texto Os namorados da filha, demonstrou muita imaturidade, quando trouxe vários namorados para a casa dela, trocando de namorado toda semana, de domingo a domingo. Esse tipo de atitude revelou que ela não estava pronta para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
                         Cabe aos pais, portanto, conversar mais com os filhos sobre os riscos para que isso não aconteça novamente.

Felipe de Oliveira Ferreira, 9ªA

Produção de textos de opinião sobre o tema Sexo na adolescência

Posicionamento da dupla: A Favor


A vida sexual na adolescência

                    Na minha opinião, o adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa porque já tem maturidade para saber como se proteger, sabe dos riscos que corre e tem responsabilidade para assumir uma relação.
                    Melissa, personagem do texto Os namorados da filha, demonstrou responsabilidade e confiança no pai quando ela contou ao pai que dormiria com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela tinha também maturidade e estava preparada física e psicologicamente para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
                    Cabe aos pais, portanto, informar, orientar e conversar sobre sexo na adolescência para que seus filhos não se contaminem com alguma doença sexualmente transmissível, saibam evitar uma gravidez e assumir um namoro com responsabilidade.

Ianca Aparecida Delfino Martins de Souza e Jéssica Cristine Ale de Paula, 9ºA

Obs.: Os textos são fictícios, nem sempre revelam a opinião do aluno. Trata-se apenas de uma estratégia para produção de texto.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Clique e obtenha informações da França II

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domingo, 21 de março de 2010

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE - Crônica: Os namorados da filha

A sequência de atividade abaixo tem como objetivo além de desenvolver habilidades relacionadas a leitura e produção escrita, também facilitou o trabalho com o tema Sexualidade na sala de aula.
1ª Etapa: Leitura oral pela professora e pelos alunos.
2ª Etapa: Questionar com os alunos: qual o tema central e quais os demais temas abordados na história?
3ªEtapa: Leitura dirigida: ler e destacar atitudes da filha e do pai em relação a liberdade concedida a uma adolescente para dormir com o namorado.
4ªEtapa: A sala dividida em grupos deveria se posicionar:
- Um grupo deveria defender as atitudes da filha;
- Um grupo deveria ir contra as atitudes da filha;
- Um grupo deveria defender as atitudes do pai;
- Um grupo deveria ir contra as atitudes do pai.
Todos deveriam elaborar argumentos para defender ou acusar a personagem.
5ªEtapa: Apresentação oral - cada grupo elegeu um aluno que fez o papel de advogado de defesa e o outro de acusação. O papel dos advogados era apresentar os argumentos ao restante da turma, que ao final das apresentações deveria escolher o advogado que apresentou os melhores argumentos.
6ªEtapa: Produção de um texto de opinião, em dupla, defendendo ou acusando as personagem Melissa; defendendo ou acusando o pai da personagem.
7ªEtapa: Revisão e re-escrita dos textos.
8ªEtapa: Leitura na sala e publicação dos melhores textos no Blog.

Para finalizar, os alunos também participarão da enquete com o tema: O adolescente está preparado para ter vida sexual ativa?

Tema: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Texto: Diálogo com os filhos

Na minha opinião, os pais não devem permitir que os filhos adolescentes tenham uma vida sexual ativa porque eles não estão preparados para uma vida afetiva madura e não têm responsabilidade.
O pai de Melissa, personagem do texto, demonstrou falta de interesse pela vida sexual da filha quando ela decidiu dormir com o namorado. Esse tipo de atitude do pai não contribuiu para que a filha agisse com maturidade e responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, ter participação na vida dos filhos conversando e orientando para que não tomem atitudes precipitadas como Melissa, personagem do texto Os namorados da filha.

Dágila e Isabela

Texto 2: Temos que crescer

Na minha opinião, o adolescente não está preparado para uma vida sexual ativa porque não tem maturidade suficiente, depende dos pais e não tem limites.
Melissa, personagem do texto, demonstrou falta de maturidade e de respeito quando passou a ter relações sexuais com diferentes garotos a cada semana. Esse tipo de atitude revelou que ela não estava preparada para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, conversar com seus filhos adolescentes sobre a vida sexual, como se prevenir e estabelecer regras para que seus filhos tenham uma vida sexual responsável e saudável.

Jonathan Alberto e Igor Saturnino

Tema: O adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa?

Texto 1: Sexo saudável

Na minha opinião, o adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa porque está bem informado sobre sexo, uso de preservativo e sabe dos riscos de engravidar ou de pegar uma doença sexualmente transmissível.
Melissa, personagem do texto, demonstrou maturidade quando falou para o pai que dormiria com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela tem maturidade o bastante para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, não proibir, mas conversar e esclarecer dúvidas sobre sexo para que seus filhos tenham uma vida saudável.

Lana Aline Faria e Hernandes dos Santos Miguel


Texto 2: O adolescente e a vida sexual

Na minha opinião, o adolescente está preparado para ter uma vida sexual ativa porque já tem idade suficiente para saber o que é certo e o que é errado, tem consciência do que faz e dos riscos que corre.
Melissa, personagem do texto, demonstrou obediência ao pai; pois ela o respeitou quando ele disse que Melissa poderia dormir em casa com o namorado. Esse tipo de atitude revelou que ela é obediente e que está pronta para viver um relacionamento íntimo com responsabilidade.
Cabe aos pais, portanto, conversar com os filhos sobre sexo, avisando sobre os riscos que correm se não usarem preservativo para que tenham uma vida sexual segura.

Fábio Rodoldo Dias Chaves Júnior e Matheus de Carvalho Vieira

Observação: Os textos acima nem sempre refletem a opinião do aluno, são textos fictícios.

Oportunidade - Concurso de Poesia - Clique aqui e obtenha mais informações

Seletivas da CBJE
Todos os meses, sempre novas antologias publicando, em livros impressos, gente talentosa como você. Portanto, se você quer ter seus trabalhos publicados em livro, seja para guardar como lembrança ou para credenciá-lo publicamente como escritor, tire os seus escritos da gaveta e mande pra gente!!! A CBJE pode ser sua porta de entrada no fantástico mundo da Literatura. As antologias da CBJE são registradas na CBL/Biblioteca Nacional, têm ISBN e código de barras, e compõem o acervo de centenas de Bibliotecas Públicas no país. Para participar, leia os nossos |Regulamentos| e envie apenas 01 obra para cada seletiva, não esquecendo de informar o nome completo, endereço (inclusive com CEP), data de nascimento, RG e profissão. A falta destes dados impede a inscrição.

Concurso de Redação de Cartas dos Correios

Quero lembrar a todos que temos o resultado apenas do concurso interno de seleção de cartas para o concurso. Estamos no aguardo da seleção estadual, que garantirá a premiação, conforme edital.
Boa sorte à Maísa e Alana. E, mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho.

Profª Francisca

VENCEDORES DO 39º CONCURSO DE REDAÇÃO DE CARTAS DOS CORREIOS

2ºLugar: Alana Cristina da Silva:

São José dos Campos, 12 de março de 2010

À Juliana Nogueira de Souza
Rua dos Mendingos, nº 190
São Judas Tadeu, São José dos Campos, SP.

Querida Juliana:

Olá querida amiga, como vai? Espero que bem. E a família? Você continua na mesma escola? Nossa, há quanto tempo não nos vemos, hein? Tenho muitas saudades de você!
Eu e minha família estamos todos bem, continuo na mesma escola, mesmo endereço e praticando esportes que tanto gosto.
Bom, amiga, sei que, infelizmente, você tem preconceito contra os aidéticos, mas como somos muito amigas, gostaria de pode lhe ajudar, escrevendo esta carta para informa-lhe da importância de saber um pouco mais sobre a AIDS, porque as pessoas hoje em dia tem muito preconceito contra os aidéticos e isso tem que mudar.
Na verdade, amiga, as pessoas desconhecem os sintomas, as formas de prevenção e de transmissão do vírus HIV; por isso lhe passarei algumas informações que não só podem como devem ser repassadas para conhecidos e vizinhos.
Eu tenho uma amiga, a Débora, que é aidética, sempre estamos juntas. Há algum tempo ocorreu um fato curioso, estávamos na rua e chegou um homem correndo dizendo que tinha AIDS e que precisava de ajuda. Débora foi conversar com ele, dizendo que ela contraíra a doença desde que nasceu, e que controlou a doença tomando o remédio correto e que assim, os aidéticos podem viver normalmente. O homem depois de longa conversa mudou completamente o seu modo de vida, Débora foi ajudando-o e depois de um tempo, ele fundou uma ONG que ajuda as pessoas contaminadas pelo vírus e que não têm recursos para comprar os remédios.
Bom, Juliana, aprendi que a AIDS é provocada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) e AIDS é o nome dado ao estágio mais grave da doença. Os sintomas iniciais da AIDS são: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, do pescoço ou na virilha, mas esses sintomas variam muito de pessoa pra pessoa.
Para se prevenir da AIDS, é preciso cuidado, tais como: use a camisinha masculina ou feminina no ato sexual, em todas as relações sexuais; não compartilhe seringas e agulhas com outras pessoas, atenção redobrada para quem faz acunpuntura ou coisa do tipo e prefira sempre as descartáveis.
A AIDS pode ser transmitida através de relação sexual; de contato com sangue contaminado ou pela mãe durante a gravidez, parto ou amamentação.
As pessoas que convivem com a doença, amiga, não devem ser tratadas com indiferença, não podemos ter preconceito, devemos sim é nos unir e dar apoio, atenção e cuidado a estas pessoas.
Ju, pessoas contaminadas pelo vírus HIV podem e devem levar uma vida normal, inclusive, estudar e trabalhar. Mas para evitar a transmissão do vírus, é importante que cada um tenha seus objetos de uso pessoal como: talheres, escova de dente, toalha, alicates de unha e outros utensílios e o importante é que não compartilhem esses objetos com outras pessoas. O que não se deve evitar é apertar a mão, abraçar ou dar um beijo no rosto, porque isso não contamina ninguém, é um gesto de carinho e afeto. Eles se sentem bem melhores quando têm algum ombro amigo com quem possa dividir suas emoções, sentimentos e necessidades.
Interessei-me tanto pelo assunto que li o livro: Um sonho dentro de mim, de Júlio Emílio Braz , que conta sobre o drama de uma adolescente de 17 anos que descobre que tem AIDS. Este livro é muito interessante para nós adolescentes, procure ler, com certeza, irá gostar.
Bom, querida Juliana, espero que você tenha compreendido e mudado seu ponto de vista sobre as pessoas que tem a doença, contei-lhe um pouco sobre essa doença, a AIDS, que hoje em dia está controlada, e até é considerada uma doença crônica, mas que continua fazendo muitas vítimas pelo mundo. Espero que busque mais informações sobre essa doença e divulgue-as e não se esqueça de que as pessoas que convivem com a doença são normais, são feitas de carne e osso como você, são seres humanos! Dê apoio, tenha mais contato com os aidéticos que são tão menosprezados pela sociedade.
Juliana é com enorme saudade que encerro esta carta, previna-se viu! Mande lembranças a todos e vê se aparece aqui em casa. Espero sua resposta.


Com carinho,
Alana Cristina da Silva.

VENCEDORES DO 39º CONCURSO DE REDAÇÃO DOS CORREIOS

Leia as cartas vencedoras que foram encaminhas para o concurso:

1º Lugar - Maísa Helena dos Santos Ribeiro:

São José dos Campos, 12 de março de 2010.

Bruna Soares de Lima
Rua: São Lucas nº 286
Bairro: São Judas Tadeu, São José dos Campos, SP.

Querida Bruna:

Estou lhe escrevendo esta carta porque estou com muitas saudades de você e também porque precisamos por as fofocas em dia. Como vão as coisas por aí? Aqui está tudo bem! Fiquei sabendo que você está namorando e que até aliança o menino já lhe deu. Fiquei muito feliz por você, amiga. Mas, agora, que está namorando, tem que se prevenir; por isso nunca deixe de usar preservativo.
Sabe, Bruninha, está cada vez mais comum adolescentes que têm sua primeira relação sexual sem nenhuma forma de proteção. Muitos deles falam que ter sua primeira relação sexual com o uso do preservativo é meio careta, mas nem imaginam os riscos que estão correndo.
Fiquei sabendo que a AIDS não é transmitida apenas através da relação sexual. Seu vírus também pode ser encontrado em seringas e em agulhas contaminadas. Existem também pessoas que já nasceram infectadas, isso ocorre quando o pai ou a mãe já são portadores do vírus da AIDS.
Fiquei surpresa quando o médico da minha mãe falou que a AIDS não tem cura, se contrair o vírus, o único jeito é se cuidar, pois ela apenas pode ser amenizada, controlada. Ele também falou que existem muitos casos de mortes, pois muitas vezes os portadores não se cuidam e deixam que o vírus da AIDS tome conta de seu organismo.
Sempre falo para meus amigos que a AIDS não escolhe homem ou mulher, menina ou menino, uma vez que teve uma relação sexual sem nenhuma forma de prevenção com uma pessoa infectada pelo vírus da AIDS, é provável que o indivíduo se contamine.
Nossa amiga, você não sabe o quanto é importante e prazeroso para mim, ter com quem dividir todas essas informações importantes. Muitas pessoas tem vergonha de falar sobre a AIDS, por isso é cada vez mais comum pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS.
Nossa, Bruna, você não acha que seria interessante se tivessem palestras nas escolas para orientar os adolescentes? Diretores e professores poderiam reunir-se e montar um tipo de projeto para orientar e também para apoiar psicologicamente alunos contaminados pelo HIV, para que não tenha entra os alunos nenhuma forma de preconceito contra os aidéticos.
Seria uma boa se debatessemos esse assunto em sala de aula entre alunos e professores. Os alunos poderiam apresentar suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema para que fossem orientados da melhor forma possível.
Acho que seria bem legal, Bruna, levar nessas palestras pessoas que aprenderam a conviver com o vírus da AIDS, para darem um exemplo real para os adolescentes, principalmente, para aqueles que não têm consciência de que esse é um problema grave. Assim, os adolescentes perceberão o quanto é importante se prevenirem quando tiverem relações sexuais, percebam que esse pequeno esforço de se prevenirem pode evitar um sério problema para o resto de suas vidas.
Essa é uma idéia muito boa, não acha? Você deveria conversar com a direção de sua escola e propor que esse assunto seja estudado em sala de aula. Assim, todos da sua escola seriam orientados e correriam menos riscos de serem contaminados pelo vírus HIV.
É interessante lembrar, Bruna, que, quem já é aidético, ou seja, já é portador do vírus da AIDS, tem que se prevenir também, para não passar o vírus adiante.
Bruna, é com muita alegria e saudades de você que encerro esta carta. Alegria, por ter uma pessoa tão especial e importante com quem posso contar em todos os momentos; saudades, porque faz tempo que a gente não se vê. Procure aparecer aqui em casa, estarei esperando sua visita.
Ah, só mais uma coisa: Previna-se!

Abraços de sua amiga,
Maísa Helena dos Santos Ribeiro.

HIV/AIDS - Por que os jovens são vulneráveis?

Clique e conheça a situação de meninas em Camarões

Clique aqui e obtenha informações sobre a situação dos adolescentes em Portugal

Clique aqui e encontre informações sobre Argélia

Clique aqui e encontre informações sobre a Nigéria

quinta-feira, 18 de março de 2010

Indicações de sites para pesquisa do projeto COPA DO MUNDO 2010

Abaixo o endereço de alguns sites que poderão ajudá-lo em sua pesquisa:

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1182824 (Adolescentes portugueses bebem cada vez mais álcool)

http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf
(conto e lendas africanos)

http://www.textolivre.com.br/contos/12894-o-sol-e-a-lua-versao-duma-lenda-popular
(lenda nigeriana)

Informações sobre a Nigéria:

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=nig%C3%A9ria&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR365&oq=&gs_rfai=&um=1&ie=UTF-8&ei=LK6iS5T3FIuWtgfC3uWhCg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CC4QsAQwBg

http://www.suapesquisa.com/paises/nigeria/
http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria.htm

Informações sobre a Argélia:
http://www.portalbrasil.net/africa_argelia.htm
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/433-argelia-cultura-e-historia.html
http://www.mundi.com.br/Wiki-Argelia-29.html

O importante em uma pesquisa na Internet é a busca de informações em sites confiáveis. Indique sempre a fonte da pesquisa no rodapé do trabalho.

Boa sorte a todos!

domingo, 14 de março de 2010

ROTEIRO PARA A PESQUISA DO PROJETO COPA DO MUNDO 2010

O roteiro abaixo será utilizado por todas as equipes, independente do país a ser pesquisado. Procurem acessar os sites indicados e outros, desde que apresentem informações confiáveis:


A- Relação de jogadores da seleção:
B- Biografia do jogador de destaque dessa seleção:

1-Nome do país:
2-Número total de habitantes:
3-Moeda:
4-Língua(s) falada(s):
5-Sistema de governo:
6-Educação:
7-Cultura:
- dança:
- festas:
- música:
- religião:
- comidas típicas:
- vestimenta:
8- Literatura:
- Um autor de destaque (biografia e obras):
- Um conto(pesquisar o texto):
- Uma lenda(pesquisar o texto):
9- Aspectos geográficos:
- clima:
- vegetação;
- relevo:
- área:
- amplitude térmica:
- preservação ambiental:
10-Turismo:
- Principais pontos turísticos:
Português
11- Sociedade:
- Como são tratadas crianças e adolescentes nessa sociedade?
- Como é o lazer?
- Como as famílias são organizadas?Quais são os valores pregados?
- Como é o comportamento do adolescente?
- Que tipo de problemas enfrentam?
- Como é o ingresso nas escolas? E na faculdade?
- Que tipo de cursos fazem?
- Os adolescentes tem envolvimento com drogas e com o crime?
- Como é a questão da sexualidade entre os adolescentes?
- Qual o índice de gravidez na adolescência?
- Qual a maioridade penal no país?

Matemática - 8ºAno
12- Medidas convencionais do campo de futebol:
13- Tabela oficial dos jogos:

Observação: Outros intens importantes para pesquisa poderão ser acrescentados ao roteiro.

PROJETO COPA DO MUNDO 2010

Olá pessoal!

Durante a semana do dia 15 a 19 de março, daremos inicio ao trabalho de pesquisa sobre os diferentes paises que participarão da Copa do Mundo.
Cada turma ficou responsável pela pesquisa sobre um país participante dos jogos da Copa. A turma será dividida em equipes e cada equipe será responsável pela pesquisa e levantamento de informações a respeito do país indicado.
Procurem seguir o roteiro de pesquisa e as orientações dos professores. Ao final da pesquisa, a equipe deverá encadernar o material produzido, que será consultado durante a realização dos trabalhos em classe.
Durante as aulas de Português, faremos leituras que possibilitem conhecer a realidade de cada país, sua literatura, cultura, a educação e a situação da criança e do adolescente nessa sociedade.
Produziremos notícias, reportagens, artigos, jornais murais e postaremos o resultado dos trabalhos no blog.

Participe desse Projeto e faça sua parte na pesquisa.
Até mais...

Profª Francisca

ACENTO DIFERENCIAL

O acento diferencial é usado para distinguir duas palavras que têm a mesma pronúncIa (homófonas). Com o Acordo Ortográfico vários desses vocábulos vão perder o acento.

O motivo disso é que o contexto ajuda indicar o significado, sem necessidade de diferenciar. As palavras abaixo, portanto, deverão ser empregadas sem acento e seu sentido(significado) será identificado através do contexto em que estiver empregada:
Para (do verbo parar) e para (preposição)
pela (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo)
pelo (do verbo pelar) e pelo (substantivo)
pera (o substantivo) e pera (um substantivo em desuso que significa pedra), em oposição a pera (uma preposição que também não se usa mais, que significa para)

Vamos ver duas exceções:

Apenas duas palavras permanecem acentuadas para se distinguir pelo acento gráfico: pôr (verbo) para diferenciar de por (preposição) e pôde (verbo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) para diferenciar de pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).

Importante: perde o acento gráfico o verbo parar quando entra num composto separado por hífen: para-balas, para-brisa(s), para-choque(s), para-lama(s) e outras. Também não é acentuada nem recebe apóstrofo a forma monossílaba pra, redução de para.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ACENTUAÇÃO GRÁFICA III

Os monossílabos terminados em - EM não são acentuados.
Ex.: quem, bem etc.

As palavras oxítonas terminadas em - EM são acentuadas.
Ex.: parabéns, ninguém, também etc.

Importante:

Os verbos TER e VIR nas 3ªs pessoas do presente do indicativo são monossílabos tônicos terminados em - EM: tem/vem. Pelas regras de acentuação dos monossílabos não deveriam ser acentuados. Entretanto, acentua-se a forma da 3ª pessoa do plural para diferenciá-la da  forma singular. Assim:
                           Ele tem                       Eles têm
                           Ele vem                      Eles vêm

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Acentuação Gráfica - II

Acentua-se todas as palavras PAROXÍTONAS terminadas em :

L, N, R, X, Ã(s)   - útil, pólen, ímpar, tórax, imã (s)
I (s), U(s) - júri(s), vírus
UM(UNS), ONS - fórum, fóruns, nêutrons
PS - bíceps
Ditongo - sítio(s), cárie(s), órgão(s)

Atenção!

Não se acentuam as paroxítonas terminadas nos encontros EIA ou OIA abertos. Ex.: ideia, geleia, Coreia, boia, jiboia, Troia.


Acentua-se todas as palavras PROPAROXÍTONAS:

árvore, médico, paralelepípedo

Acentua-se o I e o U tônicos, quando forem a segunda vogal do hiato. Ex.: saída, saúde.

Atenção!

Não recebem acento acento o I e o U tônicos quando aparecerem antes de NH, L, M, N, R, U. Ex.: Saul, ruim, ainda, sair, saiu.




domingo, 7 de fevereiro de 2010

ACESSE E OUÇA PALESTRA DE DOUGLAS TUFANO SOBRE O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Navegue pelo site, ouça a palestra esclarecedora de Douglas Tufano e saiba mais sobre o Novo Acordo Ortográfico.



http://itv.netpoint.com.br/editoramoderna/principal.asp?id=15

FIQUE POR DENTRO DA NOVA ORTOGRAFIA

Acentuação Gráfica das palavras:

1. Não se acentua mais, os ditongos* abertos ÉI e ÓI das palavras paroxítonas*. Veja:

Antes:                        Depois do Acordo

alcatéia                      alcateia
andróide                    androide
asteróide                   asteroide
bóia                            boia
colméia                      colmeia
Coréia                        Coreia

2. Continuarão sendo acentuadas palavras oxítonas* e monossílabos* tônicos terminadas em ÉI, ÓI e ÉU (s).
Assim: papéis, herói, troféu, chapéu, anéis, céu, ilhéu, léu, dói, etc.

3.Não serão acentuados o I e U tônicos das palavras paroxítonas, quando vierem depois de um ditongo. Veja:

Antes                          Depois do Acordo

baiúca                         baiuca
bocaiúva                     bocaiuva
feiúra                          feiura

4. Continuam a ser acentuadas o I e U tônicos das palavras oxítonas. Confira:

tuiuiú, Piauí.

5.Não se usa mais o acento circunflexo nas palavras terminadas em EE e OO (s). Exemplos:

Antes                            Depois do Acordo

abençôo                        abençoo
crêem                            creem
dêem                             deem
enjôo                             enjoo
lêem                              leem

6. Não se emprega mais  o acento diferencial de algumas palavras homógrafas* como:
                                      Antes
pára (verbo, ação de parar)                 para (preposição)
pêlo  (substantivo)                                pelo (verbo)
péla (substantivo e verbo)                   pela (substantivo e verbo)
pólo (substantivo)                                polo (substantivo)

Depois do Novo Acordo Ortográfico, a orientação é para nos casos acima eliminar o acento.  Permaneceu o acento diferencial para os verbos poder pôr. Assim:

pôde ((3ª pessoa do Pretérito Perfeito) e pode (3ª pessoa do Presente)
pôr (verbo) e por (preposição)

Nas palavras forma e fôrma o uso do acento diferencial sera facultativo.

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